Notícias

Saiba como escolhemos o título do novo livro de Jojo Moyes

8 / agosto / 2019

Novo romance da autora de Como eu era antes de você terá lançamento mundial no clube intrínsecos

Qualquer pessoa que já escreveu uma redação, criou um blog, preparou um artigo ou até mesmo inventou um grupo de WhatsApp certamente se deparou com o dilema: que nome devo dar? Não basta que o conteúdo seja o máximo, o título precisa ser bom.

A necessidade de dar títulos às obras tem registros datados de alguns milênios atrás, na época da antiguidade greco-romana, quando havia competições de atos dramáticos. Mas saber que os gregos há dois mil anos já se debatiam com “que nome eu dou para isso?” não vai deixar ninguém mais feliz ou criativo por aqui.

E enfim estamos nós, Brasil de 2019, sentados em cadeiras de praia no hall da editora (sim, isso mesmo que você leu), pensando “que nome vamos dar para isso daqui?”, mais nervosos que felizes. O “isso daqui” da vez é o novo livro da Jojo Moyes. Um importantíssimo isso daqui.

O título original é lindo: The Giver of Stars. Importado de um poema citado no livro, em inglês carrega toda a metáfora e a simbologia da mensagem que o livro quer passar. Mas não podemos simplesmente traduzir. A expressão em português não soa tão bem, a imagem criada pela autora se perde um pouco, além de esbarrarmos na necessidade de designação de gênero.

Avaliamos as possibilidades cientes de que a autora e os editores dela vão querer aprovar o título que criarmos. Que baita responsabilidade!

Papel e caneta na mão, listas de ideias malucas para lá, títulos feiosos para cá, meia dúzia de bons insights aqui, algumas palavras-chave anotadas, dezenas de possibilidades cogitadas e descartadas durante todo o processo.

Algum tempo depois, duas palavras. Caminho e liberdade. Caminho para simbolizar as rotas de entregas de livros que as protagonistas seguem com uma espécie de biblioteca itinerante e também a jornada delas em busca da própria voz num mundo conservador, dominado por homens. E liberdade, essa palavra tão forte, representando a luta das personagens no livro. Liberdade de ser e fazer o que se quiser, a liberdade que o conhecimento proporciona. Um caminho para a liberdade.

Literal e metafórico, forte e poético, como o original.

Não é fácil dar nome às coisas, muito menos a uma obra que não é nossa, mas, com toda a coragem e confiança, enviamos nosso título a Jojo Moyes e sua equipe, que aprovaram. E é uma imensa alegria poder fazer parte, mesmo que de forma discreta, de uma obra de tema atemporal, que fala da força da união das mulheres e do poder que a leitura e o conhecimento têm de transformar vidas.

Um caminho para a liberdade foi publicado pela primeira vez no mundo no clube intrínsecos, e chegou para os assinantes com um livro-presente extra em formato diferente, uma revista de apoio, marcador e brinde. O novo romance da autora de Como eu era antes de você faz parte das comemorações do primeiro aniversário do clube de assinatura da Intrínseca. Conheça o intrínsecos.

 


Saiba mais sobre os livros

Comentários

2 Respostas para “Saiba como escolhemos o título do novo livro de Jojo Moyes

  1. Ai meu santo creme hidratante!!! Não vejo à hora de poder ler!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *