Crepúsculo: Livro de anotações da diretora

como fizemos o filme

Catherine Hardwicke
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Raquel Zampil
  • Páginas: 176
  • Gênero: Ficção
  • Formato: 14 x 21 cm
  • Lançamento: 29/10/2009

Foi Catherine Hardwicke a diretora que conduziu a bem-sucedida adaptação cinematográfica de Crepúsculo, o primeiro livro da série-fenômeno de Stephenie Meyer. Ao longo da produção do filme, em 2008, Catherine reuniu material fotográfico, rascunhos, storyboards e muitas histórias boas - tudo isso está publicado agora no Brasil em Crepúsculo: Livro de anotações da diretora.

Por meio da vasta coleção reunida e organizada de maneira bem pessoal, Catherine mostra como funcionou o processo criativo que transportou o livro para as telas de cinema. Do roteiro à edição final, incluindo a pesquisa das locações, a escolha dos atores e dos figurinos, a construção das cenas mais importantes, os efeitos visuais e o desenvolvimento da trilha sonora, ela mostra, etapa a etapa, como o filme tomou forma, e ainda comenta curiosidades imperdíveis dos bastidores: Robert Pattinson, por exemplo, teve que dormir no sofá da casa de sua agente quando viajou para fazer o teste para o papel de Edward. A pele falsa usada na maquiagem da cena da mordida de Bella era simplesmente queijo derretido no micro-ondas! E a campina mágica de Bella e Edward? Bem, o lugar é, na verdade, um bom e velho campo de golfe...

Catherine Hardwicke

Catherine Hardwicke

Estreante no campo dos livros, Catherine Hardwicke tem formação em arquitetura e começou a atuar no cinema como desenhista de produção. Trabalhou na produção de mais de 20 filmes, entre os quais o premiado Aos Treze, Tombstone, Três Reis e Vanilla Sky.

 

Resenhas

Foi tão intensa a conexão de Hardwicke com o romance de Meyer, que é difícil imaginar que alguém fizesse uma versão melhor.

Los Angeles Times

Catherine Hardwicke recriou o romance de Meyer em um filme com clima de tempestade, repleto de céus nublados, hormônios em ebulição e discretos efeitos visuais.

Entertainment Weekly

Série