Teste

Você sabe tudo sobre Neil Gaiman? Faça o teste!

19 / maio / 2020

Um dos autores mais importantes dos últimos tempos, Neil Gaiman vem conquistando uma legião de fãs desde os anos 1990, e até hoje suas obras inspiram filmes e séries de sucesso.

Aqui na Intrínseca já publicamos diversos títulos do autor, entre eles Deuses americanos, Mitologia Nórdica e O oceano no fim do caminho. Agora chegou a hora de uma das obras mais celebradas de Gaiman, seu primeiro livro infanto-juvenil: Coraline. Para comemorar o lançamento dessa edição especial e lindíssima, resolvemos fazer um quiz para testar os conhecimentos dos fãs do autor.

Será que você realmente sabe tudo sobre Neil Gaiman?

Além de escrever, Neil Gaiman já desenhou uma história em quadrinhos

1. Verdadeiro
2. Falso

Quando tinha 16 anos, o autor tentou adaptar os livros de fantasia e ficção científica de Michael Moorcock e desenhou uma história em quadrinhos curta que, infelizmente, nunca foi publicada.

Ele já participou de uma banda

1. Verdadeiro
2. Falso

O autor participou da banda punk Ex-Execs no final da década de 1970, e eles chegaram a ser abordados por uma gravadora, mas recusaram a proposta. Segundo Gaiman, o contrato foi redigido para destruir a banda.

Apesar de toda a sua versatilidade, Neil Gaiman nunca escreveu uma biografia

1. Verdadeiro
2. Falso

No começo da década de 1980, Neil trabalhou como jornalista e entrevistou muitos autores e personalidades britânicas. Um de seus primeiros livros foi a biografia da banda Duran Duran, publicada em 1984, e, posteriormente, a biografia de Douglas Adams.

"Deuses americanos" nunca ganhou uma continuação

1. Verdadeiro
2. Falso

Embora Deuses americanos nunca tenha ganhado uma continuação, o autor já revelou diversas vezes que tem interesse em desenvolver uma sequência com foco na história dos Novos Deuses. Além disso, Neil já revisitou o universo fantástico dos deuses no spin-off Os filhos de Anansi e nos contos O monarca do vale, presente na coletânea Coisas Frágeis, e Cão negro, publicado no livro Alerta de risco.

Qual foi o primeiro livro infantojuvenil escrito por ele?

1. João e Maria
2. O livro do cemitério
3. Coraline

Publicado originalmente em 2002, Coraline foi escrito para as duas filhas do autor — Holly e Maddy — e ganhará uma edição especial pela Intrínseca em 2020.

E o primeiro romance solo publicado pelo autor?

1. Deuses americanos
2. Lugar Nenhum
3. Os filhos de Anansi

Lugar Nenhum foi lançado no Reino Unido em 1996. Seu primeiro romance solo foi inspirado na minissérie de mesmo nome da BBC, que Gaiman criou e roteirizou. Apesar disso, o livro fez mudanças significativas no enredo. Em 2013, a história ganhou uma nova adaptação, dessa vez como radionovela, na BBC Radio 4. O elenco contava com James McAvoy, Natalie Dormer, Benedict Cumberbatch e Christopher Lee.

Qual foi o primeiro livro do autor publicado pela Intrínseca?

1. Mitologia nórdica
2. Faça boa arte
3. O oceano no fim do caminho

O oceano no fim do caminho foi lançado em junho de 2013. Faça boa arte, em 2014, e Mitologia Nórdica, somente em 2017.

Qual dessas séries famosas foi inspirada em uma criação de Gaiman?

1. Stranger Things
2. Lucifer
3. Black Mirror

O personagem principal de Lucifer é inspirado no personagem criado por Neil Gaiman para Sandman, sua história em quadrinhos de maior sucesso. Na HQ, o diabão decide sair do inferno e vir morar na Terra, assim como na série.

Quais foram os artistas responsáveis pelas ilustrações de Coraline em suas várias versões?

1. Neil Gaiman, Jill Thompson e Charles Vess
2. Eddie Campbell, J.H. Williams III e Skottie Young
3. Dave McKean, P. Craig Russell e Chris Riddell

Originalmente publicado em 2002, a primeira versão de Coraline tinha ilustrações de Dave McKean, artista parceiro de Gaiman que também trabalhou em outros livros do autor, como Sinal e ruído, Orquídea negra e Cabelo doido. Em 2008, o livro ganhou uma versão em graphic novel ilustrada por P.Craig Russell e, em 2012, Chris Riddell foi convidado para ilustrar a edição comemorativa do livro.

Em qual desses filmes Neil Gaiman participou diretamente do roteiro?

1. Pulp Fiction, de Quentin Tarantino
2. Princesa Mononoke, do Studio Ghibli
3. O Labirinto do Fauno, de Guillermo Del Toro

Gaiman foi responsável pela adaptação do roteiro de dublagem do filme e chegou a escrever cinco rascunhos para a Miramax, produtora responsável pela distribuição do longa nos Estados Unidos. Apesar do nome do autor aparecer nos créditos finais, sua participação foi omitida em todos os materiais de divulgação do anime. 

Todas as 10 perguntas concluídas!


Compartilhar resultados:

Será que você realmente sabe tudo sobre Neil Gaiman?

Want more stuff like this?

Get the best viral stories straight into your inbox!
Don`t worry, we don`t spam

 

Fã de Neil Gaiman ou não, você não pode perder a edição especial de Coraline, que já está em pré-venda. Garanta já o seu livro!


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *