Buracos Negros

Palestras da BBC Reith Lectures

Stephen Hawking
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Cássio de Arantes Leite
  • Páginas: 64
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 14 x 21 x 0,4 cm
  • Lançamento: 26/01/2017

Em 2016 Stephen Hawking participou da série de palestras BBC Reith Lectures, promovida pela rede de televisão britânica BBC e transmitida pela rádio BBC 4. A cada ano uma figura proeminente em sua área é convidada a discorrer sobre temas relevantes. Naqueles meses de janeiro e fevereiro, Hawking falou sobre um assunto que há décadas ocupa lugar de destaque em suas pesquisas: os buracos negros.

Em duas exposições memoráveis, um dos maiores gênios da atualidade argumenta que, se pudéssemos compreender como os buracos negros funcionam e como eles desafiam a natureza do espaço e do tempo, seríamos capazes de desvendar os segredos do universo. Insights de toda uma vida são apresentados com a lucidez e a já conhecida verve cômica de Hawking, acrescidos de notas explicativas que situam o leitor nos trechos mais cruciais.

Enquanto a maioria dos especialistas se conforma com o fato de trabalhar com temas praticamente ininteligíveis para o público geral, Stephen Hawking tomou para si o papel de grande paladino da divulgação científica - e nesse pequeno livro, mais uma vez, extrapola todas as expectativas.

Stephen Hawking

Stephen Hawking

STEPHEN HAWKING foi professor lucasiano por trinta anos da Universidade de Cambridge – uma das mais prestigiosas cátedras de matemática do mundo, já ocupada por Isaac Newton –, exerceu o cargo de diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundou o Centro de Cosmologia Teórica da instituição. Considerado um dos físicos mais importantes da história, recebeu inúmeros prêmios e honrarias, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos. Além de Uma breve história do tempo, seus livros para o público geral são O universo numa casca de noz, Buracos negros e a autobiografia Minha breve história, lançados pela Intrínseca, e também O grande projeto e coletânea de ensaios Buracos negros, universos-bebês. Hawking morreu em 2018, aos 76 anos, em Cambridge.

Outro s título s de Stephen Hawking pela Intrínseca