Sal

Leticia Wierzchowski
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Páginas: 240
  • Gênero: Ficção
  • Formato: 16 x 23
  • Lançamento: 19/07/2013

Um farol enlouquecido deixa desamparados os homens do mar que circulam em torno da pequena e isolada ilha de La Duiva, expondo-os, todas as noites, às ameaças dos rochedos traiçoeiros. Sob sua luz vacilante, Cecília, matriarca da família Godoy, reconstitui as cicatrizes do passado com linhas e agulhas. Em dolorosa solidão, ela tece uma interminável tapeçaria em que entrelaça as sinas de Ivan, seu marido, e de seus filhos ausentes, elegendo uma cor para cada um.

Muitas gerações da família de origem espanhola zelaram pelo farol naquela ilhota perdida no sul. Apesar da oposição de Doña, sua mãe, Ivan se apaixona por Cecília. Os dois se casam e têm seis filhos — Lucas, Julieta, Orfeu, as gêmeas Eva e Flora, e o temporão Tiberius —, que povoam a ilha com suas personalidades marcantes e talentos misteriosos. Apaixonada pelos livros, a jovem Flora descobre que possui o dom para a literatura e começa a escrever um romance. Tão poderosas são suas palavras que certas cenas deixam o papel e transbordam para a realidade.

O manuscrito chega às mãos do inglês Julius Templeman, professor de Cambridge e especialista em literatura latino-americana. Tomado pelo frescor e pela vitalidade da criação da jovem, ele decide deixar a Europa e ir até La Duiva para conhecer pessoalmente a autora. Sua chegada provoca mudanças profundas e irreversíveis nos moradores da ilha e no próprio Julius. Ele desperta desejos, desencadeia paixões e torna-se o vértice de um inusitado triângulo amoroso, cujas consequências levam os filhos de Cecília a se espalharem pelo mundo em busca de outros verões. Com uma linguagem poética, Leticia Wierzchowski dá voz e vida a cada um dos integrantes da família Godoy, criando sua própria tapeçaria delicada e surpreendente, enriquecida por múltiplos e divergentes pontos de vista.

Leticia Wierzchowski

Leticia Wierzchowski

Leticia Wierzchowski nasceu em Porto Alegre em 1972 e estreou na literatura aos 25 anos. É autora de A casa das sete mulheres, romance que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo e exibida em trinta países.

Resenhas

Leticia escreve dentro de um apartamento, nos intervalos entre as compras no supermercado, os cuidados com os filhos, as sessões de cinema, as aulas de natação. Porém, em meio às demandas urbanas e aos horários cronometrados, ela consegue, em frente ao computador, parar o tempo — ou melhor, voltar no tempo —, valendo-se de uma imaginação e fantasia raras, como raros se tornaram hoje os momentos longe dos relógios e próximos da poesia.

Martha Medeiros

Booktrailer

Outro título de Leticia Wierzchowski pela Intrínseca