Listas

5 coisas bizarras que você não sabia sobre a Primeira Guerra Mundial

29 / março / 2023

Você curte curiosidades históricas e… macabras? Selecionamos 5 curiosidades bizarras que você — provavelmente — não sabia sobre um dos principais marcos do século XX, a Primeira Guerra Mundial:

#1 Cocaína era usada como anestesia

A anestesia era pouco compreendida na época da Primeira Guerra Mundial. A cocaína era um anestésico dentário comumente usado, e o clorofórmio, que induzia a alucinação, rendia muitas risadas e trocas espirituosas entre os homens nos leitos das enfermarias.

#2 Teve a participação de Marie Curie

Primeira mulher a receber o Nobel, Marie Curie criou um equipamento de raio X portátil que poderia ser levado até o campo de batalha. Junto com a filha, a cientista também montou clínicas e ajudou a treinar mulheres como técnicas de radiologia.

#3 As máscaras bizarras foram criadas

O uso de armas químicas estimulou o desenvolvimento das máscaras de gás estranhas e amedrontadoras que se tornaram emblemáticas da Primeira Guerra Mundial.

#4 E as baionetas foram banidas

Nada era mais temido do que a baioneta alemã, que arrancava as entranhas dos soldados, causando uma morte lenta e agonizante. As baionetas eram tão detestadas que os exércitos francês e britânico torturavam e executavam qualquer inimigo que a utilizasse. Em 1917, a arma foi proibida. 

#5 Muitos soldados morriam ao serem socorridos

Soldados com lesões faciais sufocavam após serem colocados de costas nas macas. Sangue e muco bloqueavam as vias aéreas, ou a língua escorregava pela garganta, sufocando-os.

Somente mais tarde foi emitida uma recomendação oficial de que os soldados com lesões faciais fossem carregados de bruços, com a cabeça pendurada na extremidade da maca. 

Curtiu? Conheça essas e outras curiosidades sobre a Primeira Guerra Mundial em O restaurador de rostos, um livro que narra a aterrorizante batalha de um cirurgião para recuperar soldados desfigurados.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *