Listas

5 dicas de vida de um dos maiores empreendedores do planeta

2 / agosto / 2018

Em um mundo com tanta informação, culturas corporativas, modos de agir e pessoas com as vivências mais diversas, é complicado se situar e saber como se portar. Ray Dalio, conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos”, é fundador da Bridgewater Associates, a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo. Desenvolvidos por ele ao longo de 40 anos, seus princípios de vida e de trabalho nortearam o caminho que o levou a se tornar um dos grandes investidores e empresários de nosso tempo.

Em uma edição luxuosa, com páginas coloridas e capa dura, o livro Princípios é imperdível. Diferente de todas as obras publicadas sobre o meio dos negócios, Princípios oferece ao leitor uma abordagem clara e direta, que pode ser aplicada por qualquer um, não importa qual seja o objetivo.

Inspirados pelas técnicas de Ray Dalio, criamos uma lista com cinco exemplos de princípios que podem ajudar você a ter uma vida pessoal muito melhor:

 

  1. Dor + Reflexão = Progresso

Acredite, você pode se considerar sortudo por experimentar momentos de dor se abordá-los da maneira certa: a dor é um sinal de que você precisa encontrar soluções para progredir. Ao desenvolvermos uma reflexão em relação à dor psíquica e meditarmos a respeito dela em vez de evitá-la, teremos como resposta rápida uma aprendizagem/evolução.

 

  1. Seja radicalmente transparente e tenha a mente aberta

Quanto mais mente aberta é o indivíduo, menos chances ele tem de cair no autoengano — e mais chances tem de receber feedbacks sinceros e aprender com eles. Por sua vez, a transparência radical, em vez da usual cautela, expõe a pessoa a críticas. Mas sem transparência radical também não há aprendizado.

 

  1. Identifique e não tolere os problemas

Todo problema que você encontra é uma oportunidade; por isso é essencial trazê-los para a superfície. A maioria das pessoas não gosta de fazer isso; no entanto, as pessoas bem-sucedidas sabem que é necessário.

 

  1. Simplifique!

Livre-se dos detalhes irrelevantes para deixar claro quais são os aspectos essenciais e as relações entre eles. Como diz o ditado, “qualquer tolo pode fazer algo de modo complexo. É preciso ser um gênio para simplificar”.

 

  1. Use princípios

Fazer uso de princípios é um modo de simplificar e ao mesmo tempo aprimorar seu processo decisório. O uso de princípios reduzirá enormemente o número de decisões a serem tomadas e o levará a tomá-las de modo muito mais eficiente.

 

Conheça mais sobre as dicas e técnicas de Ray Dalio no livro:

 

Tags , , , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

2 Respostas para “5 dicas de vida de um dos maiores empreendedores do planeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *