Gaia: alerta final

James Lovelock
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Jesus de Paula Assis e Vera de Paula Assis
  • Páginas: 264
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 14 x 21 cm
  • Lançamento: 12/01/2010

James Lovelock é um observador ativo e celebrado desde os anos 60 por suas conclusões precisas sobre o meio ambiente e as ameaças à Terra. Foi o primeiro a constatar o acúmulo de CFCs e de outros gases no ar. Ele será passageiro da viagem espacial que inaugura a companhia Virgin Galactic, de Richard Branson, prevista para 2010.

Em Gaia: alerta final, Lovelock mostra que quase todas as previsões sobre a velocidade das mudanças climáticas se basearam em estimativas que, segundo revelam agora cientistas de diversas áreas, estavam abaixo da rapidez e dos impactos reais dessas mudanças. Com isso, as civilizações de muitos países estarão em perigo, e a vida, tal como conhecemos, corre sérios riscos.

O autor argumenta que somente a Teoria de Gaia, concebida por ele há mais de quarenta anos, poderá de fato nos ajudar a entender a crise. A Terra abriga pessoas e animais em excesso - essa é a raiz do problema. Lovelock explica o que poderia ser feito para amenizar os problemas gerados pela mudança climática, mas considera improvável que adotemos tais soluções. "Nosso desejo de manter as coisas como estão provavelmente nos impedirá de nos salvarmos", alerta. Difícil imaginar uma mensagem mais importante para a humanidade. Gaia: alerta final é seu último aviso.

James Lovelock

James Lovelock

James Lovelock nasceu em 1919, em Letchworth Garden City, Reino Unido. É autor de mais de 200 artigos científicos e criador da Hipótese de Gaia - atualmente Teoria de Gaia. Escreveu quatro livros sobre o tema intitulados Gaia: a New Look at Life on Earth, As eras de Gaia, Gaia: alerta final e Gaia: the Practical Science of Planetary Medicine, e uma autobiografia Homage to Gaia. Desde 1974 integra a Royal Society, Sociedade Real de Londres, destinada à promoção das ciências.

Resenhas

Lovelock vai ficar na história como o cientista que mudou nossa maneira de ver a Terra.

The Independent

James Lovelock é um pensador independente, claro, e bem-fundamentado. Sua genialidade científica é inquestionável.

The Spectator

O polêmico criador da Teoria de Gaia propõe uma verdade ainda mais inconveniente que aquela que a apresentada por Al Gore.

Publishers Weekly

É a demonstração definitiva da Teoria de Gaia e de suas implicações para o futuro que a humanidade enfrenta agora.

John Gray, Literary Review

Uma profecia sombria, escrita com o conhecimento de uma autoridade incontestável.

Library Journal

Outro título de James Lovelock pela Intrínseca