Listas

6 passos da filosofia estoica para transformar obstáculos em oportunidades

6 / dezembro / 2022

Você consegue se lembrar de algum evento difícil da sua vida que abriu portas para novas possibilidades? Todos nós estamos sujeitos a provações e dificuldades, o que faz toda a diferença é o ângulo através do qual olhamos para os obstáculos. Algumas das mentes mais brilhantes da história de Gandhi a Steve Jobs conseguiram transformar os obstáculos em triunfos ao se inspirarem no estoicismo, a antiga filosofia grega  de suportar a dor com perseverança e resiliência, criada pelo imperador romano Marco Aurélio.

E é seguindo esse pensamento que Ryan Holiday, autor de O obstáculo é o caminho e do lançamento O chamado da coragem, revela passos simples e aplicáveis da filosofia milenar tanto no dia a dia quanto na vida profissional. Confira 6 passos para você ter mais clareza e leveza nas tomadas de decisões:

 

Passo 1: Altere o seu ponto de vista

Já reparou que, quando olhamos para alguma situação com mais distanciamento, temos uma nova percepção daquele fato? Tanto a filosofia estoica quanto a psicologia cognitiva acreditam que o ponto de vista é tudo. Ou seja, ao esmiuçar algum problema ou encará-lo de um novo ângulo, aquilo perde o poder sobre você.

A maneira como abordamos, visualizamos e contextualizamos um obstáculo, e o que dizemos a nós mesmos sobre seu significado, determina quão difícil e desafiador será superá-lo. Cabe a você escolher se quer colocar o eu na frente.

Por exemplo: “Eu odeio falar em público”. “Eu estraguei tudo”. “Eu fui prejudicado.” 

Essa prática (às vezes automática) adiciona um elemento extra: você em relação àquele obstáculo, em vez de apenas o obstáculo em si. E, devido a um ponto de vista errado, nos corroemos por algo pequeno.

 

Passo 2: Saiba o que depende de você

A necessidade de controle é uma das maiores causas de frustração em várias áreas da nossa vida, pois, muitas vezes, não conseguimos mudar uma circunstância já estabelecida e o que resta é mudar a nós mesmos. 

Por isso, é essencial entender a fundo o que realmente depende de nós: nossas emoções, opiniões, criatividade, atitude, ponto de vida, desejos e decisões. Dessa forma, tudo o que não depende de nós — o clima, a economia, as circunstâncias, as emoções ou opiniões de outras pessoas, tendências, desastres etc —, se transformam em questões mais secundárias da vida.

Foque naquilo que você é capaz de mudar, em vez de eventos externos impossíveis de controlar.

 

Passo 3: Viva no momento presente

Quantas vezes você já usou a expressão “E se?” para dimensionar as consequências de algo que nem sequer aconteceu? 

Uma das nossas maiores dificuldades atualmente é a capacidade de reter atenção e de vivenciar o presente em sua plenitude. Isso acontece porque nossa mente percorre passado e futuro para visitar pensamentos que nem sempre são positivos. 

Quando isso ocorrer, é importante não acreditar que o futuro precisa suceder da “forma certa” para confirmar as suas previsões, e sim deixar que cada momento novo seja uma atualização, apagando o que veio antes e o que os outros acham que virá depois.

Concentre-se no que está acontecendo agora, não nos monstros que podem ou não estar mais à frente. 

 

Passo 4: Use os obstáculos contra eles mesmos

Enxergar os obstáculos como passos essenciais da nossa jornada pode ser difícil, mas é uma forma saudável e inteligente de lidar com eles. Como? Em vez de lutar contra os obstáculos, encontre um meio de fazer com que derrotem a si mesmos. 

A resistência passiva é, de fato, incrivelmente ativa. Mas tais ações vêm na forma de disciplina, autocontrole, coragem, determinação e estratégia.

Às vezes, ficar parado, mover-se para o lado ou retroceder é, na verdade, a melhor maneira de eliminar o que bloqueia ou impede o seu caminho. Mas lembre-se: essa postura não significa resignação, e sim uma nova forma de redimensionar o tamanho dos obstáculos.

 

Passo 5: Ame tudo o que acontece: amor fati

Viver é estar sujeito a todos os tipos de acontecimentos imprevisíveis, sejam eles bons ou ruins. Descartando as nossas expectativas e aceitando o que acontece conosco, será possível entendermos que certos eventos — especialmente os ruins — estão fora de nosso controle. 

Esse  ato de transformar o que devemos fazer no que podemos é a chave para encontrar alegria em cada evento que aconteça.

 

Passo 6: Prepare-se para começar novamente

A vida é um processo de superar obstáculos — uma série de linhas fortificadas que devemos romper. A cada vez, você aprenderá alguma lição. A cada vez, você desenvolverá força, sabedoria e perspectiva. 

A cada vez, um pouco mais da competição desaparecerá. Até que tudo o que restará será você: a melhor versão de si mesmo. Quando você acha que superou um obstáculo com sucesso, outro aparece. Mas é isso que torna a vida interessante.

Superar obstáculos quer dizer que você merece mais. O mundo parece continuar jogando-os em sua direção porque sabe que você é capaz. O que é bom, porque melhoramos a cada tentativa.

 

Se você está se sentindo frustrado, desmotivado ou preso em uma rotina, os ensinamentos presentes em O chamado da coragem ajudarão a mudar sua percepção sobre os problemas e a buscar uma nova motivação a cada curva da vida. Pela Intrínseca, Ryan Holiday também publicou O ego é seu inimigo, A quietude é a chave, Diário estoico e O obstáculo é o caminho 

 


Saiba mais sobre os livros

Comentários

3 Respostas para “6 passos da filosofia estoica para transformar obstáculos em oportunidades

  1. Não há como “transforma” obstáculos em oportunidade, pois só ocorre transformação com coisas da natureza segundo Descartes o criador do conceito. O tempo não é objeto; portanto, não se gasta e nem se economiza. O tempo apenas é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *