Brasil: os frutos da guerra

Neill Lochery
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Lourdes Sette
  • Páginas: 376
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 16 x 23 cm
  • Lançamento: 20/04/2015

Quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu, em 1939, o Brasil parecia muito distante do conflito tanto geográfica quanto politicamente. Na época, o país tropical, subdesenvolvido e longínquo era o destino perfeito para viajantes internacionais que desejavam fugir um pouco do clima pesado dos conflitos. Contudo, a imagem bucólica de praias maravilhosas e povo amistoso escondia uma realidade bem mais complexa.

Em pleno Estado Novo e movido pelo objetivo de modernizar o país, o presidente Getúlio Vargas via na Segunda Guerra Mundial uma chance de ouro. Fatores como as vastas riquezas naturais e a proximidade geográfica com os Estados Unidos despertaram o interesse tanto dos Aliados quanto do Eixo, resultando em um balé diplomático entre embaixadores, ministros e presidentes para assegurar o apoio estratégico do país na guerra.

Em Brasil: os frutos da guerra, Neill Lochery apresenta um relato vívido e repleto de intrigas sobre como a habilidade política e o oportunismo econômico do governo brasileiro permitiram que o conflito alçasse o país à condição de potência política e econômica da região.

Neill Lochery

Neill Lochery

Neill Lochery é professor da University College London e referência mundial em política e história moderna da Europa, do Oriente Médio e do Mediterrâneo.

Resenhas

Um olhar bem delimitado sobre o domínio autoritário do carismático presidente Getúlio Vargas.

Kirkus Reviews

Uma história política reveladora. Lochery pinta um quadro vívido da política bizantina de meados do século XX nessa nação cada vez mais importante.

Publishers Weekly