Como as crianças aprendem

Paul Tough
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Clóvis Marques
  • Páginas: 272
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 16 x 23 x 1,5 cm
  • Lançamento: 01/07/2017

Essa pergunta intriga pais e pedagogos do mundo inteiro, e a resposta mais comum tende a ser que o potencial de sucesso de uma criança varia de acordo com sua inteligência. Mas, nas últimas décadas, pesquisadores vêm constatando que notas altas e testes de QI não são indicadores de uma educação de qualidade - e muito menos uma garantia de sucesso na vida.

O jornalista Paul Tough coloca em debate o atual paradigma da educação e questiona o valor dado à ideia de que uma criança bem-sucedida é aquela capaz de memorizar todo o conteúdo transmitido na sala de aula. Em Como as crianças aprendem, o autor aborda com grande clareza o problema e alerta: não estamos dando a devida atenção ao desenvolvimento de qualidades não cognitivas, como curiosidade e a capacidade de lidar com o estresse.

Com base em dados científicos, Tough defende que é possível proporcionar uma educação de qualidade tanto para alunos privilegiados quanto para as crianças e adolescentes que vivem em situação de pobreza e dependem de políticas públicas ineficientes. O objetivo: fazer com que nossos filhos estejam mais preparados para a vida e sejam capazes de conquistar realização pessoal e melhores oportunidades.

Como as crianças aprendem, agora relançado com novo título, foi publicado no Brasil originalmente em 2014 como Uma questão de caráter. O livro permaneceu por mais de um ano na lista de mais vendidos do The New York Times e foi traduzido para 27 idiomas.

Paul Tough

Paul Tough

PAUL TOUGH é colaborador na revista The New York Times Magazine, na qual publicou diversos textos sobre caráter, educação e política. Seus artigos também apareceram nas revistas The New Yorker, GQ e Esquire e na seção de opinião do The New York Times. Ele mora em Nova York com a esposa e o filho.

Outro título de Paul Tough pela Intrínseca