Como se tornar um campeão

A história de Adriano de Souza, o Mineirinho, da pobreza ao título mundial de surfe

Márcia Vieira
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Páginas: 176
  • Gênero: Não Ficção
  • Lançamento: 10/04/2017

Adriano de Souza nasceu em uma sexta-feira 13, num barraco de madeira, numa favela do litoral paulista. Ainda criança, sua vida mudou completamente quando descobriu a alegria de brincar com uma prancha de surfe nas ondas do Guarujá. Baixinho, malnutrido, criado na pobreza, Mineirinho, como ficou conhecido, conseguiu superar suas limitações, colecionar títulos dentro e fora do Brasil e conquistar o campeonato mundial do esporte. Até hoje é o atleta brasileiro que se mantém há mais tempo na elite do surfe e o único a vencer o Billabong Pipe Masters, a lendária etapa da competição disputada nas perigosas ondas de Pipeline, no Havaí. Um campeão no mar e na vida.

A jornalista Márcia Vieira faz um mergulho profundo na história desse jovem apaixonado pela vitória e revela como ele desenvolveu ao longo dos anos um raro conjunto de habilidades como disciplina, foco, obstinação e resiliência.

Adriano é considerado o líder da chamada Brazilian Storm, a leva de surfistas nacionais que desde 2011 invadiu o ranking de melhores do mundo e da qual fazem parte fenômenos como Gabriel Medina e Filipe Toledo. Adriano não se considera o mais talentoso do grupo, por isso se obriga a se preparar cada vez mais. Dentro da água, desafiou nomes consagrados, como Kelly Slater, Andy Irons e Mick Fanning. A improvável vida de Adriano demonstra que se pode agarrar uma oportunidade - no caso dele, uma prancha de surfe - e reinventar o destino. A luta pode ser dura, mas vencer é possível.

Márcia Vieira

Márcia Vieira

Márcia Vieira é carioca, formada em jornalismo pela UFRJ. Começou sua carreira no Jornal dos Sports de depois em O Globo. A o longo de trinta anos de profissão, trabalhou no Jornal do Brasil, foi editora da revista Veja Rio, repórter especial no jornal O Estado de S.Paulo e repórter da coluna Ancelmo Gois, em O Globo.