Você foi enganado

Mentiras, exageros e contradições dos últimos presidentes do Brasil

Cristina Tardáguila e Chico Otavio
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Páginas: 288
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 13,5 x 21 x 1,6
  • Lançamento: 07/09/2018

Sim. Você foi enganado. Ao longo da história do Brasil, candidatos à Presidência da República, vice-presidentes e presidentes eleitos faltaram com a verdade na hora de se dirigir à população. Independentemente de partido, se não mentiram, muitas vezes optaram por omitir dados ou induzir os cidadãos a conclusões equivocadas sobre o cenário político. Em Você foi enganado, os jornalistas Cristina Tardáguila e Chico Otavio apresentam uma seleção de casos que marcaram nossa história, desde 1920 até os dias atuais.

Estão no livro episódios emblemáticos envolvendo quinze presidentes: documentos forjados para sugerir uma ameaça comunista; fotos posadas para omitir o grave estado de saúde de governantes; e presidentes que, eleitos, fizeram o oposto do que prometeram veementemente durante o processo eleitoral. Como os autores fazem questão de mostrar, essa característica não é exclusiva da política nacional, mas está presente em diversos países e em diferentes momentos ao longo da história.

Leia mais no BLOG

Cristina Tardáguila e Chico Otavio

Cristina Tardáguila e Chico Otavio

Cristina Tardáguila passou pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo e pela revista piauí, como repórter e editora. É fundadora da Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, especializada em checar o grau de veracidade das informações que circulam no país.

Chico Otavio é jornalista desde 1985, tendo passado pela redação da Última Hora e pela sucursal de O Estado de S. Paulo antes de ingressar no Globo, em 1997. Sempre foi repórter. Entre outras premiações, conquistou seis vezes o Prêmio Esso, em categorias distintas. É professor de jornalismo da PUC-Rio e ajudou a fundar a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.