Listas

Efeito Mandela: 10 exemplos de memórias falsas

6 / fevereiro / 2020

Sabe quando você e seus amigos se lembram com clareza de um fato ou evento, mas, de um dia para o outro, descobrem que ele nunca aconteceu?

Calma, você não enlouqueceu ainda. Tudo pode ser explicado pelo Efeito Mandela: o fenômeno que ocorre quando um grupo de pessoas compartilha uma memória falsa.

Em Recursão, novo livro do autor de Matéria escura, uma doença começa a assolar o mundo: a Síndrome das Falsas Memórias. De repente indivíduos passam a se lembrar com detalhes de vidas que nunca tiveram, o que os leva a tomar decisões catastróficas.

Inspirados pelo livro, reunimos alguns exemplos do Efeito Mandela. Confira:

 

1. A morte de Nelson Mandela

O caso que deu nome ao fenômeno começou com Fiona Bromme, uma pesquisadora de efeitos sobrenaturais, e uma convenção de Star Trek.

Fiona acreditava que Nelson Mandela havia morrido na década de 1990, quando, na verdade, o ex-presidente sul-africano faleceu em 2013, aos 95 anos. Conversando com outras pessoas no evento, percebeu que muitas compartilhavam da mesma crença — algumas até afirmaram assistir à transmissão de seu funeral décadas atrás.

Como tantas pessoas tinham a mesma memória falsa? Após divulgar o ocorrido em sites e fóruns, a teoria se espalhou, e usuários ao redor do mundo começaram a comparar lembranças. Hoje, Fiona se dedica a reunir e estudar casos como esse em seu site.

 

2. Dragon Ball Z e o 11 de setembro

Você se lembra de estar assistindo a Dragon Ball Z durante os ataques de 11 de setembro de 2001?

Muitas pessoas alegam que estavam vendo TV Globinho quando uma cena icônica do desenho — Goku reunindo forças para atingir o terceiro nível de Super-Saiayajin — foi interrompida para transmitir o plantão jornalístico sobre a queda das Torres Gêmeas.

Mas, de acordo com os registros do dia, o desenho nem chegou a ser exibido. Dragon Ball Z entraria no ar às 11h30, mas, assim que o ataque foi reportado, pouco após as 9h, o canal cancelou a programação seguinte para dar destaque à cobertura da tragédia.

Inclusive, se a programação normal tivesse sido mantida e o desenho houvesse sido transmitido, o episódio daquele dia ainda não seria o mencionado acima.

 

3. Reneesme, o bebê assustador

A saga Crepúsculo marcou uma geração inteira. Quem nunca ouviu falar da romântica história de uma humana se apaixonando por um vampiro vegetariano?

Seja assistindo ao filme ou rindo de memes no Twitter, você já deve ter se deparado com essa cena de Amanhecer – Parte 2:

Para simular a filha de Edward e Bella, a produção optou por um robô realista com feições de bebê. O experimento não deu muito certo, e o que deveria ser uma adorável criança se tornou um Boneco Chuck perturbador. 

Se você é como a equipe da Intrínseca, vai ficar chocado ao saber que a cena não chegou ao cinema desta forma. A imagem anterior é uma gravação dos bastidores e, antes do longa estrear, ela passou por alterações digitais na pós-produção.  

A cena que chegou às telonas foi esta:

É menos assustadora, mas igualmente esquisita.

 

4. A raba do Pikachu

Qual a cor do rabo do Pikachu?

A figura fofa do fiel escudeiro de Ash, em Pokémon, marcou a memória dos que cresceram durante os anos 1990 e 2000. Mas se ele é tão memorável assim, por que continuamos errando um detalhe de seu corpo?

 

Muitos acreditam que seu rabo possui uma faixa preta ao fim, mas isso nunca existiu. A cauda do Pikachu é — e sempre foi — amarela.

 

5. O problema de paternidade em Star Wars

Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back (1980)
Darth Vader (L) and Mark Hamill

“Luke, eu sou seu pai.”

Já ouvimos essa célebre declaração de Darth Vader para Luke Skywalker um milhão de vezes, certo? Errado.

Na cena de O Império Contra-Ataca, Luke diz para Darth Vader que ele matou seu pai, ao que o vilão responde: “Não, eu sou seu pai.”

Será que estamos enlouquecendo desde a década de 1970 ou isso é um clássico exemplo do Efeito Mandela?

 

6. Branca de neve e a rainha má

Você já ouviu a frase “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu”?

Essa é a fala mais memorável do clássico A Branca de Neve. Mas e se ela estiver errada? No filme de 1937, o texto correto da Rainha Má é “Fala, mágico espelho meu”.

Embora a primeira frase apareça no conto original dos irmãos Grimm, ela é comumente associada à adaptação da Disney e está muito clara em nossa memória. 

 

7. Shazaam

Aqueles que cresceram durante os anos 1990 talvez se lembrem de um filme chamado Shazaam, em que um gênio, interpretado por Sinbad, é descoberto por duas crianças. Bateu uma nostalgia? 

O curioso é que o ator afirmou nunca ter interpretado um gênio e, ao buscar pela produção na internet, nenhum resultado é encontrado. O filme nunca existiu.

Então por que muitas pessoas afirmam ter assistido e inclusive comentam com detalhes suas cenas favoritas?

Uma possível explicação é a confusão com outro filme da mesma década envolvendo gênios da lâmpada: Kazaam, com Shaquille O’Neal. Mas aqueles que afirmam terem assistido Shazaam lembram-se perfeitamente do ator Sinbad no papel do gênio… Estranho, não? 

 

8. O Pensador

Onde a mão da famosa escultura de Auguste Rodin repousa? Seria na testa ou no queixo?

Não se assuste se você errar: muitos acreditam que a resposta correta é na testa, mas a escultura, produzida há mais de 100 anos, apresenta um homem em conflito repousando a mão no queixo.

 

9. We are the champions?

Uma das músicas mais famosas da banda Queen tem uma polêmica envolvendo o estranho fenômeno. Você se lembra do fim da música, quando Freddie Mercury finaliza com “Cause we are the champions… of the world”?

Se respondeu sim, você foi afetado pelo Efeito Mandela! Na realidade, o complemento “of the world” é usado no meio da canção, mas não no final.

 

10. BÔNUS: Recursão, de Blake Crouch

Este exemplo não se passa em nosso universo, e sim no universo dos livros. Recursão é uma ficção científica eletrizante que explora um argumento muito importante para o Efeito Mandela: a memória muda nossa percepção da realidade.

Por isso, quando a Síndrome da Falsa Memória começa a assolar a população mundial, o detetive Barry Sutton parte em uma perigosa investigação até o centro do problema. Como essa doença surgiu? E como ela é transmitida?

Enquanto isso, a neurocientista Helena Smith trabalha em seu projeto de cura para o Alzheimer quando é abordada por um misterioso bilionário interessado em financiar sua pesquisa. No entanto, seu desejo de criar um bem para a humanidade se torna o propulsor do caos, gerando não apenas inúmeras disputas a nível global, como também um novo patamar científico.

O tempo não é mais como o conhecemos, e Barry e Helena terão de se unir se quiserem sobreviver — e salvar a todos nós.

Recursão já está disponível nas livrarias. O livro foi enviado na caixa de outubro do clube intrínsecos, clube de assinatura da Intrínseca, em uma edição exclusiva com brindes que complementam a leitura.

Kit de outubro/2019 com o livro Recursão, revista intrínsecos, marcador, cartão-postal e brinde

 

Qual a explicação para o Efeito?

Se você achou esses exemplos de Efeito Mandela assustadores, espere só até ouvir as possíveis causas. Preparem-se, fãs de ficção científica!

A mais conhecida é a Teoria do Multiverso, ou seja, a noção de que existem mundos paralelos parecidos com o nosso e que ocasionalmente se interseccionam.

No universo paralelo vizinho ao nosso, talvez Mandela tenha morrido na prisão e a transmissão de Dragon Ball Z tenha sido interrompida pela cobertura do 11 de setembro.

A outra possível explicação pode ser resumida por: estamos vivendo na Matrix. Há uma teoria de que vivemos em uma simulação, e esses “delírios coletivos” são falhas na programação.

E aí, você acha que o Efeito Mandela é loucura ou uma possibilidade?


Saiba mais sobre os livros

Comentários

102 Respostas para “Efeito Mandela: 10 exemplos de memórias falsas

  1. Sobre a canção We Are The Champions a observação está errada. Como muitas outra bandas o Queen tem várias gravações das mesmas músicas, incluindo gravações de show ao vivo e nessas gravações ele finaliza com “of the world” sim.

  2. ainda bem que existe esse texto, pq foi mto chato por anos ver meus amigos falando que estavam assistindo dragon ball na hora do atentado, e eu sabia que isso nao era vdd… pra mim esse tipo de situação acontece pq as pessoas falam muito e por isso mentem muito tbm, apenas para continuar o papo, e quem esta ouvindo, para ser “simpatico” concorda com ela e a mentira avança

  3. Rapaz, eu sempre escutei falar que o episódio de DBZ foi cortado pelo plantão kkkkkk Levava isso como uma verdade absoluta, mas eu mesmo não me lembrava disso e sempre falei que não lembrava, só que com todos dizendo não tinha como contestar. Ótima matéria

  4. Gente tô passada eu assisti o filme do gênio! !Agora burguei geral kkkkk

  5. Na verdade em alguns estados estava sim passando Dragon Ball,em outros não, dependendo da afiliada da Rede Globo os desenhos passavam em horários diferentes, lembro disso pois eu morava em MG e tinha parabólica com sinal do Rio e não era a mesma programação.

  6. Puts… Nem fala, tem também aquela que o Dulbledore e Gandalf eram o mesmo ator.

  7. Acredito que quando algo parece ser e muitas pessoas acham a mesma coisa, históricamente a verdade pode ser sucunbida e a mentira pode prevalecer até a verdade aparecer novamente

  8. Eu tenho anotado no meu diário que estava passando o programa Garrafinha na hora do atentado , eu tinha 8 anos e detalhei isso no meu diário ! Fico com ódio quando falam que passava dragon ball

  9. Na verdade no 11 de setembro eu lembro fielmente de estar assistindo Sailor Moon… e lembro que foi interrompido a programação

  10. O do Shazaam ja foi desmentido pelo próprio ator, a galera cavucou tanto que acharam o bendito filme, ai ele confessou que fez sim o filme kkkkkk

  11. Não sou muito de querer acreditar nestas coisas mas há muitos anos, em adolescente, eu juro a pés juntos que vi imagens da construção de um estádio de futebol antes sequer da aprovação do seu projecto. Eu falo de Portugal. Todos conhecem o grande Benfica certo? Pois o atual estádio, teve a sua construção aprovada a 28/09/2001. Porém em Junho desse ano, no site oficial do clube, já havia uma rudimentar livestream em que o utilizador podia acompanhar as obras de construção desse mesmo estádio. Ou seja, antes de ser aprovada a sua construção, já a mesma estava a decorrer. Tudo isto se passou quando tinha 12 anos, com o tempo as memórias foram se desvanecendo mas, depois que li mais sobre o estádio, começou me a fazer uma certa confusão. Até porque as primeiras imagens vi as na escola, pois não tinha internet (um bem de luxo na altura). Em Agosto desse ano, os meus pais colocaram o serviço em casa e, lembro me que foi dos primeiros sites que fui ver. O que se passou afinal? Mente instável de criança ou algo mais bizarro?

  12. Bem Luis, dejavu, algo como visitar o futuro num lusco fusco, antes de ter acontecido…não é incomum porque parece que as ações de hoje já estão definindo as do futuro logo…o destino, ou futuro possivel já aconteceu em
    algum lugar do espaço tempo.

  13. Isso já me aconteceu. Eu podia jurar que o ator Howie Mandell participou do clipe “We are the World”. Comentei isso com um primo meu e disse “tem certeza disso?”. Ele foi ver o clipe e não tinha o ator. Eu fui ver o clipe também no Youtube e realmente ele não está lá, mas tenho uma memória nítida dele cantando no coro de artistas. Esse efeito Mandela é a explicação mais plausível.

  14. Eu fico besta é dessas pessoas lembrarem o que estava passando. Eu nao lembro nem em que casa eu tava morando. Daí eu tenho q pensar muito na data q eu e minha família mudamos. Esse efeito madela nada mais é q nossa mete misturando coisas, nos pregando peças. Só acho.

  15. Isso do Freddie Mercury ele faz em um show por isso ficou marcado.

  16. a meio da musica do Freddie ele diz “of the world”;não existe nenhuma prova que “o pensador” tinha a mão na cabeça;não me lembro de o pikachu ter a cauda preta na ponta, as outras eu não consigo expelicar

  17. 11 de setembro eu assistia ao programa mais vc com Ana maria braga.

  18. Em maio de 2020, eu e meu filho estamos escolhendo Filme no Telecine. Daí eu disse, esse Resgate do soldado Ryan vi antes de você nascer, quando ainda estava com teu pai. Ele nasceu em 1996. Mas vi entre 94 e 95. Mas o pai jura que não viu comigo. Lendo isso aqui, achei interessante.

  19. Alguém aqui lembra da bolacha sabor avelã da richester? pois não se acha nada na internet e todos que eu pergunto não lembram, já vi pessoas perguntar no reclame aqui, porem a empresa só da uma resposta automatica

  20. Eu acho que o negócio do pikachu acontece pq a cauda do pichu é preta

  21. E eu que jurava que Axl Rose participou do clipe de are the world. Mas na real o clipe foi gravado em 85 e axl nem era famoso naquele ano. So vim descobrir isso agora pq vi o clipe de novo.

  22. Kakaroto foi se transformar em Super Saiyajin fase 3 e……..veio a cobertura: atentado as torres gêmeas! Imagine só a cena! Eu já ouvir muita gente dizendo que estava mesmo assistindo DBZ nesse dia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. “Kakaroto tentando se transformar em Super Saiyajin nível 3”, e…. no instante aparece a cena chocante: “atentado as torres gêmeas!”. Imagine só essa cena! Pois é. Parece que muitos imaginavam mesmo, ou melhor, já até viveu essa cena. Digo isso porque eu conheço muitos, mas muitos que disseram que estava assistindo DBZ. Eu sempre achei que não era muito contundente e autêntico esse acontecimento de DBZ com a cobertura da queda das torres gêmeas. Acho bem humarado, isso sim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  24. Eu tenho certeza absoluta que na minha infância eu comia uma bala mastigavel da kid’s sabor banana. Lembro até do gosto dessa bala. Da embalagem branca com as bananas, da cor dela, mas não encontro em lugar nenhum uma referência dessa bala. Até passei vergonha algum tempo atrás em uma roda de amigos que comentei sobre essa bala e ninguém entendeu nada.
    O filme Shazam eu lembro do filme e do pôster com o ator simbad. Se mais alguém lembrar desta bala e quiser comentar agradeço.

  25. A rainha má falou “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu”? Sim!

  26. Então, sobre a escultura… No jardim do Parque da Independência (Museu do Ipiranga) em SP, existe uma escultura muito parecida com essa da foto que colocaram aqui na matéria do blog… E realmente, nessa escultura o cara está com a mão na testa… Eu até tenho fotos que eu tirei dessa escultura.

  27. Sobre o “A Raba do Pikachu”, temos uma explicação.
    Geralmente (falando por mim) quando penso em Pikachu vem a imagem do Pikachu com a cabeça virada, fazendo o rabo dele ser tampado pelo final preto da orelha

  28. Minha irmã e eu temos memórias claras sobre o dia do falecimento do ator Arnold Schwarzenegger. Assistimos no fantástico em um domingo uma homenagem ao ator, além de falarmos o dia todo sobre o triste ocorrido, mas ele não chegou a falecer até o presente momento ? isso é bizarro, pois nós dois ainda nos lembramos com clareza sobre esse dia

  29. Sabe também uma coisa que eu acabei de perceber? Pessoas que possuem essas memórias claras sobre fatos que supostamente não aconteceram ( assim como eu ) nos lembramos com total clareza e nitidez sobre esses dias, como se algo inconsciente tornasse aquela data algo memorável, bizarro!

  30. Se não me engano em um EP do pokémon aparece um treinador que tem um Pikachu de cauda preta

  31. Eu lembro claramente de está sentado no chão assistindo dbz e quando o Goku estava se transformando em ssj3 o Platão da Globo interrompeu noticiando o atentado e isso não foi uma memória falsa

  32. Tem músicas também que sabemos a letra inteira, sem nunca ter ouvido.

  33. Claro que eu estava assistindo Dragon Ball bem na hora que foi interrompido pelo plantão da Globo. Lembro como se fosse hoje.

  34. Lembro do dia da morte do apresentador André Marques. As homenagens no jornal nacional e em outros jornais. Só que o cara n morreu. Perguntei se era reprise o the voice quando o vi, minha mãe ficou sem entender nada.

  35. Nossa eu sempre lembrei do Pikachu com uma faixa preta na ponta da calda.. fiquei besta agora

  36. Eu acho que a vida é uma simulação, e as galáxias são todas fases difíceis de chegar pq a gente tem que explorar toda a terra (Água, embaixo do solo…) tbm temos que saber sobre as coisas sobrenaturais, eventos como a explosão do reator em Chernobyl (E outros coisas) Coisas tipo o efeito Mandela, o Dejavu, etc.

  37. Como podemos confiar no nosso próprio pensamento quando não sabemos como pensamos?
    Eu sou da área das neurociências, e garanto que memórias falsas podem acontecer com todos. É normal porque o cérebro reconstrói a memória cada vez q recorremos a ela também e pode ser sugestionável e mudar, ou criar uma nova para substituir. ? Agora as realidades paralelas… Não se sabe. Podemos sempre manter a Mente aberta, mas, por favor, aprender sobre o cérebro também. Todos temos um e poucos sabem o seu funcionamento ou como usar o seu potencial.

  38. Olha, não sou louco. Eu estava dormindo (trabalhava a noite), e quando começou Dragon Ball Z, minha esposa me acordou pra assistir o episódio e de repente entrou o plantão da Globo mostrando o atentado.

  39. Ou é falha na Matrix, ou lembranças de outra dimensão ou tem algum engraçadinho viajando no tempo e modificando tudo….kkkkk

  40. Na realidade o episódio de DBZ não foi ao ar. Acontece que no dia anterior, nas cenas do capítulo seguinte aparece Goku se transformando em SSJ3, então no dia do atentado muita gente foi pra casa na expectativa de assistir a transformar, contudo o episódio acabou não indo ao ar devido a cobertura do atentado.

  41. Bem, muitas pessoas já relataram esse fenômeno, a teoria da conspiração sobre o efeito mandela eu diria ser uma bobagem! na minha opnião o efeito mandela se trata de um fenômeno em que o nosso cérebro cria um acontecimento mais válido, é bem semelhante ao dejavú, o nosso subconsciente pode acabar bagunçando os fatos e transformado em algo mais válido, por você não estar prestando a atenção o ”efeito das memórias falsas” pode ”atacar”, e a teoria de ter multiversos é uma teoria completamente hipotética, eu diria que o efeito mandela é completamente psicológico

  42. Mano eu tinha certeza que o picachu tinha o. Rabo com facha preta é sério

  43. Cara isso é incrível ,eu juro que estava assistindo o DBZ ,nesse dia fiquei com raiva pq era numa sexta feira e tinha que esperar até segunda para vê o episódio!

  44. Eu me lembro claramente eu almocando, ja vestida na farda pra ir pra escola, so esperando dbz acabar pra poder ir e aconteceu o plantao anunciando o 11 de setembro, porem muitas pessoas falam que em algumas regiões a tv globinho passava wm horario diferente

  45. O do Shazam já foi confirmado e se procurarem no YouTube, existe um comercial feito na época pelo actor a representar um génio, mas foi um comercial publicitário e não um filme. Eu já o vi e é real, daí a confusão de muitos.

  46. “Alguém aqui lembra da bolacha sabor avelã da richester? ”
    Era um biscoito quadrado, com embalagem de cor branca? Porque se for, eu lembro, e ninguém mais lembra dessa biscoito, nem encontro nada dele na internet! Mas era uma delícia, o meu favorito na infância.

  47. Eu acho que é possível sim, o efeito Mandela

  48. Eu sofro de perca de memória e sempre falo coisa que não existe. Uma deles que eu brigo com minha esposa sobre um dia que fomos no cinema e assistimos ao filme dos Thundercats em live action em 2009. Enquanto minha esposa fala que esse filme não existe. E eu assisti esse filme no cinema em 2009 onde o Brad Pitt e o Vin diesel participa. Mas procurei esse filme na internet e não encontrei. Eu fiquei assustado que faço até terapia por causa dessas lembranças malucas que nunca aconteceu. Eu vi até o Brasil sendo hexa vencendo a Suécia na copa de 2014 no Maracanã e também me lembro do show do Beatles em São Paulo do Cristiano Araújo estar vivo. De 2016 pra cá eu uso Clonazepam é o Amitripilina. E entrei em uma depressão por achar que estou em outro mundo.

  49. Se procurar no YouTube tem o corte do desenho do dragon ball no dia do atentado.

  50. Eu assisti com minha mãe e meu saudoso pai, o velório do Chico Xavier pela tv. Vimos o corpo dele no caixão, uma igreja lotada de pessoas emocionadas se despedindo dele, o repórter comentando o ocorrido… MAAAAS, ele só morreu alguns anos depois!!! Mas como, NÓS TRÊS VIMOS AQUILO NA TV AO MESMO TEMPO?????

  51. Então Sidinei, dei uma pesquisada sobre esse filme e acabei encontrando um fan-trailer com essas exatas descrições, publicada em 2009, com Vin Diesel e Brad Pitt em uma live-action do ThunderCats, esse é o link do video:
    https://www.youtube.com/watch?v=fb50GMmY5nk
    Sinto muito por você estar sofrendo, o cérebro é uma coisa complexa de se entender, não fique com medo por isso, podem haver diversas influências, sugiro criar um diário ou anotações já que sofre de perca de memória

  52. Meu primo assistiu o dbz e o shazaam e realmente estava passando isso ja existiu vei. Eu já assisti pokemon era preta a cauda do pikachu

  53. Esses exemplos não são bons pois fica claro tratar-se de uma simples confusão mental.

  54. pessoal a respeito do pikachu acredito que o pessoal confundiu com o raiochu que tem a cauda preta até a metade

  55. Cara eu to assustado com isso, eu lembro como se fosse hoje, fiz um trabalho de escola na quinta seria sobre a estátua de o pensador, e lembro perfeitamente de várias figuras que tirei xerox e recortei pra colar no trabalho, ele tinha a mão na cabeça, eu tirei 10 no trabalho, e a mão dele era na cabeça tenho certeza absoluta

  56. eu lembro de ter assistido um filme na sessão da tarde de um genio e tinha uma cena que voavam no tapete mas não sei dizer qual ator era e esta mais parecido com esse 5perdido do que o do jogador de basquete

  57. Claro que cantam o “of the word” no final, só que eles faz isso na versão live, a recém vi no YT.

  58. Gente, lendo os comentários acabei de lembrar de uma coisa, quando eu era criança eu desenhava o rabo do Pikachu no formato de triângulo e não quadrado, e nesse triângulo eu colocava a faixa preta na ponta, era só eu que lembro do rabo pontudo no Pikachu?

  59. Não é porque existe uma explicação para algo que este algo se reduz à esta explicação. Uma explicação é sempre uma redução da realidade a fim de satisfazer nossas necessidades por clareza. Portanto, dizer que estes eventos são memórias falsas ou confusões mentais de modo algum esgota o que de fato ocorreu nestes casos. A própria ciência se desenvolve transgredindo de tempos em tempos o que ela mesma antes não era capaz de explicar ou que simplesmente não dava créditos como algo digno de investigação científica. Assim como a Neurociência e a Física ainda chegarão a uma transdisciplinaridade que poderá viabilizar compreendermos a complexidade disso que chamamos Efeito Mandela. De experiência própria, vi o VHS de Shazam, com o ator Sinbad, muitas vezes em 1994. Na locadora em frente ao meu colégio deixavam esta fita em uma prateleira próxima à porta e eu a via todos os dias daquele ano quando saía da aula para ir para casa. E em 1996 lembro deste filme na mesma prateleira do Kazaam, filme semelhante, mas com o Shaquille O’Neal de protagonista. Ou seja, vi ambos os filmes no mesmo local e por muitas vezes.

  60. eu achava que o da Renesmee era só meme do Twitter pq assisti o filme várias vezes e não lembrava daquela atrocidade kkkkkk era só uma bebê com algum tipo de efeito pra ficar parecida com a Mackenzie foy

  61. Na verdade a programação da Globo é diferente pra cada Estado e Região, no caso da EPTV Campinas (Globo) estava sim passando DBZ na hora do atentado, porém, não o episódio que o Goku ta reunindo forças, tava no começo da Saga Majim Boo, acho que na primeira transformação em SSJ3, é que eles enrolam 50 eps na mesma cena kkkk mas é algo por ali, não era no final não, mas que era DBZ era sim. Varia muito pra cada região, hoje vemos isso na Gatonet, você tem a Globo de vários estados e regiões e cada uma ta passando um jogo diferente do Brasileirão.

  62. Tem também o velhinho do jogo Monopoly, que todo mundo acha que tem um monóculo… Mas é o contrário

  63. Eu tenho a nítida memória de ver a Rosemary pcom a faca pegando o bebê demônio do berço preto e se atirando pela janela. Este sempre foi o meu fim para O Bebê de Rosemary kkkkkk

  64. Cara, que bizarro isso mano… mas mano, acho que não existe um efeito Mandela mais bizarro que o candle cove. Tipo, um montão de gente no mundo todo jura de pé junto que quando era criança, nos anos 70, eles assistiam a um programa de TV sobre piratas chamado candle cove, e ai teve uma discussão gigante com vários posts sobre o programa num fórum de discussão da Internet, e quem comentava sempre se lembrava de vários detalhes, a galera lembrava de episódios inteiros do programa, mas quando foram procurar, eles descobriram que não existe nenhuma evidência que o programa sequer tenha existido e depois de meses um outro cara veio e comentou que ele perguntou pra mãe dele sobre o programa, e ela disse que quando o mlk dizia que tava assistindo o tal candle cove, ele na verdade só ficava parado assistindo um canal que era só uma tela chuviscando por trinta minutos, onde não tinha nada passando, e o pior é que não é uma memória ou outra, a galera se lembra dos personagens, dos episódios, de como p programa era feito, até de frases de efeito dos personagem e de cenas específicas, é no mínimo bizarro que centenas de pessoas pelo mundo todo se lembrem com tanta precisão de algo que nunca existiu

  65. Aguem ai asistiu na decada de 90 um filme com ursos de pelucia chamado ziuokis eles apareceram tabem no star wars como povo da areia

  66. Cara, é complicado quando entramos neste tema de memórias exóticas, que tanto podem ser falsas (um compilado de coisas que associamos como verdadeiras sem o serem) como realmente podem ser algo mais. Após a matéria li todos os comentários e anotei algumas coisas ditas para pesquisas. Depois de fazê-lo fui notando que algumas coisas tinham fácil explicação enquanto outras não. Por exemplo: um comentarista citou o fito de live action dos Thundercats com Vin Disel e Brad Pitt afirmando tê-lo visto enquanto todos ao redor diziam que o mesmo não fora filmado. Mais abaixo outro comentarista mostrou o link do YouTube com este trailer feito por fãs (que ainda está lá no YouTube disponível). Outras coisas como o suposto seriado “Candle Cove” (pesquisem sobre que vale a pena) podem ser uma memória falha de um compilado de seriados de marionetes do tipo que alguém de um fórum achou que lembrava, outros também e depois muitos só aumentaram a lenda, ora por crerem nela, ora por zoação e assim vai, até que a coisa ganhou corpo próprio.

    No entanto, vale uma reflexão: a nossa ciência atual é a melhor que temos até o momento, porém ainda deixa a desejar quanto a respostas como o Efeito Mandela. Diversos estudos em muitos campos mostram como os seres humanos sempre tentaram encontrar – desde sempre – um padrão no todo que nos soa aleatório, quando não o é. A natureza é super organizada, porém é tão complexa que a nós parece um caos. Pense num sorteio de loteria. Os números escolhidos parecem aleatórios e sem ligação entre si, contudo à luz da Lei dos Grandes Números fazem sentido. Pegue a Mega Sena: são 60 números onde 06 são escolhidos. A coisa parece aleatória, contudo, temos as sequências organizadas que podem ser de 01-02-03-04-05-06 a 55-56-57-58-59-60. Por mais que pareçam aleatórias, elas têm ordem. Não podemos ter, por exemplo, 00 ou 61, 73 e por aí vai.

    Agora, pense no mundo ao redor. Ele é amplo e os nossos sentidos reduzem as percepções por questões de nossa sobrevivência. Todos os sentidos que temos foram baseados para que tivéssemos mais chances de sobreviver na lei da adaptabilidade, assim como os demais seres vivos. Todo o nosso corpo é baseado nestas adaptações desde as menores partículas de organelas celulares e estruturas de DNA até os grandes sistemas. O que foge disso chamamos doenças. No entanto, algumas mutações mão são maléficas e ajudam na adaptação. Pense na lactase. Esta enzima existe em abundância quando mamamos o leite materno e diminui (quase some) quando viramos adultos, a não ser que (como nossos antepassados dos últimos dez mil anos, mais ou menos, que descobriram a agricultura) bebamos leite e comamos lacticínios. Povos com mais históricos de pastoreio possuem maior digestibilidade de lactose por manterem a lactase ativa mesmo na vida adulta.

    Beleza, mas o que isso tem haver com o tema? Tudo. Pense no Tempo. Sabemos, em parte, medi-lo, contá-lo e entendemos a base de sua ordem como passado-presente-futuro. Beleza, mas e se ele for mais do que isso. Alguns físicos sugerem que o tempo é a quarta dimensão material e outras ideias mais interessantes e bizarras. Entretanto e se assim como nossos sentidos são falhos em captar a realidade ao redor, nossos cérebros forem falhos em captar a real dimensão do tempo? Se realmente o que chamamos de linhas temporais na ficção forem uma espécie de cálculo probabilístico do que poderia ter sido e não foi? Quiça até mesmo se realmente existirem versões alternativas das coisas que acabamos tendo acesso assim como estas outras versões também possam ter acesso ao que somos e pensem que somos ilusões suas. Diz um enigma antigo que quando nos olhamos no espelho, quem é que está olhando quem. O ovo e a galinha.

    Bem, tudo pode ser só uma ilusão igual a muitas que nos enganam e todas estas memórias falsas serem apenas enganos que mais pessoas, por diversas razões, acabam percebendo igual. Pense no caso do Viés de Confirmação. Os estereótipos e preconceitos que se formam sobre coisas, pessoas, grupos e países que sem nem percebermos acabamos afirmando com convicção. Aqui no Brasil mesmo quantas pessoas não vão presas por fotos borradas se parecerem com elas? Quantos casos de crimes não são narrados por indução e somados ao reconhecimento por foto não se ajustam sem nunca terem ocorrido? As novas versões das bruxas que íam para as fogueiras quando muitas acusações eram apenas fantasia, preconceitos ou intrigas mesmo que vizinhos briguentos acusavam e outros íam na onda afirmando coisas que imaginavam.

    Deste todo, temos que pensar numa coisa: a que ponto o Efeito Mandela deve nos influenciar? Com a internet cada vez mais ampla em conteúdos e arquivos, fica mais fácil pesquisarmos as nossas dúvidas. Alguns comentaristas, utilizando as ferramentas de busca, responderam comentários dando as fontes das supostas memórias, que ora se confirmavam, oram se desmentiam. Contudo, pense: se depois de toda a pesquisa feita sem uma resposta não foi apenas um lapso de criatividade que lhe saltou à mente e que pode ser utilizada de algum modo. Todos temos a capacidade artística em nós e por nem todos a utilizarem com frequência, ela pode se manifestar como um nervo, sem querer. Talvez seja a hora de dar-lhe mais liberdade.

    Contudo, para encerrar este longo comentário (que talvez, ou ninguém leia, ou dois ou três menos preguiçosos kkkkkk…) fica a reflexão: estejamos na Matrix ou noutra simulação, tenhamos linhas alternativas ou não, sejam apenas bugs do nosso cérebro ou não, como podemos soltar o potencial inexplorado de nossas mentes para fazermos melhor do que fazemos as nossas vidas. Será que todos estes espantos ante a lapsos criativos não sejam um alerta de nosso cérebro relembrando que somos mais do que temos sido dizendo que aquela criança curiosa e com fome do mundo afoita pelo saber ainda está ali dentro de nós atolada por toneladas de preconceitos e coisas irrelevantes do cotidiano que tomam o nosso foco quanto podereríamos ser mais do que somos? Cabe a cada um de nós responder.

  67. Os outros eu não sei, mas a música do Queen gravada no estúdio realmente não tem o “of the world” no final. Porém, em algumas apresentações ao vivo o Freddie Mercury canta “of the world” no final. Hahahah

  68. Eu também jurava que um vizinho meu tinha morrido, até o dia que o encontrei na rua. E minha esposa também jurava que ele tinha morrido…

  69. Então estou vivenciando uma situação complicada. Tenho certeza que morri e vim parar em outro universo, ou dimensão sei lá. Tudo começou quando estava procurando um filme para assistir, então encontrei o filme BLISS, levei um soco no estômago, porque estou certa de que o Owen Wilson está morto! Ele estava até escalado pra fazer um filme que se passava no frio e tinha coisas de esqui e teve que ser modificado o ator, só não lembro o ano disso (alguém mais lembra?). Então comecei a procurar por personalidades que estão mortas, levei outro soco no estômago, Robin Williams, morto, impossível!!!!!! Ele fez um filme de ação recentemente com Robert Deniro! (Alguém mais?) Dentre outros, filmes que procurei e lembro ter sido feitos com outros atores, episódios de largados e pelados que eu assisti mas estão diferentes, esses foram os mais gritantes. Imediatamente, quando a minha mente foi inundada por essas informações e eu me dei conta do que aconteceu uma náusea subiu e eu vomitei, como quando alguém vê um corpo, sangue, sei lá, essas coisas que acontecem com os outros, mas comigo nunca tinha acontecido, um choque tão grande que me levasse a vomitar.
    Acontece que eu sou mãe, lá onde morri e aqui, mas aqui aconteceram coisas que os meus filhos comentam comigo e eu simplesmente não me lembro, porque não era eu que estava aqui.
    Tenho certeza que morri, lembro claramente dos eventos que culminaram em minha morte, estão nesse corpo, são marcas, posso provar, mas eventualmente aqui nesta linha esses eventos não culminaram na morte desse corpo, mas de alguma maneira a consciência daquele meu outro corpo, daquele mundo, veio para este corpo neste mundo.
    Ocorre que agora depois de uns dias (eu morri na madrugada de 19 para 20 de fevereiro), caiu minha ficha, tô sofrendo porque sei que deixei meus filhos órfãos lá, minha mãe deve estar sofrendo muito.
    Alguém tem uma história parecida?

  70. O pai do meu amigo faleceu no início dos anos ’90. O sepultamento foi no Cemitério de São João Batista. Na saída, havia uma multidão na porta de uma das capelas, com direito a câmeras. Fiquei curiosa. Qual foi a celebridade que morreu? Entrei na sala e dei uma olhada no falecido. Era Ítalo Rossi. Lamentei porque ele já era idoso e estava fora da TV fazia tempo. Imagina o susto quando eu vi o Ítalo Rossi fazendo o Seu Ladir ao lado de Miguel Falabella!

  71. Cara, como pode ser uma memória falsa em duas pessoas da mesma família, eu e meu irmão estávamos assistindo Dbz e foi interrompido pelo plantão de notícias sobre as torres gêmeas, só agora eu vi um vídeo falando desse efeito mandela e não acredito até agora

  72. Caramba, quantos casos! Então todos vcs vivem em uma simulação, kkkkkkkkk

  73. Ent todo mundo aqui vive em uma simulação

  74. Por um segundo achei que estava ficando louco.
    Mas tem muita gente com episodios similares aqui.
    Segue meu email se alguem quiser conversar mais sobre o assunto.
    humarra@hotmail.com

  75. Eu assistia DB nesse dia, lembro nitidamente, eu acordava por volta das 11:00, assistia DB, me arrumava e ia pra escola, estava tomando café e assistindo no sofá até o plantão começar, não se tinha falado nada sobre o ataque, e quando começou não parou mais. Não lembro o que acontecia no episódio, assistia todos os dias, mas lembro perfeitamente da cena quando a repórter entrou no ar. Minha tia chegou um pouco depois, e ao ficar sabendo do ocorrido, não deixou eu ir pro colégio.
    Eu não lembrei disso após saber do efeito, eu sempre me lembrei do ocorrido toda vez q DB era citado na conversa, desde aquele dia. Conheci o efeito Mandela assistindo um vídeo “Realidades Paralelas … (Bashar)” muito interessante.
    O que me abismou foi a logo da Volkswagen, meu irmão é mecânico, e na época do carburador, ele era bom com os motores VW, então eu tive bastante contato com essa logo, e na minha lembrança, não tem um corte horizontal separando o V do W. Ó_Ò

  76. No dia do atentado terrorista (11 de Setembro) eu estava na escola, então eu nem sei o que estava passando na hora da TV. O que lembro daquele dia é que teve o intervalo de aula normal, quando voltamos do intervalo era a matéria de matemática que estávamos tendo mas a professora disse que aconteceu algo no mundo e a professora de história iria passar pra falar com a gente, deu uns cinco minutos, entrou a professora de história na sala e disse do atentado e que éramos pra guardar aquela data porque séria um dia que ia entrar pra história. Nunca deu tanta vontade de ir pra casa?, quanto aquele dia.

  77. Na igreja é o q mais acontece, muitos acreditam q existem versículos como.
    Deus escreve certo por linhas tortas.
    Deus é oniciente onipresente onipotente.
    Na presença de Deus a tristeza salta de alegria.
    Jesus ressuscitou Talita cume.
    O homem é a imagem e semelhança de Deus.
    Noé colocou de dois em dois animais na arca.

  78. Eu faço parte do grupo que ouviu na escola que Nelson Mandela havia morrido na prisão. Quando soube novamente da morte dele, entrei em parafuso pois me recordo nitidamente de ver minha professora de história contanto sobre a morte dele na cadeia.

  79. @Otoniel Oliveira Freitas : é verdade, e uns dizem que até já leram. Tem outros como: “Não cai uma folha de uma árvores, se Deus não permitir”, “Deus odeia o pecado, mas o ama o pecador”, “faça a tua parte que Eu (no caso, Deus) te ajudarei”. Eu tenho alguns episódios de dejavu, minha filha de 11 anos tbm já teve alguns dejavus, não os mesmos que os meus. Agora sobre o efeito mandela, já passei algumas vergonhas, de AFIRMAR determinadas coisas que não ocorreram.

  80. Eu passando dragon ball eu estava na sala assistindo e já era adulta tenho certeza.

  81. Estavs passando dragon ball eu estava na sala assistindo e já era adulta tenho certeza cortaram e após o ocorrido o desenho não continuou de onde parou, passou outros episódios diferentes.

  82. Vi em outro site, falando sobre esse fenômeno “efeito Mandela”, que a explicação é que alguns anos depois (não lembro com certeza agora, mas acredito que tenha sido por volda de 2005), lá nos primórdios da popularização da internet e dos “memes”, alguém criou esse meme fazendo uma montagem com o Kakaroto prestes a se transformar e sendo interrompido pela cinheta do plantão da Globo. Tinha a legenda: “Nunca vou perdoar o Usama Bin Landen por isso”. Muitas pessoas viram esse meme, e por isso têm tão vivo na memória. Falava também que o plantão ocorreu cedo, antes dos desenhos, e permaneceu durante toda a manhã, como dito aqui nessa matéria.

  83. Eu estava assistindo Dragon Ball no escritório com colega, e ainda lembrei do meu mano que era fã de dragon ball. Aí vieram as notícias aterradoras do ataque às torres gêmeas… primeiro uma, depois a outra.

  84. E quando vc lembra que uma pessoa te confessou algo, e pediu segredo? Aí depois de um tempo vc conversa com a pessoa e ela diz que nunca te contou aquilo? Já aconteceu com alguém? kkkk

  85. qualquer montagem falsa na internet todo mundo acredita. minha irmã tem uma memória falsa sobre mim dizendo que uma moça me paquerou no meu trampo e eu fiquei sem reação, mas isso não é verdade pois ela nem tava presente.

  86. Foi um choque saber que a estátua “O Pensador” não tema a mão fechada na testa, pra mim até nos desenhos animados e livros era retratada assim nos anos 80. Se houve algum efeito Mandela dimensional, deve rolar em ondas.

  87. acredito em todods, e tudo faz muito sentido, tmb pode ser informaç~ões desencontradas, e essa questao do Dragon ball Z pode ser q a globo tenha colocado em algumas regioes programaçoes diferentes…

  88. eu mesmo sempre achei q mandela ja tinha morrido, e quando ele morreu em 2013 minha vida mudou totalmente pra pior…
    mudei de sala na escola na época e tudo mudou na minha vida…

  89. Amigos, eu juro de pé junto que assisti à um filme de terror/suspense, lá por 2000…2001… Naquelas sessões da globo, corujão… O filme é sobre um serial Killer que matava crianças enterradas vivas, e tal… E uma família começa a ver os espíritos das crianças na casa, correndo pelo quintal, mas não conseguem se comunicar com eles, pois foram mortos e enterrados vivos, sempre que vão falar, cai terra pela boca… Enfim, eu já procurei esse filme igual a um louco, e não achei de jeito nenhum… Nem sei se isso existiu ou não…

  90. SObre dragon ball… Para onde moro: Acre… A programação passava com horário diferente se assistido na parabólica (via satélite)… logo, aqui eram por volta das 9:30… Então Para minha região é verdadeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *