Notícias

A vida mentirosa dos adultos, novo livro de Elena Ferrante, chega ao Brasil em setembro

7 / abril / 2020

Uma das maiores vozes da literatura contemporânea, cuja identidade permanece em segredo, Elena Ferrante retorna com seu primeiro romance em cinco anos.

A vida mentirosa dos adultos, que teria lançamento simultâneo em mais de 20 países no mês de junho, teve a data de publicação postergada para setembro de 2020. No Brasil, a obra chegará às livrarias brasileiras pela Intrínseca.

Ferrante é autora da Tetralogia Napolitana, que vendeu mais de 12 milhões de exemplares em todo o mundo e deu origem à série A amiga genial, da HBO. Ela também assina romances já publicados pela Intrínseca, entre eles A filha perdidaUm amor incômodo e Uma noite na praia, além do livro de não ficção Frantumaglia. Em suas obras, ela explora os conflitantes, e por vezes perturbadores, sentimentos que perpassam a maternidade, o casamento e as relações femininas.

Sobre a mudança de data de publicação do novo livro, Eva Ferri, publisher italiana de Ferrante, compartilha sua comoção com os leitores:

“Todos queremos que os leitores vivam a experiência plena da alegria deste lançamento ― juntos, nas livrarias, com seus livreiros de confiança. E é mais provável que isso  aconteça em setembro, quando o mercado mundial estará mais forte. Estimo muitíssimo os esforços e a compreensão de todos os editores ao redor do mundo que se juntam a nós neste lançamento. A vida mentirosa dos adultos é uma história sobre amadurecimento e creio que, depois desta experiência, todos teremos amadurecido um pouco e aprendido muito. Espero ansiosamente o momento de celebrar isso, e o livro da Elena, com todos ao redor do mundo.”

O novo livro narra o crescimento de Giovanna, uma jovem moradora de um respeitável bairro de classe média de Nápoles, no período de seus 12 a 16 anos. Ambientado na década de 1990, A vida mentirosa dos adultos se inicia com um comentário do pai de Giovanna, que compara a falta de beleza da filha com a de Vittoria, tia da menina, sua irmã. Figura lendária na família e afastada do convívio de seu núcleo por motivos incertos, Vittoria desperta a curiosidade de Giovanna, que hesita entre considerar o comentário um insulto, uma condenação ou uma profecia. Explorando as periferias de Nápoles, ela parte em busca dessa mulher misteriosa.

Leia um trecho:

“Dois anos antes de sair de casa, meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia. A  frase foi  proferida entre sussurros, no apartamento que os dois, recém-casados, haviam comprado em Rione Alto, no início da Via San Giacomo dei Capri. Tudo ― as ruas de Nápoles, a luz azul de um fevereiro muito frio, aquelas palavras ― permanece inalterado. Mas eu escapei, ainda estou escapando, através destas linhas cuja intenção é delinear a minha história, mesmo que na verdade eu não seja nada, nada que me pertença, nada que tenha começado de verdade ou sido levado a cabo: apenas um nó cego, e que ninguém, nem mesmo a pessoa que neste momento escreve, saiba dizer se esse nó contém o fio certo para guiar uma história ou se não passa de uma confusão embolada de sofrimentos, sem redenção.”

 

Na trama, acompanhamos Giovanna percorrer a transição crucial entre a juventude e a vida adulta, quando verdades e lições de vida são evidenciadas, algumas vezes de forma dolorosa. A vida mentirosa dos adultos é uma cativante história sobre o que ganhamos e perdemos com a passagem do tempo.

Conheça os livros da autora

 

Tags , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

Uma resposta para “A vida mentirosa dos adultos, novo livro de Elena Ferrante, chega ao Brasil em setembro

  1. Como é que vocês fazem o anúncio de um livro, colocam até um trecho traduzido e nem ao menos citam o nome do tradutor? Tradutores não são fantasmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *