Listas

Melhores adaptações de livros para a TV e o cinema

26 / março / 2020

Compartilhar boas histórias é o que mais amamos fazer. E ver nossas histórias e personagens favoritos saírem do papel e ganharem vida nas telas é um sentimento inexplicável.

 A partir de boas adaptações, podemos conhecer novas leituras e explorar cada detalhe daquele universo. Por isso, separamos uma lista com os melhores filmes e séries inspirados nos nossos livros! Pegue a pipoca, prepare a sessão de cinema em casa, chame a família toda e assista às histórias que conquistaram um lugar especial nos nossos corações e estantes:

 

1. Quem é você, Alasca?

 Em 2019, o primeiro livro escrito pelo nosso querido John Green ganhou uma série imperdível na plataforma de streaming Hulu.

 Quem é você, Alasca? conta a trajetória de Miles, um garoto tímido e cansado de sua vida monótona, que decide sair de casa e procurar por um “Grande Talvez”. Nesta busca, ele vai parar no internato Culver Creek, onde encontra o maior enigma de sua vida: Alasca Young.

 

2. Objetos cortantes

Quem acompanha a Intrínseca sabe o quanto somos apaixonados pela Amy Adams! Estrela de A Chegada e Animais Noturnos, adaptações dos nossos livros História da sua vida e outros contos e Tony & Susan, seu mais recente trabalho na televisão foi Sharp Objects: Objetos cortantes, inspirado no thriller psicológico de Gillian Flynn.

 Na trama, acompanhamos a história de Camille Preaker, uma jornalista recém-saída de um hospital psiquiátrico que precisa encarar as feridas do passado e retornar à cidade natal para investigar o assassinato e o desaparecimento de duas meninas. Agora, além de se ver obrigada a lidar com sua família disfuncional e seus demônios internos, Camille vai descobrir segredos perturbadores capazes de deixar qualquer um sem fôlego.

 

3. Pequenos incêndios por toda parte

Aquela série que mal chegou e nós já consideramos pacas: Pequenos incêndios por toda parte!

Estrelada e produzida por ninguém menos que Reese Witherspoon e Kerry Washington, a trama começa com um misterioso incêndio na casa dos Richardson, uma das famílias mais importantes de Shaker Heights. No bairro que beira a perfeição, onde tudo é cuidadosamente planejado, a chegada de uma nova moradora fez com que segredos profundos sejam revelados, abalando as estruturas do local e mostrando que as primeiras faíscas desse episódio surgiram há mais tempo do que se poderia imaginar.

 

4. Pequenas grandes mentiras

Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Shailene Woodley, Laura Dern e Zoe Kravitz dão um show de atuação e empoderamento feminino em Big Little Lies.

 Inspirada na trama de Liane Moriarty, a premiada história narra os acontecimentos que deram origem à catastrófica festa oferecida aos pais dos alunos do jardim de infância da escola de Pirriwee. Todos sabem que alguém morreu naquela noite. Mas como isso aconteceu? E quem é o culpado?

 Em torno do mistério, acompanhamos também a indescritível força da união entre mulheres e o perigo das meias verdades que contamos o tempo inteiro.

 

5. Com amor, Simon

Resultado de imagem para love simon gifs

Becky Albertalli é minha pastora e grandes histórias de amor não faltarão nesta listinha! <3

 Aos 16 anos, Simon vive um dilema: ele é gay, mas não sabe como falar sobre o assunto com a família e os amigos. Ele entende que não há nada de errado nisso, mas tem medo de que as coisas fiquem diferentes com as pessoas que ama.

 Quando começa a trocar mensagens com o misterioso Blue, um menino do colégio que enfrenta o mesmo dilema, acompanhamos o desenvolvimento de uma grande história de amor, coragem e aceitação.

 

6. Um dia

Resultado de imagem para one day movie gifs

Preparem os lencinhos! Chegou a hora de se emocionar com o inesquecível romance de David Nicholls.

 Em Um dia, testemunhamos os encontros e desencontros de Emma e Dexter ao longo de vinte anos. Quando o dia 15 de julho de 1988 nasce, os dois seguem caminhos diferentes, mas já está feito: por mais que briguem, escolham estilos de vida diferentes ou lutem por ideais opostos, os destinos de Dex e Em estão irremediavelmente ligados.

 

7. A culpa é das estrelas

Resultado de imagem para the fault in our stars movie gifs

Outro romance perfeito para deixar a gente chorando horrores debaixo das cobertas com uma panela de brigadeiro no colo é A culpa é das estrelas, de John Green.

 O filme conta a história de dois adolescentes que se conhecem em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Em meio às fatalidades de suas vidas, Hazel e Gus descobrem juntos um mundo apaixonante e extraordinário.

 

8. Me chame pelo seu nome

Resultado de imagem para call me by your name movie gifs

Você se lembra da sua primeira paixão?

 É verão na Riviera Italiana. Entre discussões sobre arte e literatura e passeios de bicicleta, Elio e Oliver tentarão desvendar exatamente o que sentem um pelo outro. Intenso e delicado, Me chame pelo seu nome explora a beleza da primeira paixão narrada com as brutais emoções da juventude.

 

9. Como eu era antes de você

Resultado de imagem para me before you gifs

Nesta história que encantou milhares de pessoas ao redor do mundo, conhecemos a atenciosa e desastrada Louisa Clark, que acabou de perder o emprego no café em que trabalhava. Precisando do dinheiro para ajudar sua família, ela aceita trabalhar como cuidadora de um tetraplégico na casa da família Traynor. Lá, ela deve ajudar o mal-humorado Will, que desconta em todos à sua volta o ressentimento por estar preso em uma cadeira de rodas. Contudo, embora não desconfiem, eles vão marcar para sempre a vida um do outro.

O filme é inspirado no primeiro livro da trilogia Como eu era antes de você, da Jojo Moyes. Seria o nosso sonho um filme dos outros dois livros?

 

10. Garota exemplar

Tanto no livro quanto no filme, uma história que nos deixa fissurados do início ao fim, sem saber em qual personagem confiar, é Garota exemplar.

Na manhã do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece da nova casa, às margens do rio Mississippi. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, ele parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.

 

11. Crepúsculo

Resultado de imagem para twilight gifs

Que tal fazer aquela sessão nostalgia em casa e maratonar a saga completa de Crepúsculo?

Recém-chegada em Forks, Bella tenta se adaptar à nova vida ao lado do pai, com quem nunca conviveu. Contudo, ela não esperava que a repentina mudança para a chuvosa cidade lhe trouxesse uma paixão incontrolável pelo misterioso Edward Cullen, um vampiro capaz de ler pensamentos – menos os dela.

 

12. A princesa prometida

Resultado de imagem para princess bride gifs

Um clássico inesquecível da Sessão da Tarde: A princesa prometida!

Inspirando o filme dos anos 1980, a obra de William Goldman marcou gerações e se tornou referência dentro da cultura pop para vários filmes e séries, como Game of Thrones e How I Met Your Mother.

Em uma paródia aos contos de fada, A princesa prometida conta a história de Buttercup, uma camponesa que se apaixona perdidamente pelo jovem humilde que trabalha na fazenda de seu pai. Depois da suposta morte do amado, porém, ela concorda em se casar com um príncipe de outro reino. Pouco tempo antes de seu casamento, a princesa é capturada por um trio nada assustador e, a partir daí, as coisas mais inconcebíveis começam a acontecer com o grupo.

 

13. Para todos os garotos que já amei

Resultado de imagem para too all the boys gifs

Romances fofos, leves e divertidos para aquecer o coração? Temos!

Lara Jean teve cinco crushes na vida, e escreveu uma cartinha para cada um deles contando tudo o que sentia. O problema é que, apesar de secretas, alguém as enviou acidentalmente. Agora, a vida amorosa da menina – que era inexistente – virou de pernas para o ar, e ela vai precisar ter muito jogo de cintura para sair dessa confusão!

E olha que notícia maravilhosa: as adaptações dos dois primeiros livros da trilogia, Para todos os garotos que já amei e P.S.: Ainda amo você, já estão disponíveis e mal podemos esperar pelo último filme, Agora e para sempre, Lara Jean. Libera logo pra gente, Netflix! <3

 

14. Extraordinário

Resultado de imagem para wonder movie gifs

Chegou a hora de falar de um dos nossos bebezinhos, que encantou milhares de crianças e adultos com sua história emocionante.

Aos 10 anos, Auggie está pronto para frequentar a escola pela primeira vez. Com uma severa deformidade facial, o garoto tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Comentários

5 Respostas para “Melhores adaptações de livros para a TV e o cinema

  1. Desculpa, mas para todos os garotos que amei é muito melhor os livros, sendo que o melhor é o terceiro!!

  2. Faltou nessa lista As vantagens de ser invisível.

  3. Interessante! As melhores adaptações só foram da sua editora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *