O cérebro adolescente

Indisponível

O cérebro adolescente

Guia de sobrevivência para criar adolescentes e jovens adultos

  • Formato(s) de venda:
  • Tradução: Lucia Ribeiro da Silva
  • Páginas: 320
  • Gênero:
  • Formato: 16 x 23 x 1,6 cm
  • Lançamento: 07/11/2016

Por muitos anos, cientistas acreditaram que o cérebro adolescente era essencialmente como o de um adulto, apenas com menos experiência. Na última década, porém, neurologia e neurociência revelaram que nos anos da adolescência acontecem estágios vitais de desenvolvimento do cérebro.

Intrigada com o comportamento dos próprios filhos adolescentes, a neurologista Frances E. Jensen analisou diversos dados de pesquisa para entender o funcionamento do cérebro jovem, assim como seu desenvolvimento no que se refere a aprendizagem, capacidade de realizar multitarefas, tomada de decisões, estresse, memória, sono e propensão ao vício. Ao revelar suas descobertas, a neurocientista não apenas dissipa antigos mitos sobre os adolescentes, como também oferece sugestões práticas de como agir frente a determinados momentos dessa fase da vida.

Rigoroso em suas bases científicas, mas acessível; afetuoso, porém firme, O cérebro adolescente lança nova luz sobre o cérebro – e o comportamento – dos adolescentes e dos jovens adultos, revelando-se uma valiosa ajuda para pais, educadores e os próprios jovens atravessarem a adolescência da forma mais tranquila possível.

Dra. Frances E. Jensen com Amy Ellis Nutt

Dra. Frances E. Jensen com Amy Ellis Nutt

A Dra. Frances E. Jensen é professora e diretora do departamento de neurologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, e realiza pesquisas sobre o desenvolvimento cerebral do período neonatal até a vida adulta. Palestrante frequente em museus, no TedMed e em colégios, foi ainda professora de neurologia na Faculdade de Medicina de Harvard, diretora de neurociência translacional e diretora de pesquisas em epilepsia no Hospital Infantil de Boston e neurologista sênior nesse mesmo hospital e no Hospital Brigham de Mulheres.