Listas

Quatro organizações do novo poder e por que elas estão mudando o mundo

14 / setembro / 2018

 

Henry Timms e Jeremy Heimans apresentam em seu novo livro o que está por trás dos maiores casos de sucesso dos últimos tempos: o novo poder.

Hierárquico, fechado e inacessível, o velho poder funciona como um download: é baixar e guardar. É muito visto em organizações tradicionais de empresas e governos. O novo poder, por outro lado, é aberto, colaborativo e horizontal. É como fazer o upload e distribuir. O objetivo não é acumular, mas canalizar.

Você pode até estar se perguntando se esse tal de novo poder funciona mesmo, mas saiba que grandes empreendimentos atuais o utilizam, e apostamos que você conhece pelo menos um dos exemplos. Confira aqui quatro movimentos ou organizações do novo poder que estão moldando o século XXI:

 

1. O Desafio do balde de gelo

O desafio que viralizou em 2014 consistia em jogar um balde de água gelada sobre a própria cabeça e desafiar três amigos a fazer o mesmo. Quem não aceitasse era aconselhado a fazer uma doação para o fundo de pesquisa de Esclerose Lateral Amiotrófica. O fenômeno arrecadou mais 115 milhões de dólares para a causa durante o verão. Esse sucesso astronômico se deve a alguns fatores: ele permitia, por exemplo, que você interagisse dentro de uma comunidade que compartilha dos mesmos valores que você, desde pessoas comuns até celebridades e políticos. Além disso, você podia customizar a ideia, como Lady Gaga, que jogou o balde vestida com uma roupa de couro, e LeBron James, que aparece de cueca no convés de um iate no vídeo do desafio.

 

2. Wikipédia

Você já deve ter acessado a maior enciclopédia on-line do mundo, seja para procurar referência para algum trabalho ou para saber mais sobre um novo artista que surgiu. O projeto colaborativo fornece um conteúdo livre, verificável, que todos podem editar e melhorar a qualquer momento. Os colaboradores da plataforma, ou seja, quem edita as informações, são voluntários e não possuem um líder representante. Os visitantes também são estimulados a debater para que possam sempre melhorar o conteúdo da Wikipédia. É por isso que o site se mantém uma referência de abertura e democratização. 

 

3. O movimento #MeToo

O produtor de cinema Harvey Weinstein era o deus de Hollywood: ele tinha o poder de deslanchar ou acabar com a carreira de quem desejasse, e por isso seus constantes assédios continuavam sendo enterrados e perdoados pela indústria. O sistema fechado e hierárquico que o sustentava é um claro exemplo do velho poder, mas sua queda nos diz muito sobre como o novo poder funciona e por que ele é importante. Quando denúncias contra o produtor surgiram em 2017, a hashtag #MeToo explodiu com depoimentos de outras mulheres que passaram pela mesma situação, fosse com Harvey Weinstein ou com outros colegas de trabalho. Cada denúncia do movimento #MeToo aumentava a força da corrente, que inundou as redes sociais e logo a imprensa tradicional. Cada ato individual de coragem foi, na verdade, realizado por muitas. Graças ao movimento, Weinstein foi retirado de sua própria companhia e expulso da Academia responsável pelo Oscar.

 

 4. Airbnb

 

O Airbnb é um serviço on-line comunitário de hospedagem pioneiro no modelo do novo poder. Incentivando a colaboração e a auto-organização, a empresa promove a transparência e a confiança como normas centrais da comunidade sem destruir a individualidade dos anfitriões. Porém, é comum que empresas como essa cresçam rapidamente sem se importar com questões jurídicas e sejam chamadas de killer companies (“empresas matadoras”), pois almejam exterminar ramos inteiros de negócios – no caso do Airbnb, o de hotéis. A empresa continua crescendo em várias regiões do mundo, mas enfrenta alguns desafios impostos pelas agências reguladoras e pressão de investidores. Isso nos deixa com uma dúvida: será que o Airbnb manterá os valores do novo poder ou gravitará para o velho poder?

 

Leia um trecho de O novo poder

 

 


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *