Listas

5 livros com personagens em isolamento

29 / maio / 2020

Ficar em isolamento social não é fácil. Entre a saudade de pessoas queridas, a ansiedade por não sair do lugar e o medo do que há lá fora, o distanciamento nos obriga a refletir sobre nós mesmos com mais atenção.  O que pode ser válido, pois sempre há espaço para crescimento pessoal, mas também significa reparar em características que não nos agradam, seja em você mesmo ou nas pessoas com as quais você está passando o período de quarentena.

Foi pensando nisso que separamos alguns livros cujos personagens enfrentam seu próprio tipo de isolamento social. Confira:

 

1. A última festa, de Lucy Foley

Nove velhos amigos da época de faculdade se reúnem para celebrar a virada do ano. Desta vez, a tradicional viagem será para um casarão nas Terras Altas escocesas.

Assim que chegam, uma nevasca fecha as poucas opções de entrada e saída da região, e os amigos ficam isolados na companhia de um estranho casal de islandeses e alguns poucos funcionários da propriedade.

Presumimos que entre velhos amigos não há segredos. Mas A última festa prova que estamos enganados. Em capítulos que alternam as perspectivas dos personagens, nos aprofundamos na mente de cada um deles e no que significa conviver com o grupo. Lentamente os atritos silenciosos e antigos ressentimentos ganham proporção, até que, no primeiro dia do ano, um corpo é encontrado. E o assassino só pode estar entre eles.

2. Black Hammer, de Jeff Lemire

Eles eram os super-heróis mais célebres de seu tempo, mas, durante um embate contra seu arqui-inimigo, foram transportados para uma cidade rural onde nada nunca muda. Quem cruza os limites desse incomum purgatório morre. O último que tentou foi Black Hammer, líder do grupo, dez anos atrás.

Desde então, Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien são obrigados a esconder seus poderes dos habitantes locais e personificam uma típica família disfuncional.

Cada um lida com a situação de forma diferente. Enquanto Abraham parece ter se acostumado à tranquilidade de viver afastado de tudo que conheciam, a Menina de Ouro fica cada vez mais irritada com a vida monótona que levam.

Como você está lidando com a quarentena? Está mais para Abraham Slam ou Menina de Ouro?

 

3. Nove desconhecidos, de Liane Moriarty

Nove pessoas muito diferentes entre si fazem reserva para uma temporada em um spa deslumbrante, sem acesso a telefones ou internet, na esperança de mudarem de vida. Problemas de todos os tipos levaram os visitantes até ali: de crise no casamento a luto por um ente querido, passando por autoestima baixa. 

Os métodos nada tradicionais do lugar tomam rumos perigosos, e logo os desconhecidos percebem que estão confinados ali. Em seu tempo juntos, conhecemos os conflitos internos e as vulnerabilidades de cada um.

Não era como eles imaginavam, mas a vida de todos mudará depois desse spa.

 

4. Um cavalheiro em Moscou, de Amor Towles

Em Moscou de 1917, Aleksandr Ilitch Rostov, mais conhecido como “O Conde”, é condenado por um tribunal bolchevique à prisão domiciliar e deve viver no pequeno sótão do Hotel Metropol. Do tipo otimista, o Conde não muda de comportamento, mesmo com o revés. É um cavalheiro cortês que tenta sobreviver em uma sociedade pós-Revolução Russa, enquanto assiste de longe a todas as mudanças sociais e culturais do país.

Logo ele passa a conhecer os funcionários e visitantes do famoso hotel. A filha de um burocrata viúvo, um ex-general do exército vermelho e uma atriz famosa são apenas alguns dos personagens com os quais ele divide sua sabedoria e, em troca, aprende sobre o mundo do lado fora.

 

5. Inspeção, de Josh Malerman

Em uma torre isolada do mundo no meio de uma floresta, existe uma escola muito diferente daquelas que conhecemos. Moram lá vinte e seis meninos que estudam para um dia se tornarem grandes gênios das artes e das ciências.

É terminantemente proibido sair do prédio, e todos acreditam ser filhos do fundador da escola. Nenhum deles jamais teve contato com o mundo exterior.

Mas um desses garotos, J, não está satisfeito com as explicações que recebe. Na verdade, ele suspeita da existência de algo fora dali, para além da Torre, algo que não querem que ele veja.

Esse é só o começo da misteriosa história de Inspeção, do autor de Caixa de pássaros

 

E aí? Como você está enfrentando esse período de isolamento social?

Comentários

3 Respostas para “5 livros com personagens em isolamento

  1. Excelente o livro um cavalheiro em moscou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *