Listas

5 livros sobre livros (para os apaixonados por livros)

2 / setembro / 2022

Você é um daqueles leitores que gosta de ler sobre livros? Que aprecia tramas nas quais a própria literatura é o destaque?

Fizemos uma seleção de títulos incríveis que têm um ponto em comum: um livro — ou vários livros — é o fio condutor da narrativa, essencial para o desenvolvimento dos personagens. São histórias sensíveis que demonstram o poder transformador da literatura. Confira:

 

As margens e o ditado, de Elena Ferrante

Composto por três palestras e um ensaio, As margens e o ditado apresenta a jornada de Elena Ferrante como leitora e escritora, detalhando suas inspirações e caminhos literários. É um prato cheio para quem aprecia os romances e as personagens da autora. 

A menina que roubava livros, de Markus Zusak

Na aclamada e apaixonante história de Markus Zusak, a jovem Liesel desenvolve uma emocionante e poderosa relação com a literatura e as palavras. Depois que se apaixona pela leitura, quando o pai a ensina a ler, ela passa a roubar livros de diferentes lugares — prática que transforma totalmente a história de sua vida.

 

O infinito em um junco, de Irene Vallejo

Neste fenômeno editorial espanhol, a autora Irene Vallejo apresenta um passeio pela trajetória do livro, este artefato milenar criado para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo, e mostra como a história dele está profundamente entrelaçada com toda a história da humanidade. A obra é uma grande celebração daqueles que, acima de tudo, permitiram que o livro resistisse à prova do tempo.

 

Cidade nas nuvens, de Anthony Doerr

Neste emocionante romance do autor vencedor do Pulitzer por Toda luz que não podemos ver, Anthony Doerr, cinco personagens em diferentes tempos históricos têm suas vidas entrelaçadas por um mesmo livro — Cuconuvolândia, supostamente escrito por Antônio Diógenes. Seja em Constantinopla ou em uma biblioteca pública dos Estados Unidos, a obra tem diversos sentidos para cada um daqueles que a consome.

 

Estação Onze, de Emily St. John Mandel

Em um mundo destruído por uma pandemia devastadora, diferentes personagens se conectam por meio da relação com uma história em quadrinhos: conhecemos a autora; aquele que ressignificou a jornada do personagem principal; e também quem a carrega como uma memória inabalável. O livro é um poderoso exemplo da importância da arte em tempos sombrios. A história foi adaptada para as telinhas pela HBO Max, com direção de Hiro Murai (Atlanta).

 

E aí, qual desses universos você ficou com mais vontade de conhecer?

Comentários

Uma resposta para “5 livros sobre livros (para os apaixonados por livros)

  1. Quem não chorou no final de A menina que roubava livros? kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *