O olho do mundo

Livro 1 da série A roda do tempo de Robert Jordan

Editora Intrínseca

Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará.

Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al’Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno — o mais rigoroso das últimas décadas —, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira.

Quando a vila é invadida por bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand e seus amigos a escapar dali, como os conduz àquela que será a maior de todas as jornadas. A desconhecida é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido — aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.

ROBERT JORDAN,

pseudônimo de James Oliver Rigney Jr., nasceu em 17 de outubro de 1948, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Aprendeu a ler sozinho e aos 5 anos vivia imerso em histórias de autores como Mark Twain e Júlio Verne.

Serviu na Guerra do Vietnã, formou-se em física e, em 1977, quando trabalhava para a Marinha como engenheiro nuclear, co­me­çou a escrever. O Olho do Mundo foi publicado originalmente em 1990 e é o primeiro dos 14 volumes que compõem a série A Roda do Tempo, considerada a maior e mais elaborada obra de literatura fantástica desde os livros de J. R. R. Tolkien.

Compre On-line

Lançados originalmente entre 1990 e 2013, os 14 volumes da série A Roda do Tempo compõem um elaborado universo fantástico, só comparável ao da obra de J. R. R. Tolkien.

Venerada por uma gigantesca base de fãs, que ao longo de mais de 20 anos reúne diferentes gerações de leitores, a série de Robert Jordan promoveu o surgimento, em 2007, de uma convenção anual chamada JordanCon, que acontece nos Estados Unidos e recebe centenas de participantes de todo o mundo, inclusive do Brasil.

A Roda do Tempo inspira escritores, músicos e artistas de diversas áreas e já foi desdobrada em uma gama de produtos, de livros a jogos de cards, bonecos e RPG. Os direitos da adaptação cinematográfica foram adquiridos pela Universal Pictures, e está em progresso a adaptação da série para video game, pela EA Games, que desenvolve o jogo para as plataformas PlayStation, Xbox e PC.

O último livro da série, intitulado A Memory of Light, publicado em janeiro deste ano nos Estados Unidos, atingiu o topo da lista de best-sellers do The New York Times na semana do lançamento e por duas semanas consecutivas foi o livro mais vendido da Amazon.com.

"Com A Roda do Tempo Jordan chega para conquistar o mundo que Tolkien começou a difundir."The New York Times