O diário de Helga

Helga Weiss
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: George Schlesinger
  • Páginas: 256
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 14 x 21
  • Lançamento: 22/03/2013

Helga Weiss narra em seu diário todo o calvário infligido aos judeus pelo avanço da campanha nazista pela Europa, desde a segregação imposta ainda em Praga, a desumana rotina de privações no campo de concentração de Terezín e sua peregrinação ao lado da mãe por campos de extermínio como Auschwitz, de onde escapou por pouco da câmara de gás. Seus desenhos e anotações, que abrangem o período de 1939 a 1945, retratam um importante momento histórico sob a delicada perspectiva de uma criança. Helga começou o diário aos nove anos.

Esta edição de O diário de Helga inclui desenhos, álbuns de fotos da família e documentos da época, se baseia em uma versão organizada pela própria Helga após a guerra, na qual ela reescreveu passagens sobre 1938 e o início de 1939, suprimindo parte de sua prosa infantil e acrescentando mais detalhes. A autora explica a escolha por uma edição não profissional, a partir de suas experiências: "Muitos artigos, programas de rádio e relatos já foram escritos sobre as minhas aventuras. É comum que intervenções editoriais mudem completamente o sentido, distorcendo ou falseando fatos reais. Receio que, com as mudanças, a autenticidade e a força da narrativa se percam."

Helga Weiss

Helga Weiss

Sobrevivente do Holocausto, Helga Weiss reside até hoje no apartamento onde viveu com os seus pais até a deportação para Terezín, na antiga Tchecoslováquia.