Inimigo Mortal

Nossa guerra contra os germes assassinos

Michael T. Osterholm e Mark Olshaker
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Ana Rodrigues, Bruno Casotti, Jaime Biaggio, Marina Vargas
  • Páginas: 304
  • Gênero: Ciências
  • Formato: 16 x 23 x 1,6
  • Lançamento: 20/05/2020

Diferentemente de desastres naturais, cuja destruição está concentrada em uma área limitada por um período de dias, doenças infecciosas têm o terrível poder de destruir o cotidiano das pessoas em escala global, consumindo de forma avassaladora recursos públicos e privados e interrompendo o comércio e o transporte.

No mundo de hoje, é muito fácil deslocar pessoas, animais e materiais pelo planeta, mas os mesmos avanços que tornaram as infraestruturas do mundo moderno tão eficientes também transformaram as epidemias e pandemias em situações praticamente inevitáveis. Como as explosões da Covid-19, Ebola, Mers e Zika demonstraram, estamos lamentavelmente despreparados para lidar com o colapso mundial. Então o que pode – e deve – ser feito para nos proteger do inimigo mais mortal dos seres humanos?

Com base no que há de mais recente nas ciências médicas, em estudos de caso, pesquisas e lições epidemiológicas aprendidas duramente, Inimigo mortal explora os recursos e programas que precisamos desenvolver para nos manter a salvo de doenças infecciosas. Os autores mostram como devemos enfrentar essa nova realidade em que muitos antibióticos não curam mais, o bioterrorismo é uma certeza e a ameaça de outra pandemia desastrosa é cada vez maior. Somente entendendo os desafios que estamos enfrentamos podemos impedir que o impensável se torne inevitável.

Leia mais no BLOG

Michael T. Osterholm e Mark Olshaker

Michael T. Osterholm e Mark Olshaker

O dr. Michael Osterholm é professor, McKnight Presidential Endowed Chair in Public Health e diretor fundador do Centro de Pesquisa e Formulação de Políticas sobre Doenças Infecciosas (Cidrap) da Universidade de Minnesota. Epidemiologista de renome internacional, esteve na vanguarda dos protocolos de preparação da saúde pública, liderou muitas investigações de surtos de importância internacional e aconselha os líderes mundiais na lista cada vez maior de ameaças microbianas.

Mark Olshaker é documentarista premiado com o Emmy e autor de cinco romances e dez livros de não ficção best-sellers do The New York Times. Mindhunter, seu livro com John Douglas, pioneiro em criação de perfis do FBI, publicado pela Intrínseca no Brasil,vendeu milhões de cópias, inspirou a série homônima da Netflix e oferece uma perspectiva única e intrigante da ciência do comportamento e da análise de investigações criminais