Guia do observador de nuvens

Gavin Pretor-Pinney
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Cláudio Figueiredo
  • Páginas: 328
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 12,9 x 19,8 cm
  • Lançamento: 17/03/2008

Em 2004, em uma palestra sem grandes pretensões, Gavin Pretor-Pinney fundou a Cloud Appreciation Society. A associação visava congregar entusiastas e estudiosos das nuvens ao redor do mundo. Alguns anos e quase 12 mil associados depois, o material acumulado nessa empreitada deu origem ao Guia do observador de nuvens, miscelânea bem-humorada que reúne das mais técnicas às mais curiosas informações sobre essas formas que cobrem o céu.

Gavin apresenta a ficha completa de cada um dos diferentes tipos de nuvens, com suas características, seus contornos particulares e seu efeito no clima. Fala da utilização das nuvens na previsão de terremotos e até como armas de guerra, deliberadamente "semeadas" nos campos de batalha para interferir no resultado dos confrontos. O autor ressalta que a manipulação do tempo é hoje tema de interesse global: a Organização Meteorológica Mundial contabiliza mais de cem projetos civis em desenvolvimento nesse campo, e os cientistas alertam que nos últimos 25 anos a cobertura de nuvens na atmosfera vem diminuindo.

Meteorologia à parte, Gavin envereda também pelo fascínio exercido pelas nuvens. Analisa por que as elas têm seduzido artistas ao longo da história, desde a mitologia hindu e as obras da Antiguidade romana até as pinturas clássicas, Shakespeare e a cultura pop. E relata sua experiência na nuvem batizada de Morning Glory, a "Glória da Manhã" - atração turística na Austrália, atrai pilotos de planadores de todo o mundo, que a "surfam" como se fosse uma onda.

Com informações para todos os gostos, o Guia do observador de nuvens é uma ode a essa que, segundo o autor, está entre as mais igualitárias manifestações da natureza: qualquer pessoa, onde quer que esteja, pode olhar para o alto e desfrutar a beleza das nuvens.

Gavin Pretor-Pinney

Gavin Pretor-Pinney

Gavin Pretor-Pinney é co-fundador da revista inglesa The Idler. Designer gráfico, estudou na Universidade de Oxford e no Central Saint Martins College of Art and Design. Vive em Londres e em Somerset.

Resenhas

Encantador.

The Daily Telegraph

Elegantemente escrito.

The Guardian

Uma excêntrica mistura de história, folclore e ciência.

The Statesman