Estas verdades

Jill Lepore
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: André Czarnobai e Antenor Savoldi Jr
  • Páginas: 1072
  • Gênero: História
  • Formato: 15,5 x 23 x 4,1
  • Lançamento: 16/10/2020

“Consideramos estas verdades como autoevidentes: que todos os homens são criados iguais, que são dotados por seu Criador de certos direitos inalienáveis, que entre eles estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.” Essas são as palavras de Thomas Jefferson na Declaração de Independência, o documento que estabelece a identidade dos Estados Unidos como nação. Ao longo dos quinhentos anos que se seguiram desde então, o experimento americano baseou-se nos três ideais descritos por Jefferson como “estas verdades”: igualdade política, direitos naturais e soberania do povo.

A historiadora e professora de Harvard Jill Lepore abre seu trabalho de reconstrução da história dos Estados Unidos com a citação de Jefferson, mas muito do que há de pior no desenvolvimento dessa nação ― a escravidão e o apreço por esse sistema, os linchamentos públicos, a brutalidade com os povos nativos, a segregação racial ― se evidencia a cada página, desenhando um retrato possivelmente mais fiel do que a premissa democrática, poética, e quiçá utópica, descrita pelo terceiro presidente do país.

Estas verdades conta a história americana desde 1492, questionando se o curso dos eventos ao longo desses cinco séculos comprovou as tais premissas fundadoras ou as desmentiu. Em busca destas verdades, a autora traçou o intrincado panorama da política americana do período colonial à máquina partidária do século XIX, dos programas de rádio às pesquisas na internet do século XXI, da Magna Carta ao Ato Patriótico, do jornalismo impresso ao Facebook. Estas verdades em muitos aspectos remodelará a visão da história americana pelas próximas décadas.

Leia mais no BLOG

Jill Lepore

Jill Lepore

JILL LEPORE é professora de história americana em Harvard e redatora da The New Yorker. É autora do best-seller A história secreta da Mulher-Maravilha e de Book of Ages: The Life and Opinions of Jane Franklin, finalista do National Book Award. Atualmente mora em Cambridge, Massachusetts.