Em nome dos pais

Matheus Leitão
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Páginas: 448
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 16 x 23 x 2,2 cm
  • Lançamento: 10/05/2017

Desde pequeno, Matheus Leitão ouvia as expressões "perseguição", "prisão" e "porão" sussurradas por seus pais, os jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão. A assustadora palavra "tortura" apareceu bem mais tarde. Movido pela curiosidade de compreender o passado, o jovem perguntador passou a recolher retalhos de uma história dolorosa, que se iniciou em 1972, no Espírito Santo, quando os pais militavam no PCdoB. Delatados por um companheiro, foram presos e torturados. Na ocasião, Míriam estava grávida de Vladimir, o primeiro filho do casal.

Matheus também seguiu a carreira de jornalista, dedicando-se a reportagens sobre direitos humanos e ditadura. Em nome dos pais é resultado de suas incansáveis investigações, que começam pela busca do delator e seguem com a localização dos agentes que teriam participado das sessões de tortura de seus pais. Passado e presente se entrelaçam nessa obra, que reconstitui com rigor eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas.

Uma história sobre pais e filhos, sobre reconciliação e responsabilidade, sobre encontros impossíveis. É também uma história sobre um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro.

Leia mais no BLOG

Matheus Leitão

Matheus Leitão

Matheus Leitão Netto nasceu em Brasília, em 1977. Especializou-se em jornalismo investigativo e recebeu os mais importantes prêmios da área, como o Barbosa Lima Sobrinho, o Esso, o de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa e menção honrosa no Vladimir Herzog. Trabalhou nos jornais Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, na revista Época e no portal iG, além de ter sido Visiting Scholar na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Atualmente edita o Blog do Matheus Leitão, sobre política e polícia, no portal G1. Em nome dos pais é seu primeiro livro.