O caminho do centro

Memórias de uma aventura eleitoral

Marcelo Trindade
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Páginas: 288
  • Gênero: Biografias e Histórias Reais
  • Formato: 16 x 23 x 1,6
  • Lançamento: 15/09/2020

No primeiro semestre de 2018, diante do quadro tenebroso do estado do Rio de Janeiro — minado pela corrupção generalizada, com dois ex-governadores presos, uma gravíssima crise financeira e a ausência de alternativas políticas renovadoras —, o advogado carioca Marcelo Trindade concluiu que devia se posicionar. Não bastava apenas ocupar cargos técnicos no setor público e contribuir financeiramente para as causas nas quais acreditava, como vinha fazendo até aquele momento. Para ele e outros de sua geração, era chegada a hora de se colocar por inteiro no esforço de encontrar o caminho para a recuperação do estado.

O caminho do centro é a história de sua candidatura ao Governo do Rio. Um relato genuíno e despretensioso, cuja força está na autenticidade. Trabalhando nos bastidores pela possível candidatura do ex-técnico da seleção de vôlei Bernardinho, que não se realiza, Marcelo surge em cena como nome do Partido Novo. Das primeiras articulações em seu favor até a derrota nas urnas, este livro revela um percurso de campanha repleto de relatos humanos, das ruas e dos debates, sem esconder o improviso e a ingenuidade do político novato, mas enfrentando de frente os temas delicados da política e do estado — a falta de autocrítica do empresariado e de realismo da esquerda, a urgência de se gastar mais com educação do que com segurança, o território espinhoso das redes sociais, a relação com a imprensa, os problemas do financiamento de campanha, entre outros — e discutindo possíveis soluções.

Um livro sobre política escrito da perspectiva de um cidadão, O caminho do centro fala de eleições e partidos, mas com a voz de um homem independente, que vê a vida pública como uma obrigação de servir bem. Um depoimento corajoso, de indiscutível relevância no momento em que vivemos.

Leia mais no BLOG

Marcelo Trindade

Marcelo Trindade

Marcelo Trindade nasceu em 1964 em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. É advogado desde 1986 e professor de direito civil na PUC-Rio desde 1993. No segundo governo de FHC foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que presidiu no primeiro governo Lula. Foi também presidente do Council of Securities Regulators of the Americas (COSRA) entre 2004 e 2005 e vice-presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa entre 2009 e 2015. Como advogado nas áreas do direito societário e do mercado de capitais, assessorou grandes empresas em algumas das maiores operações e disputas empresariais do país, e atuou como parecerista ou árbitro em outras. É autor de dezenas de artigos jurídicos em revistas e coletâneas especializadas e publica regularmente artigos de opinião em jornais no Brasil. Foi um dos organizadores de 130 anos: Em busca da República, publicado pela Intrínseca. Em 2018, concorreu nas eleições para governador do Rio de Janeiro pelo Partido Novo.

Série