Notícias

Mariana Enriquez vence Premio Herralde de Novela 2019

5 / novembro / 2019

A argentina Mariana Enriquez, autora de As coisas que perdemos no fogo e Este é o mar, é a vencedora da 37ª edição do Premio Herralde de Novela 2019 – uma das mais importantes premiações de língua espanhola do mundo –, com Nuestra parte de noche.

Inscrito no prêmio como Mi estrela oscura, sob o pseudônimo de Paula Ledesma, o livro concorreu com mais de 650 originais, sendo seis finalistas. Com a distinção, Mariana se torna a primeira mulher argentina a vencer o Herralde, reconhecimento concedido a outros três autores do país: Alan Pauls (2003), Martín Kohan (2007) e Martín Caparrós (2011). Nuestra parte de noche será lançado na primeira semana de dezembro. No Brasil, será publicado pela Intrínseca em data a ser definida.

 

“É um orgulho ganhar esse prêmio com um livro que me custou bastante escrever”, disse Enriquez ao jornal Página/12. “Muitos dos meus livros favoritos ganharam o Herralde e me dá um misto de pudor e alegria estar acompanhada por Os detetives selvagens e O passado.”

 

Nuestra parte de noche conta a história da travessia de um pai e um filho de Buenos Aires às Cataratas de Iguaçu nos últimos anos da ditadura argentina. O pai tenta proteger seu filho do destino de se converter em médium de uma sociedade secreta que busca a vida eterna por meio de perigosos e obscuros rituais. Membro do júri do Premio Herralde, o autor mexicano Juan Pablo Villalobos afirma que Nuestra parte de noche dá continuidade à “uma tradição que poderíamos denominar como ´A Grande Novela Latinoamericana´, pertencendo a uma estirpe de obras tão distintas, mas igualmente ambiciosas e imensas, como O jogo da amarelinhaCem anos de solidão ou 2666″.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *