RELATÓRIO DA DESIGUALDADE MUNDIAL 2018

Facundo Alvaredo, Lucas Chancel, Thomas Piketty, Emmanuel Saez e Gabriel Zucman
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Lívia de Almeida
  • Gênero: Política, Filosofia e Ciências Sociais
  • Lançamento: 17/07/2020

O Relatório da desigualdade mundial 2018 é um desdobramento do projeto World Inequality Database, também conhecido como WID.world, da École d’Économie de Paris. Ele reúne a análise e as estimativas da desigualdade de renda e de riqueza mundiais dos últimos 40 anos produzidas a partir dos dados e pesquisas mais recentes elaborados por mais de cem pesquisadores espalhados por todo o mundo. Repleto de gráficos e tabelas em linguagem acessível, seu objetivo é democratizar o debate público em torno de questões econômicas e servir de base para a elaboração de políticas públicas mais justas. Para tanto, lança mão de uma metodologia inovadora que garante maior exatidão dos dados, além da transparência dos métodos empregados.

Nesta edição de 2018, o relatório foca as tendências da desigualdade mundial ― tanto entre países quanto no interior destes, com destaque para nações como China, Rússia, Estados Unidos, França, África do Sul, Índia e Brasil ―, a dinâmica riqueza pública x riqueza privada, as tendências da desigualdade de riqueza e traz ainda projeções para a desigualdade mundial.

No momento atual em que imperam as fake news e argumentações sobre economia e política baseadas na mera opinião, as informações detalhadas e comentadas pelos organizadores se mostram mais do que necessárias. Ainda mais no caso do Brasil, país classificado por eles como o detentor de uma desigualdade social excepcionalmente alta.

Facundo Alvaredo, Lucas Chancel, Thomas Piketty, Emmanuel Saez e Gabriel Zucman

Facundo Alvaredo, Lucas Chancel, Thomas Piketty, Emmanuel Saez e Gabriel Zucman

Facundo Alvaredo é codiretor do World Wealth and Income Database (WID.world) e do World Inequality Lab.

Lucas Chancel é codiretor do World Inequality Lab, da École d’Économie de Paris. Professor da Sciences Po, também é senior research fellow do Institute for Sustainable Development and International Relations.

Thomas Piketty é diretor na L’École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e professor da École d’Économie de Paris. Também é autor de O capital no século XXI, lançado pela Intrínseca.

Emmanuel Saez é codiretor do World Wealth and Income Database (WID.world) e do World Inequality Lab, além de professor de economia na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Gabriel Zucman é codirector do World Wealth and Income Database (WID.world) e do World Inequality Lab, além de professor assistente de economia na Universidade da Califórnia, Berkeley.