Uma chance de lutar

Elizabeth Warren
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Teresa Dias Carneiro
  • Páginas: 400
  • Gênero: Não Ficção
  • Lançamento: 04/03/2016

Elizabeth Warren é um dos nomes mais relevantes na corrida presidencial dos Estados Unidos em 2016. A senadora é um retrato perfeito da realização do sonho americano: filha de um zelador e uma telefonista, venceu as dificuldades da família e o lugar-comum da época, de que o principal objetivo de toda mulher era conseguir um bom casamento. Tornou-se professora em Harvard, atuou como consultora do Congresso americano e assistente do presidente Barack Obama na implantação de uma agência nacional de proteção financeira do consumidor e, aos 62 anos, elegeu-se senadora pelo estado de Massachusetts.

Especializada na Lei de Falências americana, Elizabeth projetou-se nos cenários acadêmico e político ao comprovar, com uma série inédita de estudos e levantamentos de dados financeiros, que, diferentemente do que se pregava, a falência não é resultado exclusivo de más escolhas dos endividados, mas também dos abusos cometidos pelas instituições financeiras. Dessa constatação em diante, sua carreira tornou-se uma batalha constante em favor da proteção das famílias em situação de endividamento - uma vez resguardadas das arbitrariedades bancárias, todas as pessoas podem ter uma chance de lutar, assim como ela teve um dia.

Neste relato, Elizabeth deixa transparecer a fibra que a fez chegar aonde está. Fica clara também a abrangência de seus conceitos sobre o endividamento e o sistema financeiro, que extrapolam o cenário norte-americano. Em essência, porém, o que se lê é a história de uma trajetória universal, de uma pessoa que não acredita em contabilizar e pesar vitórias e derrotas, mas, sim, em travar as batalhas nas quais realmente acredita.

Elizabeth Warren

Elizabeth Warren

Elizabeth Warren é senadora dos Estados Unidos pelo estado de Massachusetts. Especialista em economia e ex-professora de direito de Harvard, já lançou nove livros. É amplamente reconhecida por ter idealizado a agência de proteção financeira ao consumidor do governo, atuando como assistente do presidente Barack Obama. Integrou a comissão que supervisionou o Troubled Asset Relief Program, fundo de socorro ao sistema financeiro norte-americano após a crise de 2008, e foi consultora sênior da National Bankruptcy Review Commission. Tem dois filhos e três netos e mora em Cambridge com o marido, Bruce Mann.

Resenhas

Revelador. O livro de Warren descreve as práticas e padrões problemáticos do alto escalão de Washington.

The New York Times

Comovente. Em última instância, a mensagem do livro é a de que uma pessoa pode sim fazer a diferença.

The Washington Post