Listas

6 dicas de livros e séries para quem gosta de thrillers nórdicos

15 / maio / 2020

As histórias de mistério sempre fascinaram leitores e espectadores em todo o mundo. Com narrativas ricas, bem construídas e repletas de elementos surpresa, o gênero foi conquistando um espaço cada vez maior, tanto que já se pode notar um fenômeno bem interessante: o boom dos thrillers escandinavos, chamados de “scandi crime” ou “noir nórdico”.

A região conhecida como Escandinávia ― composta por Dinamarca, Noruega e Suécia, mas, em geral, englobando também Islândia e Finlândia ―, com suas paisagens lindas, geladas e tranquilas, é o cenário perfeito para os thrillers mais sombrios, sangrentos e fascinantes dos últimos anos.

Selecionamos alguns livros e séries imperdíveis para quem quer se aventurar e para quem já é fã do gênero! Pegue a pipoca e partiu maratona!

 

Trapped

Após uma nevasca fora do normal, a população de uma aldeia islandesa fica isolada em pleno inverno. A aparente tranquilidade logo é perturbada quando um pescador encontra um corpo desmembrado em sua rede e cabe ao investigador Adri desvendar o mistério. Essa é a sinopse de Trapped, série premiadíssima na Islândia, com duas temporadas já disponíveis na Netflix.

 

Borderliner

Na série norueguesa Borderliner, a investigação de um suposto suicídio leva a um perigoso jogo de mentiras quando o policial Nikolai Andreassen precisa acobertar fatos para proteger a própria família. Com uma atmosfera tensa e viciante, são oito episódios para assistir de uma tacada só na Netflix.

 

1793

O livro de estreia do sueco Niklas Natt och Dag cria um retrato vívido da sombria Estocolmo do século XVIII. Em 1793 acompanhamos os passos de Cecil Winge, um advogado brilhante que enfrenta uma doença gravíssima, e Mickel Cardell, um sentinela traumatizado pela guerra.

Juntos, os dois precisam descobrir quem está por trás de um crime brutal: um corpo completamente mutilado foi encontrado nas águas do lago. Perturbadora e viciante, uma leitura com todos os elementos preferidos dos fãs de noir nórdico. Leia um trecho:

 

Deadwind

Sofia Karppi é uma detetive de homicídios que acabou de perder o marido. Quando retorna ao trabalho, é escalada para investigar o assassinato de uma mulher e a relação do crime com uma empreiteira de Helsinque. Além do mistério, a série também explora os dilemas pessoais de Sofia, entre eles o de criar os dois filhos sozinha. A primeira temporada da série finlandesa já está disponível na Netflix e a segunda deve ser disponibilizada em breve.

 

Você nasceu para isso

Tudo começa quando o casal Sam e Merry e seu bebê recém-nascido trocam as comodidades de Nova York por uma vida completamente diferente em uma linda casinha isolada na Suécia. Apesar do cenário idílico, problemas com raízes muito profundas ameaçam o relacionamento, que piora ainda mais com a visita da melhor amiga de Merry, a glamorosa Frank.

Retratando uma teia de segredos, obsessões e inveja, o livro Você nasceu para isso é um relato brutal sobre como a vida das pessoas quase nunca é o que parece.

 

Areia movediça

Em Areia movediça, Maja Norbeg leva uma vida normal, até que ocorre um tiroteio em sua escola. Seu namorado e sua melhor amiga estão mortos e ela é a única acusada dos crimes. O problema é que Maja, agora a pessoa mais odiada do país, não consegue relembrar absolutamente nada dos caminhos que a colocaram nessa situação.

A história escrita por Malin Persson Giolito e lançada pela Intrínseca no Brasil inspirou a primeira série original sueca da Netflix, que já está disponível no streaming.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

4 Respostas para “6 dicas de livros e séries para quem gosta de thrillers nórdicos

  1. Faltou o Silêncio do túmulo, Arnaldur Indridason, se passa na Finlandia, excelente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *