Listas

12 filmes inesquecíveis dos anos 80 e 90

24 / outubro / 2018

Os anos 80 e 90 foram a época de ouro dos filmes que se tornaram clássicos jovens. Essas produções conseguiram ultrapassar as barreiras do tempo e da tecnologia, fazendo parte do dia a dia dos espectadores mesmo 30 anos após seus lançamentos oficiais. Pensando nisso, criamos uma lista com os 12 filmes inesquecíveis das duas décadas que, junto a E.T: O Extraterrestre, De Volta para o Futuro e Esqueceram de Mim, renderiam lindos livros ilustrados da Coleção Pipoquinha.

 

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Um dia antes da formatura, Ferris Bueller liga para escola e diz que  não poderá ir à aula porque está doente, mas a verdade é que ele tem grandes planos para curtir com sua namorada, seu melhor amigo e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo, ele precisa escapar do diretor do colégio e de sua irmã.

 

Os Caça-Fantasmas (1984)

Três cientistas, Dr. Egon, Dr. Ray e Dr. Peter, são demitidos de uma universidade de Nova York e decidem se tornar caçadores de fantasmas. Eles saem explorando mansões mal-assombradas e atividades suspeitas no metrô para combater forças sobrenaturais usando alta tecnologia. Um dia, se deparam com uma porta de entrada para outra dimensão que lançará o mal sobre Nova York e precisam salvar a cidade da destruição total.

 

Karate Kid – A Hora da Verdade (1984)

Daniel Larusso e sua mãe se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills, uma garota atraente que gosta dele. A situação de Daniel parece boa, até que o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence, e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

 

A Lagoa Azul (1980)

Duas crianças e o velho cozinheiro de navio sobrevivem a um naufrágio e vão parar em uma ilha deserta no Oceano Pacífico. Pouco tempo depois, o cozinheiro morre, deixando o menino Richard e a menina Emmeline entregues à própria sorte.

 

Os Goonies (1985)

Um grupo de amigos encontra um misterioso mapa do tesouro e começa a seguir as pistas, entrando num fabuloso mundo subterrâneo de passagens secretas, perigosas armadilhas e um antigo galeão pirata que esconde moedas de ouro.

 

Operação Cupido (1998)

As gêmeas Hallie e Annie foram separadas ainda pequenas. Uma ficou com a mãe, Elizabeth, e outra com o pai, Nicholas. Um dia, quando as duas se encontram em um acampamento de verão e se dão conta do parentesco até então desconhecido, elas decidem trocar de lugar na volta para casa e elaborar um plano para que o casal possa se reconciliar. A primeira missão, contudo, será deter uma interesseira que tenta conquistar o pai.

 

Abracadabra (1993)

Após se mudar para Salem, Massachusetts, o adolescente Max Dennison explora uma casa abandonada com sua irmã Dani e sua nova amiga Allison. Depois de não acreditar em uma história que Allison conta, Max acidentalmente liberta um grupo de bruxas más que morava na casa. Agora, com a ajuda de um gato mágico, as crianças devem roubar o livro de magias das bruxas para impedi-las de se tornarem imortais.

 

Jumanji (1995)

Alan Parrish desapareceu quando era menino e ninguém acreditou quando seu amigo contou que ele foi sugado por um jogo. Vinte e seis anos depois, duas crianças acham o jogo no sótão e acabam acidentalmente libertando Alan. Contudo, a única forma de libertá-lo de verdade é terminando o jogo, e eles enfrentarão inúmeros perigos na tentativa de cumprir essa missão. 

 

Meu Primeiro Amor (1991)

Vada Sultenfuss, uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu no parto e seu pai, Harry Sultenfuss, é um agente funerário que não lhe dá muita atenção. Vada é apaixonada pelo professor de inglês, e é muito amiga de Thomas J. Sennett, um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata a maquiadora Shelly DeVoto para trabalhar com eles preparando os funerais,  ele acaba se apaixonando. Vada, então, se sente rejeitada e quer fazer de tudo para separá-los.

 

Matilda (1996)

Matilda Wormwood é uma criança brilhante de apenas seis anos, mas seus pais são grosseiros e ignorantes. Ambos ignoram a filha, a ponto de se esquecerem de matriculá-la na escola. Matilda vive em casa ou na livraria sempre grudada a algum livro. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, Matilda descobre que possui poderes mágicos e é logo em seguida enviada à escola, então descobre que seus talentos especiais serão necessários para proteger os amigos e a amável professora da malvada diretora.

 

Riquinho (1994)

Riquinho Rico é o menino mais rico do mundo, mas não tem muitos amigos. Quando seus pais desaparecem após o avião deles cair, ele suspeita que um executivo das Indústrias Rico seja o responsável por este “acidente”, já que planeja assumir o controle de todas as empresas da família. Com a ajuda de seu fiel mordomo e de alguns amigos que faz na vizinhança, Riquinho tem um plano para combater o maléfico esquema do executivo e salvar seus pais.

 

A Família Addams (1991)

Os Addams são uma família bastante peculiar que parece saída de um filme de terror. Quando um homem dizendo ser Funério, o irmão desaparecido de Gomez Addams, chega à casa deles, todos ficam felizes. No entanto, Mortícia começa a suspeitar de que aquilo seja uma fraude, já que o suporto irmão não consegue se lembrar de detalhes da sua vida. Com a ajuda do advogado Tully Alford, Funério consegue fazer com que o clã Addams seja despejado da casa, e Gomez percebe que há uma conspiração para roubar a fortuna de sua família.

 

E aí, quantos dessa lista você já assistiu? ?


Saiba mais sobre os livros

Comentários

10 Respostas para “12 filmes inesquecíveis dos anos 80 e 90

  1. Assisti praticamente todos esses filmes e adorava, assistia por várias vezes

  2. Nasce uma Estrela (Barbra Streisand e Kris Kristoferson)

  3. Os Fantasmas se divertem. Edward mãos de tesoura, Convenção das Bruxas.

  4. 6, 7, 9, 10 e 11, não concordo.
    Existem muitos outros filmes mais legais e interessantes que estes. Mas gosto é gosto não é mesmo?! Cada um tem o seu.
    Na minha lista tem clássicos como Quero Ser Grande, Um Tira da Pesada (trilogia), Máquina Mortífera (e suas sequências), Duro de Matar (e suas sequências), Olha Quem Está Falando (e suas sequências), Querida Encolhi as Crianças (e suas sequências), Um Príncipe em Nova York, Débi & Loide – Dois Idiotas em Apuros, Namorada de Aluguel, Três Solteirões e Um Bebê, A Malandrinha, Apertem os Cintos o Piloto Sumiu, Loucademia de Polícia (e suas sequências), Corra Que a Polícia Vem Aí, Férias Frustradas, Curso de Verão, Top Gang – Ases Muito Loucos, Gremlins, Flashdance, – Em Ritmo de Embalo, Footloose, Dirty Dancing – Ritmo Quente, La Bamba, Benji, Beethoven – O Magnífico, Superman, Indiana Jones (Trilogia), Rocky (e suas sequências), Rambo (e suas sequências), Top Gun – Ases Indomáveis, Cocktail, Seven – Os Sete Pecados Capitais, Ghost – Do Outro Lado da Vida, Tudo Por Amor, Negócio Arriscado, Garotos Perdidos, Jurassic Park, O Esterminador do Futuro (e suas sequências), A Hora dp Pesadelo (e suas sequências), Sexta-feira 13 (e suas sequências), Mulher Nota Mil, Splash- Uma Sereia em Minha Vida, Uma Linda Mulher, O Pai da Noiva, 10 Coisas Que Eu Odeio em Você, Elvira – A Rainha das Trevas, O Massacre no Bairro Japonês, O Poderoso Chefão, entre outros.

  5. Eu gosto de todos citados nos comentários e na lista do post então pra mim iriam faltar muitos mais, afinal eu sou do tempo em que os filmes precisavam mais do que explosões e efeitos especiais para serem considerados bons.
    Lista muito boa e comentários feitos por pessoas que realmente entendem de filmes bons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *