O sinal e o ruído

Nate Silver
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Ana Beatriz Rodrigues
  • Páginas: 544
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 16 x 23
  • Lançamento: 15/06/2013

Planejar o futuro e traçar estratégias para alcançar determinados objetivos são atividades rotineiras para o ser humano. Porém, à medida que o ritmo da vida cotidiana se acelera, aumentam também as demandas para rápidas tomadas de decisões. Mesmo com todo um esforço de concentração, será que somos capazes de distinguir entre as informações significativas e aquelas que não passam de ruído? Será que dispomos da habilidade de fazer previsões e acertar?

Em O sinal e o ruído, Nate Silver examina exemplos bem-sucedidos e fracassados para determinar o que os autores das previsões mais acuradas têm em comum. Praticando sua própria fixação pela busca da verdade em dados, o escritor recorre ao depoimento de estudiosos dos mais diversos campos de atividade. Seus exemplos abarcam desde os prognósticos de uma campanha política ao potencial de estrago de um furacão ou um terremoto (que pode ser exacerbado quando a interpretação dos dados é falha), bem como o risco de colapsos econômicos provocados pela falta de compreensão de conceitos estatísticos. A interpretação correta de dados numéricos é central na vida cotidiana, seja para definir as chances de nosso time favorito no campeonato ou para conceber uma estratégia a ser aplicada ao controle de epidemias. E é isso que torna essencial a leitura das análises de Nate Silver.

Nate Silver

Nate Silver

NATE SILVER é estatístico, economista e ganhou notoriedade por aliar análise estatística às campanhas eleitorais. Foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2009.

Resenhas

Nate Silver faz o mundo do futurismo parecer bem menos complicado... Um gênio.

Revista Exame

Silver emprega a estatística em nome do interesse geral e, ao introduzir métodos empíricos simples e eficazes, lança luz sobre questões polêmicas. Qualquer um com noções básicas de matemática pode acompanhar seu raciocínio.

The New York Times

Nate Silver não tenta compor um tratado histórico sobre a ciência da previsão; astuto, ele identifica quais são nossos erros mais comuns e como eles podem ser evitados.

The Economist

Booktrailer