Listas

Três mitos sobre o sono desmentidos em “Por que nós dormimos”

21 / novembro / 2018

As principais descobertas científicas sobre o sono e o sonho são mais recentes que imaginamos. Em Por que nós dormimoso neurocientista Matthew Walker desvenda alguns desses segredos e mistérios de forma fascinante e acessível em um estudo revolucionário.

Confira uma lista com os três principais mitos sobre o assunto:

MITO 1 – Você pode se tornar uma pessoa da manhã

Quantas vezes você leu que, para se tornar uma pessoa vitoriosa, deveria trocar seus horários e passar a se levantar às 4h30 da manhã?

No entanto, a verdade é bem mais complexa. Há inúmeros fatores que determinam nosso relógio biológico, como a luz solar e a genética.

Embora a maioria das pessoas seja capaz de regular seu relógio biológico em algum grau (se você quiser se sentir desperto mais cedo, tome sol pela manhã), pesquisas indicam que há um limite para o quanto ele pode ser alterado. E, para alguns de nós, tornar-se uma pessoa da manhã (ou tentar ser mais ativo durante a noite) é basicamente impossível.

 

MITO 2 – Você pode dormir menos de 7 horas por noite

Se você precisa de uma xícara de café para se sentir acordado pela manhã, você não dormiu o suficiente.

De maneira geral, precisamos de 7 a 9 horas diárias de sono. São poucas as pessoas que, por razões biológicas, precisam de mais ou menos do que isso. E estatisticamente é bem provável que você não seja uma delas.

Costumamos acreditar no mito de que é possível viver bem dormindo menos. E, depois de alguns dias ou semanas com 5 a 6 horas de sono, você pode até achar que  seu corpo está se adaptando. No entanto, testes comprovam que isso não acontece e que a diminuição de horas de sono afeta sua  saúde.

 

MITO 3 – Algumas pessoas não sonham

Você pode não se lembrar dos seus sonhos, mas definitivamente você sonha.

Todos nós sonhamos em algum (ou alguns) estágios do sono. Ao sonhar, processamos as emoções e experiências que vivenciamos durante o dia. Sonhar é um mecanismo importante para nosso equilíbrio emocional, para a saúde mental e também está conectado à solução de problemas e à criatividade.

Podemos ainda não saber o que acontece enquanto sonhamos, mas sonhar é uma das características que nos torna humanos — como o sono.

Tags , , , , , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *