Listas

Memórias e viagens no tempo: 5 filmes para você assistir agora

3 / abril / 2020

Bem agora, neste momento, você está viajando no tempo. Ou melhor, viajando através do tempo. Apesar de estarmos sempre caminhando em direção ao futuro, é muito comum vermos filmes sobre viagens ao passado – seja para alterá-lo ou para revivermos os nossos piores erros e arrependimentos.

Em Recursão, aprendemos que o tempo é como um livro: cada página é um momento diferente e nossa mente só consegue entender um episódio por vez. Mas se o tempo é só uma ilusão construída pela memória, o que acontece quando misturamos esses dois conceitos?

Na lista abaixo, escolhemos 5 filmes que falam dessa simbiose entre memória e tempo para você assistir agora mesmo.

 

Efeito Borboleta (2004)

Um clássico é sempre um clássico. O longa estrelado por Ashton Kutcher é um dos filmes de viagem no tempo mais famosos dos últimos anos e um dos mais polêmicos quando se trata de finais alternativos – o longa teve três opções presentes em seu material extra.

Efeito Borboleta conta a história de Evan (Ashton Kutcher), um garoto que sofre com vários apagões desde pequeno, sem jamais lembrar o motivo dos desmaios. Já na faculdade, ele recupera um diário antigo e percebe que, ao se recordar de um acontecimento, ele tem o poder de voltar a esse dia e refazer sua história. É por isso que ele sempre tinha apagões: eram colunas em branco de suas viagens do futuro.

Assim, o personagem decide consertar sua vida e desfazer todos os erros e traumas de sua jornada. Mas aos poucos ele percebe que alterar algo no passado, mesmo algo que pareça insignificante, pode comprometer todo o seu futuro. Efeito Borboleta fez muito sucesso  no início dos anos 2000, e quando chegou às locadoras era quase impossível encontrar um DVD disponível para alugar.

Ah, e lembra que falamos sobre os finais alternativos? Todos eles mostram uma possibilidade para a decisão final de Evan, mas um deles é o mais chocante de todos: o protagonista volta à sua primeira memória, de quando ele ainda estava na barriga da mãe, e se mata, evitando assim toda a cadeia de eventos posteriores. Sinistro…

Onde assistir: HBO Go

 

Corra, Lola, Corra (1998)

Ao contrário de Efeito Borboleta, esse filme alemão não ficou tão conhecido por aqui,mas seu ritmo é igualmente eletrizante. A história começa quando Lola (Franka Potente) recebe a ligação do namorado, Manny, com uma notícia terrível: ele está devendo dinheiro a traficantes e não tem como pagar. Seu tempo está acabando, e se ele não arrumar a grana em 20 minutos, vai assaltar o mercadinho mais próximo. Lola então sai correndo de casa em uma busca frenética por dinheiro em uma verdadeira corrida contra o relógio.

Mas e a viagem no tempo? Um pequeno spoiler: Lola falha na primeira tentativa. Mas, quando isso acontece, ela consegue voltar ao início com todas as memórias da corrida anterior e pode tentar um futuro diferente.

Corra, Lola, corra é um filme frenético, cheio de adrenalina e com uma trilha sonora hipnotizante. Sem sombra de dúvidas, uma experiência única para o espectador.

Onde assistir: Apple iTunes e Microsoft Store

 

Questão de tempo (2013)

Quando Tim (Domhnall Gleeson) completa 21 anos, seu pai lhe conta um segredo: todos os homens da família são capazes de viajar no tempo. Para isso, basta ir a um lugar escuro, se concentrar em uma memória e pronto: quando ele abrisse novamente os olhos, estaria de volta àquele momento do passado.

Anos mais tarde, Tim se muda para Londres e conhece Mary (Rachel McAdams), o amor da sua vida. Mas logo ele percebe que alterar o passado pode custar mais caro do que jamais imaginou.

Questão de tempo é um filme sensível e delicado sobre vida e família, uma comédia romântica que com certeza te levará às lágrimas em vários momentos — lágrimas de alegria ou de tristeza.

Onde assistir: Telecine Play, Globo Play, Apple iTunes e Google Play

 

No Limite do Amanhã (2014)

Viva. Morra. Repita.

Essa foi a chamada usada para a divulgação de No Limite do Amanhã, filme de Doug Liman estrelado por Tom Cruise e Emily Blunt. Na trama, depois de anos em guerra contra uma raça alienígena, o major William Cage vai para Londres e acaba sendo enviado erroneamente ao campo de batalha. Lá, ele é mortalmente ferido durante uma explosão e morre.

E então ele acorda.

Novamente na base militar, Cage logo percebe que, todas as vezes que morre, também é jogado de volta a esse momento no tempo e ganha mais uma chance na terrível luta pela humanidade. Aos poucos, ele traça a estratégia que pode lhe garantir a vitória e, ao conhecer a guerreira Rita Vrataski, decide ir até o fim — custe quantas vidas (dele) custar.

Um ótimo filme de ação cheio de reviravoltas eletrizantes!

Onde assistir: Apple iTunes, Microsoft Store e Google Play

 

The Discovery (2017)

Quando o cientista Thomas Harbor (Robert Redford) comprova a existência da vida após a morte, o mundo vira um verdadeiro caos, já que parte da população decide se suicidar em busca de uma “vida” melhor.

Amargurado com a lembrança do suicídio da própria mãe, Will (Jason Segel), filho de Thomas, decide ir até a casa do pai para confrontar essa descoberta. No caminho, ele conhece Isla (Rooney Mara), uma mulher misteriosa e cheia de problemas que muda por completo sua percepção de vida, futuro e passado.

The Discovery é um filme instigante sobre memórias e arrependimentos, uma daquelas histórias capazes de te deixar pensando no final por semanas.

Onde assistir: Netflix

Tags , , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

2 Respostas para “Memórias e viagens no tempo: 5 filmes para você assistir agora

  1. Seguindo a mesma linha também temos: O Preço do Amanhã, A Mulher do Viajante no Tempo e a Incrível História de Adaline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *