Notícias

Sangue e tripas: conheça os detalhes do livro Medicina dos horrores

2 / agosto / 2019

O século XIX foi um momento de grandes transformações para a história da humanidade, e o campo da medicina não ficou de fora. Foi essa a época, por exemplo, em que a prática cirúrgica passou por uma extraordinária evolução: sem anestesia, nenhum cuidado com a higienização dos instrumentos e vistas como último recurso em qualquer tratamento médico, as cirurgias eram verdadeiros shows de horrores, em que as chances de morrer eram vertiginosamente maiores do que as de cura. O cirurgião, por sua vez, era comumente visto como um trabalhador braçal, como um chaveiro ou um bombeiro hidráulico hoje em dia.

Neste ambiente pouco favorável, surge a figura de Joseph Lister, jovem cirurgião que foi o primeiro a aplicar na medicina os conceitos da teoria dos germes, postulada por Pasteur. Começava aí uma revolução.

Além de ter mudado o curso da história ao desvendar o enigma mortal que assolava os anfiteatros operatórios, Lister inspirou a criação de produtos de higiene pessoal, desenhou e patenteou vários instrumentos cirúrgicos e criou o método antisséptico.

No entanto, assim como os invisíveis microrganismos evidenciados pelo visionário médico, a importância de Lister pode passar despercebida pelo público em geral. Mas não se engane, ele está mais perto do que imagina: já ouviu falar em Listerine?

Essa fascinante e sangrenta história agora é contada por Lindsey Fitzharris, doutora em história da ciência, no livro Medicina dos horrores. Em uma edição tão cuidadosa como a prática médica de Lister, encontramos acabamento em capa dura, guarda estampada, fitilho de cetim vermelho e pintura trilateral preta. Um item imperdível na estante de quem se interessa por curiosidades bizarras e extraordinários triunfos.

Confira um trecho do livro agora!

Tags , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *