Operação Impensável

Vanessa Barbara
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Páginas: 224
  • Gênero: Ficção
  • Lançamento: 09/10/2015

Duas semanas após o término da Segunda Guerra, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill encomendou aos militares um plano- surpresa de ataque à União Soviética. A ofensiva, que fatalmente deflagraria a Terceira Guerra Mundial, recebeu o codinome de Operação Impensável. Para a historiadora Lia, esse seria o marco mais simbólico do início da Guerra Fria, conflito entre países comunistas e capitalistas que durou 45 anos.

Operação Impensável é também o nome de um plano arquitetado por Lia no decorrer de uma batalha conjugal que dura 43 dias angustiantes.

Neste romance, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura em 2014, Vanessa Barbara acompanha os cinco anos de relacionamento entre Lia e o programador Tito, um amor pontuado por e-mails espirituosos, vocabulário próprio, muitas sessões de cinema e longas e disputadas partidas de jogos de tabuleiro. Com toques de humor ácido, ela desvenda a lenta desintegração de um casamento. O afeto e a cumplicidade dão lugar à desconfiança, a um clima de tensão e de ameaças implícitas. Como na Guerra Fria, objeto de pesquisa da dissertação de mestrado de Lia, não há um confronto bélico declarado, embora algo sempre pareça prestes a explodir.

Vanessa Barbara

Vanessa Barbara

Vanessa Barbara nasceu em São Paulo em 1982, é jornalista e escritora, colunista dos jornais The International New York Times e O Estado de S. Paulo. Traduzida para seis idiomas, recebeu o Prêmio Jabuti de Reportagem em 2009 e foi escolhida pela revista Granta como um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros. Operação Impensável é seu sexto livro.