Listas

8 curiosidades sobre a ida do homem à Lua

15 / outubro / 2018

Em dia 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 transformava em realidade um dos maiores sonhos da humanidade: chegar à Lua. Com Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins a bordo, a nave decolou do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, e pousou com sucesso em solo lunar após 4 dias de viagem, revolucionando a relação entre o homem e o espaço. Confira 8 curiosidades sobre a missão espacial mais famosa de todos os tempos:

 

1. A tripulação ficou apenas 21 horas em solo lunar

A missão completa durou 8 dias, desde o lançamento no dia 16 de julho de 1969 até o retorno à Terra em 24 de julho, quando a nave caiu em segurança no oceano Pacífico. Na Lua, os astronautas permaneceram das 16h48 do dia 20 de julho às 13h54 do dia 21.

 

2. Ao voltarem, os astronautas ficaram em quarentena por 3 semanas

Por ser um ambiente desconhecido, temia-se que as roupas, os equipamentos e os próprios astronautas pudessem trazer consigo micro-organismos extraterrestres após a missão lunar. O hábito de colocar os astronautas em quarentena, contudo, foi mantido somente até a Apollo 12, em novembro do mesmo ano, pois concluiu-se que a Lua não trazia riscos à vida na Terra.

 

3. “Buzz” Aldrin Lightyear 

O personagem Buzz Lightyear, famoso boneco astronauta do filme Toy Story, foi batizado em homenagem ao astronauta Edwin Eugene “Buzz” Aldrin Jr., o segundo homem a pisar na Lua, que mudou seu nome legalmente para Buzz em 1988.

 

4. Os astronautas trouxeram 27 quilos de material lunar para a Terra

As amostras foram distribuídas em cerca de 150 centros de pesquisas ao redor do mundo. Elas ajudaram os cientistas a entenderem melhor o espaço, a formação dos planetas e a própria Lua.

 

5. A memória RAM da nave era de 2kb

Embora hoje em dia tenhamos celulares com memória RAM de 3GB (o equivalente a 3.000.000kb), os computadores que levaram o homem à Lua tinham apenas 2kb de memória, capacidade menor que a de uma calculadora de papelaria.

 

6. Dos três astronautas a bordo da nave, apenas dois pisaram no solo lunar

A tripulação da missão Apolo 11 era composta por Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, mas só Neil e Buzz caminharam, de fato, na Lua. Michael foi o piloto do módulo de comando e também o desenhista da insígnia da missão – uma águia, símbolo dos Estados Unidos, pousando na Lua com um ramo de oliveira.

 

7. A Apollo 11 não foi a primeira missão tripulada do programa Apollo

Apesar de ter sido a primeira missão a alcançar com sucesso o objetivo de pousar na superfície lunar, a Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do programa Apollo.

 

  • Na Apollo 1, um incêndio durante o treinamento do lançamento, em 27 de janeiro de 1967, matou os três astronautas a bordo. Não é considerada uma das missões tripuladas, porém foi fundamental para o Programa.
  • A Apollo 7, primeira missão tripulada após a tragédia na Apollo 1, foi responsável por orbitar a Terra para testar os sistemas de suporte à vida e de controle e propulsão da nave.
  • A Apollo 8, por sua vez, teve como objetivo orbitar a Lua. Embora não tenham pousado em solo lunar, os três astronautas a bordo foram os primeiros a abandonar a órbita terrestre.
  • A missão Apollo 9 teve como objetivo testar na órbita da Terra o equipamento que seria utilizado para pousar na Lua. Durou 10 dias.
  • A Apollo 10 foi enviada para testar o Módulo Lunar em órbita na Lua. Apesar de não ter pousado no satélite natural terrestre, chegaram a sobrevoar sua superfície a 15 quilômetros de altura. Foi uma missão muito importante, pois garantiu o sucesso da missão seguinte.

 

8. Os astronautas deixaram uma mensagem na Lua 

Além da bandeira norte-americana, Neil Armstrong e Buzz Aldrin colocaram no solo lunar uma placa assinada por eles mesmos, pelo terceiro astronauta da missão, Michael Collins, e pelo então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, com a mensagem: “Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade.”


Saiba mais sobre os livros

Comentários

17 Respostas para “8 curiosidades sobre a ida do homem à Lua

  1. Foi o maior feito do homem na história da humanidade. Lembro perfeitamente do astronauta Neil Armstrong pisando no solo lunar, pois eu tinha 18 anos na época. Num futuro não muito distante com certeza a humanidade vai ter o privilégio de ver o homem à exemplo de Armstrong pisar no planeta Marte.É esperar pra ver.
    Com a ajuda e as bênçãos de DEUS, tudo é possível.

  2. Tudo mentira…uma grande jogada americana no campo do capitalismo

  3. Se o homem pisou em sólo lunar tripulando uma nave com a tecnologia de 1969, com o avanço tecnológico até 2018, já era pra ter táxi lunar levando semanalmente turístas à lua. Só quem não tem raciocínio lógico acredita nessa farça.

  4. Oi, Jessica!

    “O primeiro homem” foi escrito por James R. Hansen

  5. Se nem os soviéticos duvidaram realmente da vitória espacial americana sobre a Lua, não será nós, meros mortais, que vamos duvidar né galera.

  6. Foi tudo verdade mas alguns filmes inventaram algumas outras formas de ver essa histórica

  7. Esses “sabidos” que não acreditam, na certa acreditam que a Terra é plana! KKKKKKKK
    Eu vi na minha TV em branco e preto, e espero que eu possa ver o pouso em Marte.

  8. Na época eu tinha 11 anos, foi um dia histórico, acompanhei na TV preto e branco na casa da minha professora, Piquiri Pr Distrito de Cascavel, aquilo ficou gravado em minha memória infantil!

  9. O homem jamais pisou na lua. E jamais pisará vai tomar no cu

  10. Quero muito ter certeza de que isso realmente aconteceu, estou com 28 anos e até agora nao consegui entender, se eles realmente colocaram uma bandeira americana na lua, queria saber qual a localização dela pra poder enchergar com meus próprios olhos com um telescópio pra ter a certeza de que o que nos contaram e verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *