Os personagens e a magia

MOIRAINE DAMODRED é uma viajante misteriosa que chega a Campo de Emond pouco antes do Bel Tine, a festa da primavera. Ela vem acompanhada de um Guardião, personagem igualmente enigmático. Na verdade, trata-se de uma Aes Sedai, uma feiticeira poderosa. Logo se perceberá que a desconhecida sabe muito sobre os monstros que perseguem Rand, Mat e Perrin e que ela não revela tudo o que sabe... Calma, autoritária e determinada, possui todas as características de uma dama nobre. Ela se tornará a guia dos rapazes nessa estranha viagem, apesar da desconfiança que seu status de Aes Sedai desperta.

AL’LAN MANDRAGORAN é o Guardião de Moiraine. Guerreiro temível nascido nas Terras da Fronteira, ele dedicou a vida à proteção das Aes Sedai. Espadachim condecorado com o símbolo da garça real e considerado um dos melhores de seu tempo, ensinará a Rand a arte do combate. Mas esse homem de olhar gélido e rosto de pedra poderá se revelar mais do que um simples combatente.

RAND AL’THOR é um jovem pastor. Ele vive com o pai perto do pequeno vilarejo de Campo de Emond. A personalidade teimosa foi herdada dos habitantes dessa região, mas a estatura alta, os olhos cinzentos e os cabelos ruivos são traços da mãe. Quando feras estranhas e um misterioso cavaleiro ameaçam a paz do vilarejo, Rand será lançado para muito longe de seu lar, no caminho de um destino que jamais suspeitara.

MATRIM CAUTHON, ou simplesmente Mat, é filho de um comerciante de Dois Rios. Ele é o melhor amigo de Rand e de Perrin. Grande galhofeiro, jogador e apostador nato, o jovem tende a se meter em problemas, que recaem sempre sobre os ombros de seus companheiros. Perseguido por inimigos misteriosos, ele se lança com certo entusiasmo no que pensa ser uma grande aventura... mas que se mostrará bem menos divertida do que imagina.

PERRIN AYBARA é um jovem aprendiz de ferreiro de Dois Rios e o melhor amigo de Rand e Mat. De personalidade calma e prudente, é com frequência acusado de ser muito lento, tanto nos gestos quanto na forma de agir. Sua força bruta e sua estatura imponente o incitam a ser cauteloso. No início, é muito desconfiado e só aceita acompanhar os amigos a contragosto, arrastado, sem querer, para uma aventura na qual desempenhará um papel fundamental.

EGWENE AL’VERE é filha do Prefeito de Campo de Emond e praticamente a prometida de Rand. De baixa estatura e cabelos castanhos, essa moça de olhar intenso tem determinação de sobra! Aprendiz de Nynaeve, a Sabedoria do vilarejo, ela se junta ao grupo de Rand, Perrin e Mat quando eles deixam Dois Rios, pois deseja embarcar em uma aventura.

NYNAEVE AL’MEARA é a Sabedoria de Campo de Emond. Particularmente dotada nas artes da cura e na previsão do tempo, ela se torna a moça mais jovem a assumir essa posição em Dois Rios. Contudo, ninguém ousa duvidar de suas capacidades. Sua personalidade difícil e seu bastão lhe auferem o respeito (contrito e forçado) de todos, inclusive dos anciãos do vilarejo. Sua função a leva a querer proteger, custe o que custar, Rand, Mat, Perrin e Egwene, pelos quais se sente responsável.

THOM MERRILIN é um menestrel que está de passagem por Campo de Emond, apesar de poucos expressarem sua arte em terras tão longínquas. Esse senhor de bigode branco, olhos azuis e manto multicolorido demonstra uma grande vivacidade de espírito e parece possuir conhecimentos de política bem superiores aos de um simples menestrel.

AS CRIATURAS DAS TREVAS formam o rico bestiário a serviço do Tenebroso. Produtos de experiências do Poder Único, possuem habilidades diversas. Os mais numerosos são os Trollocs, híbridos de animais e seres humanos, vivendo principalmente para matar e comer. São seres brutais, comandados pelos Myrddraal, cavaleiros humanoides também chamados de Sem-olhos. Mais rápidos do que um ser humano, eles inspiram terror a quem quer que os veja. Essas criaturas não são, contudo, tão perigosas quanto os Abandonados. Treze antigos Aes Sedai da Era das Lendas, sedentos de poder, eles juraram fidelidade ao Tenebroso. Foram aprisionados em Shayol Ghul com seu mestre e só esperam uma oportunidade para estender sua dominação pelo mundo. A maioria dos homens os considera seres lendários, personagens de histórias para assustar crianças, assim como os Trollocs e os Myrddraal. É bom dizer que as Criaturas das Trevas se aquartelaram, desde as Guerras dos Trollocs, na Grande Praga, uma terra maldita e inóspita em torno de Shayol Ghul.

O TENEBROSO, Shai’Tan, Pastor da Noite ou qualquer que seja o nome que se dê a ele, foi aprisionado pelo Criador em Shayol Ghul no momento da Criação. É uma constante em todas as Eras que a Roda do Tempo poderá tecer. Entre o mito e a figura religiosa, é o principal antagonista de nosso herói, atacando-o com seus servos monstruosos sem que se compreendam realmente suas motivações. Além da Grande Praga, em companhia de suas potentes almas amaldiçoadas, os Abandonados, ele tenta se libertar de sua prisão subterrânea.

AS AES SEDAI, cujo nome significa “serviçais de todos” na língua antiga, são poderosas feiticeiras cujo bastião é a Torre Branca, na cidade de Tar Valon. Alguns habitantes de regiões afastadas as consideram quase como lendas, e os boatos que correm a esse respeito falam de mulheres perigosas, adeptas da manipulação, embora seus juramentos as impeçam de mentir. Elas sabem, contudo, moldar a verdade em seu benefício e estão investidas de poderes, em segredo, como conselheiras na maioria dos reinos. Seu poderio e seu mistério advêm de sua capacidade de canalizar o Poder Único, que lhes permite realizar proezas impossíveis para as pessoas comuns. A maioria delas vem acompanhada de seu Guardião, protetores com os quais criaram um elo com a ajuda do Poder e considerados os melhores guerreiros de seu tempo.

OS TUATHA’AN ou latoeiros são um povo nômade e pacífico. Eles seguem um código de não violência chamado de Caminho da Folha. Deslocando-se em carroças tão coloridas quanto suas vestes, são vegetarianos, pois se recusam a atentar contra qualquer forma de vida. Evitam as cidades, onde em geral não são bem-vindos, pois têm a reputação de ladrões de crianças. O chefe de um comboio recebe o título de Mahdi, que significa “Buscador” na língua antiga. Os Tuatha’an estão em busca da canção, apesar de ignorarem o que ela é ou sua aparência. Estão certos de que a reconhecerão quando chegar a hora.

OS AIEL, povo corajoso do Deserto Aiel, severo e nada acolhedor. São considerados os combatentes mais mortíferos do continente. Escondem o rosto antes de matar e possuem vários guerreiros em suas fileiras. Adquiriram a reputação de defender seu território contra todos os estrangeiros. Vivem em clãs e seguem um código de honra muito rígido.

AS TERRAS DA FRONTEIRA são compostas de quatro nações distintas, que, no entanto, lutam juntas contra o Tenebroso e suas forças. Esses territórios ao norte do continente fazem fronteira com a Grande Praga, território das Criaturas das Trevas que constituem uma ameaça constante e bem concreta nessas regiões. Nessa guerra sem fim contra a Sombra, mesmo os que não portam armas estão sempre prontos para lutar. Seu objetivo comum, porém, não impede que os quatro reinos se orgulhem de suas diferenças. Ainda que compartilhem o estilo de luta e o código de honra, seus costumes e suas vestimentas são quase sempre muito diferentes.

A FONTE VERDADEIRA
A magia no universo de A Roda do Tempo está intimamente ligada à própria Roda e ao Padrão que ela tece. Imagine um ofício de tecelão cósmico, bordando o padrão do Universo, criando a realidade ao entrelaçar os fios do destino. A talagarça resultante se chama Padrão das Eras. A Roda é obra do Criador e existe desde a aurora dos tempos. No cerne da Roda se encontra a origem de sua energia: a Fonte Verdadeira. É a partir dessa reserva infinita que é extraído o Poder Único, a expressão da magia. Este é constituído de uma parte masculina, o saidin, e outra feminina, a saidar, que trabalham ao mesmo tempo juntos e um contra o outro. Partes opostas, mas complementares, elas produzem a força que faz a Roda girar e tecer o destino do mundo.