Listas

Mafiosos, golpistas e ladrões: confira oito histórias que retratam o mundo do crime

27 / novembro / 2019

Torcer pelos mocinhos é legal, mas torcer pelos vilões é bem mais divertido! Que jogue a primeira pedra quem nunca se pegou encantado com as histórias de criminosos e suas vidas glamourosamente perigosas, cheias de perseguições, adrenalina e, geralmente, muito dinheiro. 

Pensando nisso, separamos livros, filmes e séries que retratam o universo do crime e seus personagens: mafiosos, assaltantes, golpistas, matadores de aluguel, gângsteres e ladrões. Confira:

 

Praia de Manhattan

No mais recente livro da ganhadora do Pulitzer Jennifer Egan, acompanhamos gângsteres, mergulhadores e banqueiros no universo noir dos tempestuosos anos 1940.

Em Praia de Manhattan, Anna é a primeira mulher mergulhadora da Marinha Americana. Ela trabalha durante o dia em um estaleiro, consertando os navios usados pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando o pai de Anna desaparece, ela decide descobrir o que aconteceu, mas acaba esbarrando com a máfia e se envolvendo com uma perigosa e enigmática figura chamada Dexter Styles.

 

O Irlandês

Famoso pelos filmes de gângsteres, Martin Scorsese está de volta ao gênero com O Irlandês. Na produção estrelada por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, acompanhamos o cenário de crime que assolou Nova York entre as décadas de 1950 e 1960.

Frank Sheeran é um matador de aluguel ligado ao crime organizado. Ao longo da trama ele relembra a época em que passou de motorista de caminhão a mafioso e seu envolvimento com a família Bufalino, que controlava as ruas da Filadélfia e de Detroit.

Sheeran, conhecido como “o Irlandês”, também era amigo de Jimmy Hoffa, um dos principais líderes sindicais dos Estados Unidos, cujo desaparecimento em 1975 ainda permanece um mistério.  

 

As viúvas

Os maridos de Dolly, Linda e Shirley se unem para tentar realizar um mega-assalto, mas acabam morrendo nessa empreitada. Algum tempo depois, Dolly encontra todos os planos dos roubos realizados por seu marido e decide que, para honrar o homem que ama, é preciso concluir aquela última missão. Assim, ela convoca as outras viúvas para executarem o roubo perfeito, mas logo elas percebem que não será tão fácil assim.

A eletrizante história de As viúvas inspirou o filme homônimo protagonizado por Viola Davis, Liam Neeson, Colin Farell e Michele Rodriguez, com direção do premiado Steve McQueen.

 

Peaky Blinders

Essa série britânica é um dos tesouros escondidos na Netflix. Com cinco temporadas, ela começa em 1919 na cidade de Birmingham e acompanha a saga da família Shelby, que pretende dominar o submundo das apostas.

Supervisionada pela cruel e impaciente figura de Thomas Shelby, a família de criminosos vai ficando cada vez mais ambiciosa ao longo das temporadas, expandindo seus negócios de Birmingham para o mundo.

Ela ainda conta com uma direção de arte incrível, penteados ousados, trilha sonora potente e uma contextualização histórica fascinante. Quem gosta de histórias de gângsteres vai curtir!

 

A grande jogada

Molly Bloom ganhou as manchetes dos jornais quando foi presa pelo FBI por operar ilegalmente uma das mesas de pôquer mais milionárias do mundo.

A história de Molly, conhecida como A Princesa do Pôquer, tem início em Hollywood, onde ela começou a promover mesas pelas quais passariam, nos anos seguintes, centenas de milhões de dólares, em partidas que aconteciam em luxuosas suítes de hotéis, para uma seleta lista de convidados, como líderes estrangeiros, mafiosos russos, magnatas e astros do cinema – entre eles, Leonardo DiCaprio e Ben Affleck.

O livro A grande jogada, escrito pela própria Molly, virou filme dirigido por Aaron Sorkin e protagonizado por Jessica Chastain.

 

Sons of Anarchy

Com sete temporadas, Sons of Anarchy explora os percalços de uma gangue de motoqueiros que infringe as leis da cidade de Charming. Intitulados SAMCRO (Sons of Anarchy Motorcycle Club, Redwood Original), eles comandam o tráfico de armas da região por baixo dos panos.

A série começa quando Jax Teller herda o posto de vice-presidente do clube, que agora é controlado por seu padrasto, Clay. Entre os pertences do falecido pai, Jax encontra um diário, onde o homem revela lamentar o envolvimento do clube com a criminalidade. Jax então começa a travar uma batalha com Clay para honrar o legado do pai e do clube.

 

O desaparecimento de Stephanie Mailer

A pacata, pequena e bela cidade de Orphea é o destino perfeito para quem quer se afastar do burburinho de Nova York. Localizada na região dos Hamptons, ela sediará o primeiro festival de teatro da região. Só que, antes do evento, um crime deixa todos em choque.

O quádruplo homicídio do prefeito e sua família é o primeiro mistério que os policiais Jesse Rosenberg e Derek Scott desvendam em suas carreiras.

Mas vinte anos depois e prestes a se aposentar, Jesse é confrontado por Stephanie Mailer, uma jornalista que afirma ter havido um erro na investigação. É então que a moça desaparece sem deixar vestígios, e Jesse não vai descansar até encontrar respostas.

O livro de Joël Dicker é um presente para quem AMA histórias de detetives, suspeitos cheios de motivos, relações conflituosas, corrupção e um drama policial complexo.

 

Os infratores

Na década de 1930 vigorava a Lei Seca, medida que bania a fabricação, o transporte e o consumo de bebidas alcóolicas nos Estados Unidos. Mas isso não impedia que algumas pessoas ousassem infringi-la.

É o caso da família Bondurant, formada por três irmãos que produzem whisky ilegalmente na pequena cidade de Franklin, na Virgínia. Quando o negócio começa a fazer sucesso, eles acabam chamando a atenção da máfia de Chicago, que vê na família uma indesejada concorrente e, por isso, decide mandar seus capangas para dar um jeito na situação.

O filme é inspirado em uma história real e conta com um elenco de grandes nomes como Tom Hardy, Shia Labeouf, Guy Pearce e Jessica Chastain.

Comentários

Uma resposta para “Mafiosos, golpistas e ladrões: confira oito histórias que retratam o mundo do crime

  1. eu desde criança sempre fui a favor dos gangster e mafiosos e todo tipo de criminoso gosto da máfia russa , Italiana, japonesa do PCC de São Paulo e também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *