Clara Savelli

Livros da Intrínseca para entrar no clima de fim de ano

27 / dezembro / 2019

Chegou a época mais feliz do ano, aquele momento em que quase conseguimos esquecer todos os problemas que enfrentamos nos últimos doze meses. Quase. Em tempos tão controversos e com tantas mazelas em nosso dia a dia, às vezes é difícil se deixar contagiar pelo clima festivo. Porém, como a própria elfa natalina em terra, sinto que é meu dever como propagadora do Natal e das esperanças de um novo ano tentar despertar um pouco essa sensação em cada um de vocês que por acaso caíram nesta coluna.

Como não sou mágica, nem Papai Noel, nem mesmo elfa de verdade, não vou conseguir cumprir essa missão sozinha. Portanto, vou pedir ajuda dos livros da Intrínseca para afastar o Grinch que porventura habite em você e para te convencer a dar uma chance às coisas boas que 2020 pode te trazer. Sendo assim, pegue seu bloquinho e sua caneta e anote essas dicas de livros maravilhosos que vão te fazer entrar no clima de fim de ano e acreditar na renovação.

 

1) O presente do meu grande amor

Um dos meus livros de Natal favorito. Ele ganhou esse título porque é uma coletânea de doze contos sobre essa época mágica, e cada história tem sua particularidade, o que torna esse livro algo muito especial. Ele é organizado pela perfeita Stephanie Perkins, autora de Isla e o final feliz, e tem a contribuição de muitos autores incríveis, como Jenny Han e Rainbow Rowell. Retratando Natais muito diferentes entre si, com personagens diversos e que geram muita empatia e identificação, o livro é a pedida perfeita até para os Grinchs de plantão. Com certeza as histórias vão deixar seu coração bem quentinho!

 

2) Aconteceu naquele verão

Esse livro tem a mesma vibe do anterior: é também uma coletânea de contos, também organizada pela Stephanie Perkins. A diferença é que, em vez de focar no Natal e no Ano-novo, são as férias de verão o pano de fundo das histórias. É verdade que, para nós aqui no Brasil, as duas datas se entrelaçam. No livro, no entanto, as férias de verão são no meio do ano, em junho/julho/agosto. Ainda que o livro apresente alguns detalhes que não se adéquam à nossa realidade (por exemplo, comemorações de 4 de julho, Dia da Independência nos Estados Unidos), o clima de sol, férias e muito calor gera bastante identificação com nossa realidade. São contos de todos os gêneros e para todos os gostos. Uma excelente opção para acompanhar um dia na praia ou na piscina.

 

3) Ângela e o menino Jesus

Achei esse livro sem querer, uma vez que ele apareceu para mim em uma lista de títulos em promoção na Amazon. Fiquei completamente encantada, pois amo livros infantis e amo histórias natalinas. Comprei na hora e amei essa decisão, ainda que um pouco impulsiva. Ângela e o Menino Jesus é um livro infantil, mas atinge em cheio o coração dos adultos. É uma fábula natalina, permeada pela magia da infância e dessa época do ano, mas trazendo lições importantes. No enredo, Ângela fica com pena do Menino Jesus quando o vê na igreja de sua cidadezinha. Ainda que a menina não tenha autorização para chegar perto do bebê, ela traça um plano megalomaníaco para ajudar a estátua. Com lindas ilustrações e fomentador de uma perfeita alegria natalina, é um livro lindo para ser lido na companhia daqueles que amamos. A adaptação animada do livro chegou à Netflix este ano com o título O Natal de Ângela.

 

4) A última festa

Quer uma cota de macabrice, @? Pois nós temos. A última festa apresenta melhores amigos que vão passar o feriado de Ano-novo juntos. Os planos são bons drinques, música e conversas sobre o passado. Todavia, esse fim de ano pode ser uma péssima ideia. Especialmente para um deles, que acaba sendo assassinado. Para piorar, estão todos isolados na casa que alugaram por conta de uma forte nevasca e ninguém pode sair – nem o assassino, que pode ser qualquer um deles. Digno de um romance de Agatha Christie, A última festa ainda não chegou às livrarias (é lançamento exclusivo do clube intrínsecos). O que você está esperando para assinar o clube e receber histórias incríveis como essa em casa? ?

 

5) Esqueceram de mim

Quem não conhece a história do menino que foi esquecido em casa pela família durante o Natal? A série de filmes de Esqueceram de Mim fez parte da nossa infância (pelo menos da minha, que não sou tão novinha quanto pareço), e a Intrínseca escolheu eternizá-la e transformá-la em um dos clássicos da Coleção Pipoquinha. A história de Kevin McCallister agora pode também ser lida e adorada pelas crianças da nova geração, que talvez nunca tenham ouvido falar do filme. Com uma edição impecável, desenhos incríveis e um toque de nostalgia, o livro promete resgatar a doçura das infâncias passadas e apresentar um clássico para as crianças de hoje.

 

Bônus: As Férias da Minha Vida

Vocês pensaram que eu não ia falar do meu livro hoje? As férias da minha vida é um livro perfeito para o verão, e eu poderia fazer um post inteiro enumerando todas as razões. Em linhas gerais, ele conta a história de três amigas que vão passar as férias de verão em um resort no caribe. Essa frase já deve ser suficiente para explicar as conexões entre o livro e esse período do ano, mas prometo que tem muito mais. Apesar de leve e divertido, o livro também trata de temas importantes, como empoderamento, assédio e sororidade.

Comentários

Uma resposta para “Livros da Intrínseca para entrar no clima de fim de ano

  1. Eu li A última festa, é um romance policial estilo “quarto fechado”, ou seja, o culpado não é de fora, está entre aquele grupo de personagens. Gostei muito! A narrativa é feita de vários pontos de vista, não conseguia largar! Amo a Intrínsecos <3 Acabo de receber o de janeiro, amei tudo, vcs são demais <3 Feliz 2020 pra nós, com leituras top como as da Intrínseca <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *