A verdade sobre a comida

Jill Fullerton-Smith
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Ana Beatriz Rodrigues
  • Páginas: 240
  • Gênero: Saúde e Família
  • Formato: 17 x 22,3 cm
  • Lançamento: 16/06/2008

Os benefícios ou riscos daquilo que comemos geram notícias constantes em todas as mídias. Mas as pesquisas que destacam os perigos de determinado alimento são depois confrontadas com informações atestando que aqueles mesmos vilões, como foi o caso do café, mudaram de lado - e, agora, podem prolongar a vida e prevenir doenças. Há alguma verdade nisso tudo?

A verdade sobre a comida nos ajuda a descobrir - é o mais extenso estudo dessa natureza já empreendido. Originalmente produzido como série de televisão pela BBC, detalha uma rigorosa investigação de como a dieta influencia todos os aspectos de nossa vida, com exemplos e dicas a serem testados em cardápios e hábitos à mesa.

Colocando em xeque os mais conhecidos mitos sobre a alimentação na atualidade, seja com base em testes de laboratórios ou na observação da rotina de pessoas comuns, A verdade sobre a comida ajuda a determinar o que é fato e o que é mera ficção sobre os conceitos de vida saudável. Analisa as reais vantagens do espinafre, da soja, do ômega-3 ou dos laticínios. Assim, prova como uma mudança de dieta pode proporcionar saúde e bem-estar. Com respaldo científico, esclarece desde os mecanismos do trato digestivo até os efeitos da alimentação na disposição física e mental, na qualidade de vida e na longevidade.

Aborda também o comportamento de cada grupo alimentar no organismo; a ação da flora intestinal; o trinômio peso, apetite e metabolismo; a relação entre alimentos, sexualidade, fertilidade e TPM e os efeitos diretos da ingestão de cafeína, açúcar e álcool, entre outros elementos. Demonstra os efeitos do que ingerimos no sistema imunológico, no apetite e na memória, e ajuda a entender como a comida afeta os níveis energéticos, a vitalidade da pele e dos cabelos e as variações de peso.

O objetivo de Jill Fullerton-Smith é substituir as dúvidas e os temores sobre o que devemos ou não comer pela plena compreensão do potencial de ação dos alimentos no organismo humano. Ao esclarecer as verdades e os mitos sobre o que é servido à mesa, a autora nos oferece uma real alternativa para comer bem, de modo consciente e saudável.

Jill Fullerton-Smith

Jill Fullerton-Smith

Jill Fullerton-Smith é cineasta premiada. Criou e produziu o documentário The Truh About Food, marco da televisão britânica que originou este livro. Produção da BBC, o documentário foi exibido no Brasil no canal GNT. Criada na Nova Zelândia, vive hoje entre Glasgow, na Escócia, e Londres.

Resenhas

Uma boa leitura para quem busca comer bem de modo consciente e saudável.

Capital Gourmet

Uma rigorosa investigação sobre a influência da dieta em diferentes aspectos da nossa vida, com exemplos e dicas a serem testados em cardápios e hábitos à mesa.

Wow Magazine