Listas

Conteúdos especiais para celebrar a literatura brasileira

30 / abril / 2020

Dia 1º de maio é o Dia da Literatura Brasileira! Para comemorar essa data, organizamos alguns conteúdos produzidos pelos nossos autores nacionais. Confira!

A lista começa com um compilado de contos e e-books gratuitos dos nossos autores nacionais de fantasia, romance e literatura jovem.

Veja também mais conteúdos produzidos pelos nossos autores:

Andréa Pachá é juíza e atuou por mais de 25 anos em uma vara de família. Ao longo desse tempo, vivenciou situações de todo tipo e usou essa experiência para criar crônicas bem-humoradas e sensíveis sobre temas como amor, família e envelhecimento. O texto “Até que o Flamengo nos separe” faz parte do livro A vida não é justa e conta a história de um casal que recorre à justiça para se divorciar.

Até que o Flamengo nos separe, de Andréa Pachá.

Segredo de justiça, a série produzida pelo Fantástico e inspirada no livro homônimo de Pachá, também está disponível no site da Globo.com.

Leia mais textos da autora aqui.

 

O jornalista Luiz Fernando Vianna e Henrique, seu filho adolescente, são como unha e carne. Essa relação, contudo, conta com um pequeno desafio: Henrique é autista e lidar com as oscilações e particularidades do menino é uma missão que o pai desempenha com garra, mas não sem dificuldades e muitas dúvidas. No texto “O menino e o mar”, Luiz Fernando conta um pouco mais sobre o dia a dia com o seu menino vadio.

Leia mais textos do autor aqui.

 

Daniela Arbex é jornalista, ganhadora do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem com Holocausto brasileiro e apaixonada por contar histórias. O livro premiado inspirou um documentário que está disponível na íntegra no YouTube.

Arbex, também autora de Cova 312 e Todo dia a mesma noite, produz crônicas com relatos e críticas sociais que estão disponíveis em seu site oficial.

 

Isabela Freitas é especialista quando o assunto é amor-próprio. Autora da série Não se apega, não, trouxe para os livros temas de extrema importância, como relacionamentos tóxicos, amizade e autoconhecimento. Para o quarto e mais recente livro da série, Não se humilha, não, ela gravou um vídeo respondendo as perguntas dos fãs.

Leia mais textos da autora aqui.

 

Vinícius Dônola tem mais de 30 anos de carreira como repórter e mais de mil matérias em sua bagagem. Em Histórias das histórias que contei, ele conta os bastidores das reportagens que mais marcaram a sua vida, exibindo o lado das notícias que não aparece na edição final. O capítulo A execução mostra os bastidores da matéria sobre um tiroteio em um grande shopping do Rio de Janeiro, uma das mais importantes de sua carreira.

 

Míriam Leitão é jornalista, ganhadora do Prêmio Jabuti na categoria não ficção e conhecida por falar sobre política e economia. No texto inspirado em seu livro História do futuro¸ Míriam analisa aspectos do cenário brasileiro que contribuem para que sejamos um dos países mais desiguais do mundo.

Leia mais textos da autora aqui.

 

Matheus Leitão é filho da jornalista Míriam Leitão e cresceu acompanhando a trajetória da mãe. Contrária à ditadura, ela foi presa e torturada enquanto estava grávida, uma crueldade que motivou Matheus a investigar mais a fundo esse capítulo tão sombrio da história brasileira. Em seu texto, ele fala sobre os jovens que ousaram arriscar suas vidas desafiando o regime militar.

Leia mais textos do autor aqui.

 

Para encerrar nossa lista, a autora do romance jovem As férias da minha vida, Clara Savelli, dá algumas dicas sobre como se tornar um bom escritor. Segundo ela, é preciso muita paciência, persistência e gostar muito de ler! Confira o texto completo.

Leia mais textos da autora aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *