O árabe do futuro

Uma juventude no Oriente Médio (1978-1984)

Riad Sattouf
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Debora Fleck
  • Páginas: 160
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 17 x 24
  • Lançamento: 29/04/2015

Nascido na França em 1978, filho de pai sírio e mãe bretã, Riad Sattouf viveu uma infância peculiar. Ele tinha apenas três anos quando o pai recebeu um convite para lecionar em uma universidade da Líbia. Em Trípoli, o menino entrou em contato com uma cultura completamente distinta e precisou superar o estranhamento diante de novos costumes - experiência que se repetiria pouco depois na Síria, quando o pai foi trabalhar lá.

Com o olhar inocente de uma criança, Riad oferece um importante relato sobre os contrastes entre a vida na França socialista de Mitterand e os regimes autoritários na Líbia de Kadafi e na Síria de Hafez al-Assad. Vencedor do prêmio principal do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, em 2015, O árabe do futuro é um relato literário pleno em forma de quadrinhos: com traço simples e narrativa fluida e descontraída, Riad fornece ao mesmo tempo uma análise antropológica do embate entre o Ocidente e o mundo árabe e um autorretrato de sua própria infância plural.

Leia mais no BLOG

Riad Sattouf

Riad Sattouf

Riad Sattouf é um reconhecido quadrinista da nova geração francesa, recebeu duas vezes o prêmio principal do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, inclusive por O árabe do futuro: Uma juventude no Oriente Médio (1978-1984).

Resenhas

Com seu traço e olhar de hoje avivados pelos suvenires de outrora, Sattouf retrata uma miríade de curiosos personagens, por meio de um relato íntimo repleto de anedotas em meio a singulares contextos políticos, sociais e religiosos.

O Globo

Histórico e sociológico, esse relato tem valor também pela qualidade narrativa. Fã do traço nítido de Hergé, Riad Sattouf busca sempre a clareza em suas histórias. O árabe do futuro consagra seu autor entre os grandes nomes da geração atual de quadrinistas.

Le Monde

Série