Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose

Stephen Rebello
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Rogério Durst
  • Páginas: 256
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 16 x 23
  • Lançamento: 25/01/2013

Psicose, de 1960, entrou para a história do cinema como uma das obras mais importantes do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Neste livro, Stephen Rebello revela todos os detalhes da criação do filme que viria a influenciar gerações de cineastas e que mantém seu fascínio sobre as plateias mesmo depois de quarenta anos. A reconstituição dos bastidores da produção foi possível graças a uma extensa pesquisa que incluiu os arquivos pessoais de Hitchcock e uma série de entrevistas com os profissionais envolvidos nas filmagens, desde astros como Anthony Perkins e Janet Leigh a roteiristas e integrantes da equipe técnica.

Em seu relato, Rebello expõe os antecedentes da história que chegou às telas. Crimes sanguinolentos da vida real inspiraram um romance de suspense de autoria de Robert Bloch. Atraído pelos aspectos inusitados da obra, Hitchcock adquiriu os direitos de filmagem. No entanto, seu entusiasmo não conseguiu contagiar os executivos da Paramount, estúdio do diretor na época. Obstinado por sua visão artística, Hitchcock decidiu bancar pessoalmente os custos da produção, atraindo estrelas famosas por uma fração do cachê habitual. Rebello narra como foi a gênese de um dos marcos do cinema e todo o processo de criação. Seu livro, por sua vez, serviu de inspiração para o filme Hitchcock, de Sacha Gervasi, estrelado por Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Toni Collette, entre outros.

Leia mais no BLOG

Stephen Rebello

Stephen Rebello

STEPHEN REBELLO é escritor e roteirista, com contribuições para projetos da Disney/Pixar. Suas entrevistas nos bastidores de Hollywood já arrancaram revelações provocantes de dezenas de celebridades. Atualmente Rebello vive em Santa Monica, na Califórnia.

Resenhas

Meticulosamente pesquisado e irresistível... É uma leitura obrigatória não apenas para os fãs de Psicose como também para qualquer um que se interesse pelos bastidores da criação de um filme.

Anthony Perkins, astro de Psicose

Um dos melhores relatos já produzidos sobre a criação de uma obra cinematográfica.

Richard Schickel, crítico da revista Time

Rebello conversou com praticamente todos os participantes da filmagem. O resultado é um livro com informações para os cineastas e que encantará os fãs de Psicose.

Washington Post

Essencial... Aprendi muita coisa com a leitura desse livro.

Gus Van Sant, cineasta

Ao acompanhar de perto o processo criativo de Hitchcock quando dirigiu o mais audacioso thriller do cinema, o livro ajuda o leitor a compreender melhor o impacto original provocado pelo filme.

New York Times