Su Doku - Livro 2

O passatempo numérico original

Wayne Gould
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Ricardo Gomes Quintana
  • Páginas: 176
  • Gênero: Crônicas, Humor e Entretenimento
  • Formato: 11,1 x 17,8 cm
  • Lançamento: 23/11/2006

O su doku é tão cultuado que gera competições acirradas, programas especializados em rádios como a BBC e inúmeros sites na Internet. Mais do que jogadores, são aficionados contumazes que se dedicam à solução dessa revolução no universo do passatempo.

Wayne Gould, o organizador dos dois livros, descobriu o su doku durante uma viagem ao Japão em 1997 e decidiu sofisticar o quebra-cabeça ao desenvolver um programa de computador capaz de criar um sem-número de enigmas. Quando o jornal inglês The Times começou a publicá-los no suplemento de variedades, em 2004, foram imediatamente encaixados no cotidiano de afazeres britânicos, inclusive de celebridades. Um fenômeno rapidamente deslocado dos jornais e revistas para as listas de best-sellers.

A história do su doku remonta ao século XVIII, quando o matemático suíço Leonhard Euler, num esforço de atrair a atenção dos filhos para a matemática de forma lúdica, criou o puzzle. A idéia foi apurada ao longo do século XX, surgindo numa revista americana da década de 1970 e no Japão, em 1980, no jogo então batizado de su doku - em tradução aproximada, "ordenação de números".

A brincadeira consiste em preencher uma grade (contendo 81 espaços) com dígitos de 1 a 9, em qualquer ordem, mas sem repeti-los nas linhas horizontais e nas colunas verticais. Alguns números estão previamente inscritos. Na introdução, o organizador dá dicas preciosas para iniciantes, que podem evoluir de um começo fácil, passar pelo médio e pelo difícil, até o confronto final com o que ele chama de diabólico.

Wayne Gould

Wayne Gould

Wayne Gould nasceu na Nova Zelândia e trabalhou como advogado durante 13 anos até se mudar para Hong Kong e se tornar juiz. Após se aposentar, dedicou-se à criação dos softwares com diferentes combinações de su doku.

Resenhas

O Su Doku é um quebra-cabeça que tomou de assalto o mundo inteiro. Não é necessário nenhum conhecimento de matemática para jogá-lo, basta raciocínio, lógica e uma caneta.

O Estado de São Paulo

O Su Doku galvanizou a atenção de todo o mundo e tornou-se um fenômeno cultural.

Época

Outro título de Wayne Gould pela Intrínseca