Box Coleção Ditadura

Elio Gaspari
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Formato: 16 x 23
  • Lançamento: 01/06/2016

A publicação de A ditadura acabada é a conclusão da obra definitiva sobre um dos períodos mais turbulentos da história do Brasil, resultado de uma extensa pesquisa e do acesso a uma documentação até então inédita. Os cinco volumes da Coleção Ditadura foram reunidos em um luxuoso box, também disponível em versão digital.

Em A ditadura envergonhada, examina-se o golpe militar de 1964 e o período em que a ditadura não se assumia como tal. Tudo se transforma com a edição do  AI-5, no final de 1968, suspendendo direitos garantidos pela Constituição. O lado mais brutal do regime militar se revela em A ditadura escancarada. Os dois livros formam o conjunto As ilusões armadas, Prêmio Ensaio, Crítica e História Literária de 2003 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

A biografia dos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, com destaque para a articulação que os levou ao Planalto e para a derrota do partido da ditadura nas eleições de 1974, é o tema de A ditadura derrotada. E os motivos que levaram os dois generais a dar partida em um projeto de abertura política estão em A ditadura encurralada. Os dois livros formam o conjunto O sacerdote e o feiticeiro.

Em A ditadura acabada, quinto volume da Coleção Ditadura, Gaspari examina com riqueza de detalhes o período de 1978 a 1985, os anos da abertura política e do governo Figueiredo.

Elio Gaspari

Elio Gaspari

Elio Gaspari é jornalista, foi auxiliar do colunista social Ibrahim Sued e passou por veículos de comunicação como o Diário de São Paulo, revista Veja e Jornal do Brasil.

Série