Listas

Cinco maneiras divertidas de estimular a criatividade em casa

3 / abril / 2020

A gente acredita que a criatividade surge nos momentos mais inesperados, e esse pode ser o momento certo para você explorar seu lado artístico. Se você já não sabe mais o que fazer dentro de casa, confira a lista que reunimos com atividades divertidas para se distrair e liberar toda a sua energia criativa:

 

1) Comece um bullet journal

Manter um diário é uma das formas mais baratas de aliviar o estresse e esvaziar a mente. Se você tem dificuldade, comece fazendo algo pequeno. Pegue um caderninho esquecido e escreva qualquer coisa. Não precisa fazer sentido. Aos poucos crie metas como: “hoje vou escrever sobre o último filme que vi” ou “vou criar uma lista com as minhas comidas favoritas”. Faça desenhos, use washi tapes para decorar, adesivos, canetas coloridas e tcharã, você estará journaling sem nem perceber.

 

2) Responda Uma pergunta por dia

Para quem tem dificuldade em se soltar e pensar em assuntos sobre os quais escrever num bullet journal, uma boa dica é começar com um diário que já tem perguntas. O livro Uma pergunta por dia é perfeito para isso, pois, como o nome sugere, cada página vem com um questionamento, como por exemplo: “Se você fosse personagem de um livro, quem seria?” ou “Escreva a primeira linha da sua autobiografia”. Ele permite que você registre cinco anos da sua vida, e é um exercício excelente para refletir sobre si mesmo.

 

3) Aprenda a fazer origami

O origami é uma das formas de arte mais antigas do mundo, e muitos estudiosos acreditam que ela surgiu junto da sua matéria-prima, o papel. Criado no Japão, o origami fazia parte de cerimônias religiosas, representando divindades japonesas adoradas por todos. Por isso, existiam muitas regras que ao longo dos anos foram se flexibilizando. Atualmente, o tsuro é um dos formatos mais populares, e ele representa um pássaro da família das garças e cegonhas, um símbolo de saúde e fortuna. Existem vários tutoriais na internet e basta um pedacinho de papel para praticar essa arte milenar!

 

4) Destrua suas criações

Destruir também é criar! Ao longo da história da arte sempre existiram muitas regras, e a única forma de “andar para a frente” encontrada pela maioria dos artistas era romper com as convenções. Os expressionistas, os dadaístas, os surrealistas e diversos outros movimentos artísticos tiveram essa característica. Por isso, uma ótima maneira de honrar o legado da criatividade no mundo é se libertar de qualquer tipo de inibição, e com Destrua este diário isso fica bem mais fácil. A proposta do livro é questionar a forma como lidamos com os objetos, propondo atividades muito inusitadas e divertidas como “despejar café no livro” ou “calçá-lo como um tênis”.

 

5) Volte a colorir

Muita gente ainda acredita que essa é uma atividade reservada às crianças, mas colorir é uma das formas mais eficazes de relaxar. Outro beneficio interessante é melhorar a sua precisão e coordenação motora. Existem diversos livros para isso, com páginas e páginas de atividades para todas as idades, mas também é possível baixar ilustrações na internet de vários artistas bem legais. Você pode usar lápis de cor, canetinhas hidrocor, aquarela, tinta… O importante é deixar a criatividade correr solta!

 

Você tem alguma dica para incentivar a criatividade? Conta para a gente nos comentários!


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *