Cachorros submarinos

Seth Casteel

De fora, parece simples: um cachorro dá um salto, mergulha e então volta à superfície molhado e triunfante, com uma bola na boca.

Debaixo d'água, porém, o que vemos é um caótico balé de dentes e bolhas, patas se movendo, pelos e orelhas levados pela corrente. De uma labrador mergulhando a um dachshund submerso, cada cachorro mostra uma personalidade diferente: alguns nadam despreocupados, enquanto outros arqueiam o corpo com o foco e a determinação de um tubarão.

Em mais de oitenta fotos, Seth Casteel, premiado fotógrafo de bichinhos de estimação e ativista em defesa dos direitos dos animais, mostra um novo lado de nossos velhos amigos com vibrantes fotografias subaquáticas. Cada imagem explode em alegria e vivacidade, uma marcante lembrança de que mesmo no mais amável e domesticado cãozinho há uma força primitiva.

Seth Casteel é fotógrafo premiado e autor de Cachorros submarinos e Filhotes submarinos, ambos best-sellers do The New York Times. Em fevereiro de 2012, a série de fotos feita por Seth que mostra cachorros mergulhando em piscinas se tornou sensação na internet do dia para a noite, resultando em contrato para a publicação dos livros. Hoje, com mais meio milhão de exemplares impressos em diversos países, Cachorros submarinos é um dos livros de fotografia mais vendidos do mundo.

Em 2007, Seth se voluntariou para fotografar animais de estimação sem lar e ajudá-los a encontrar famílias dispostas a cuidar deles. Tais fotos, artísticas e inspiradoras, mostravam as personalidades únicas dos cães e resultaram em inúmeras adoções.

Desde então, Seth desenvolveu uma carreira como fotógrafo de estilo de vida de animais de estimação, aceitando encomendas particulares e pedidos comerciais, colaborou com diversas editoras e expôs seu trabalho em galerias pelo mundo. Suas fotos foram publicadas na National Geographic, na The New York Times Magazine e em centenas de outras revistas, jornais e calendários. Seth apareceu em diversos programas de televisão, viajou pelo mundo atrás de sua paixão e trabalhou com animais nos cinco continentes. A campanha sem fins lucrativos de Seth, One Picture Saves a Life [Uma foto salva uma vida], inspira, capacita e educa protetores de animais pelo mundo a fim de melhorar a imagem do resgate e da adoção por meio de fotografias inspiradoras.

Seth vive em Venice, Califórnia. Ele ama música dos anos 1980 e é fã do DeLorean. Planeja um dia voltar no tempo e não mudar nada. Sua cadela adotada, Baby Nala, aceitou o fato de que será fotografada todo santo dia. As pessoas frequentemente dizem que Seth e Nala têm penteados parecidos.

Perguntas e respostas com o Seth - entrevista originalmente publicada no site do autor: www.littlefriendsphoto.com

De onde você está falando?

Decatur, IL. Atualmente moro em Venice, CA.

Qual é a sua idade?

34

Onde aprendeu a fotografar?

Aprendi sozinho.

Como surgiu o livro Cachorros submarinos?

Em 2010, eu estava fotografando um Cavalier King Charles Spaniel chamado Buster, em seu quintal, na Califórnia. A sessão de fotos estava planejada para acontecer "em terra firme", mas Buster decidiu que preferia ficar na piscina. Conforme eu o assistia mergulhar várias vezes enquanto caçava sua pequena bola de tênis, pensei: "Como será que ele fica ali embaixo?". Então saí, comprei uma pequena câmera subaquática, e mergulhei. As fotos resultantes foram o início da série Cachorros submarinos.

É verdade que você usou os últimos dólares do limite do seu cartão de crédito para comprar uma proteção para a câmera?

Uma câmera simples foi um bom começo, mas eu precisava de um equipamento melhor para mergulhar totalmente nesse projeto, então gastei o que restava do limite do meu cartão de crédito para comprar uma proteção para câmera subaquática projetada para fotógrafos de surfe. Meus amigos falavam: "Porque você tá fazendo isso? Você deveria fotografar casamentos!". Eu respondia: "Eu não sou fotógrafo de casamentos, sou fotógrafo de cachorros.". Alguns meses depois, para minha surpresa, a série de imagens que eu fiz com a proteção subaquática se tornou viral na internet e resultou em um contrato com a editora Little, Brown and Company, além de oportunidades na National Geographic e no The New York Times, em exposições de arte internacionais e no lançamento do site OnePictureSaves.com.

Qual é a importância de Cachorros submarinos para você?

Um dos meus objetivos de vida é explorar a emoção canina, e acredito que os cachorros têm várias emoções similares às dos humanos. Buster me ajudou a perceber que muitos cães têm uma conexão incrível com a água que data de milhares de anos atrás, quando cachorros eram lobos. Hoje, em muitos lares, os cachorros vivem uma vida de luxo – dormem na cama conosco, comem petiscos, frequentam salões de beleza especiais para animais de estimação. Por mais que gostem dessas coisas, cachorros têm instintos selvagens e a necessidade de explorá-los. A água é simplesmente uma das melhores formas para eles fazerem isso. Curiosos. Brincalhões. Focados. Primitivos. Todos os cachorros que aparecem nesse projeto escolheram participar por livre e espontânea vontade. Antes de me conhecer, a maioria deles nunca tinha mergulhado e alguns nunca tinham nadado. Cachorros nos provam que se você simplesmente se jogar, pode se divertir com o processo. Cachorros nos inspiram!

Que tipo de equipamento você usa?

Eu fotografo com câmeras Canon, lentes Canon e Tokina e proteções para câmera e luz estroboscópica IKELITE.

Você usa algum equipamento de mergulho durante as sessões de foto?

Não, só prendo a respiração.

Pode nos contar como foi a produção de Filhotes submarinos?

O livro é a continuação (ou seria mais correto dizer um prólogo?) oficial de Cachorros submarinos e traz 72 filhotes – com idades entre 6 semanas e 6 meses – nadando! Para fazer essa série de fotos, ensinei natação a mais de 1.500 filhotes, ajudando-os a terem confiança e segurança na água. Muitos dos filhotes nadaram apenas por alguns minutos e aprenderam a boiar, aprenderam sobre o funcionamento de seus corpos na água e, principalmente, aprenderam a sair de uma piscina. Alguns dos filhotes conseguiram imediatamente e começaram a brincar e pular na água atrás de brinquedos! Sou imensamente grato a todas as organizações de resgate de animais que ajudaram a tornar esse livro possível ao me apresentar filhotes tão incríveis! Adoção é uma ótima opção!

Qual é a mensagem de Filhotes submarinos?

Nº 1: Segurança na água para animais de estimação. Todo ano, milhares de animais de estimação se afogam em piscinas domésticas nos Estados Unidos porque seus companheiros humanos não tomaram medidas de segurança apropriadas. Essas tragédias terríveis podem ser evitadas. Se você tem uma piscina ou se seu cachorro tem acesso a uma piscina, por favor, leve em consideração todas as precauções, incluindo limitar o acesso à piscina, instalar alarmes, construir saídas da piscina apropriadas e, principalmente, ensinar o seu animal de estimação a sair da piscina caso ele escolha entrar ou caia acidentalmente. Uma piscina não é um reservatório de água natural, o que significa que animais de estimação não compreendem o conceito delas naturalmente. Muitas pessoas presumem que seus animais de estimação "não vão entrar na piscina" ou elas simplesmente negam a eles o direito de entrar e aprender. Essa mentalidade coloca seu cachorro diretamente em perigo, porque em algum momento ele vai entrar na piscina, e é de absoluta importância que ele esteja preparado para isso.

Nº 2: Resgate e adoção. Trabalhei com centenas de filhotes para adoção de grupos de resgate de animais ao redor dos Estados Unidos. O objetivo era mostrar alguns dos incríveis embaixadores no resgate de filhotes a fim de lembrar às pessoas de que adoção é uma opção maravilhosa! Há muitos animais de estimação FANTÁSTICOS que precisam de famílias amorosas, e espero que você considere levar um deles para sua vida.

Nº 3: EU AMO FILHOTES!!!!!!!!! FILHOTES SÃO AS CRIATURAS MAIS INCRÍVEIS DA FACE DA TERRA!

No que você está trabalhando agora?

Bebês submarinos! A segurança na água para nossas crianças é um assunto de extrema importância e espero trazer mais atenção para esse assunto por meio de uma série de imagens alegres e divertidas de pequenos humanos debaixo d'água.

Você tem um tipo preferido de cachorro?

Sim. Todos eles.

Leia um trecho » Cachorros submarinos

Compre on-line

Assita ao video

Compartilhe

Facebook Twitter Google + E-mail Add This