Listas

5 coisas que só poderiam acontecer na Rússia

14 / junho / 2018

Conturbada e complexa, a Rússia é um lugar no mínimo… peculiar. Boa parte das transformações do planeta tiveram participação dos russos, e a Copa do Mundo de 2018 será mais um desses momentos marcantes.

Em preparação a esse evento, separamos alguns dos mais incríveis acontecimentos do país:

– Uma princesa sobreviver à revolução (ou não)

Depois da revolução comunista em 1917, uma das principais lendas urbanas na União Soviética era que a princesa Anastasia Romanov havia sobrevivido à ascensão do Partido Comunista e seria a verdadeira sucessora do último tsar Russo.

Por anos, a avó de Anastasia entrevistou mulheres que afirmavam ser a princesa sobrevivente, mas nada foi confirmado. Até hoje, não se sabe se a princesa da melhor animação dos anos 90 (que não é da Disney) morreu ou não.

– A conquista do espaço

Quando falamos do espaço, sempre lembramos da NASA. Mas uma coisa que não é muito comentada é que a corrida espacial começou com uma derrota dos americanos, que só seria corrigida quando Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua. Por anos, o espaço era de domínio Russo, com uma tecnologia muito mais desenvolvida do que a dos inimigos.

Prova disso foi a cadela Laika, que se tornou em 1957 o primeiro ser vivo a sair da terra para as estrelas. Em 1961, foi a vez de Yuri Gagarin se tornar o primeiro humano no espaço.

Ilustração representando Gagarin e a cadelinha Laika

– Ficar preso em um hotel por 30 anos

Outra consequência da revolução soviética foi a caça aos aristocratas, vistos como um risco para o Partido Comunista. Com isso, os poucos sobreviventes tiveram que fugir às pressas do país ou encontrar formas de se manterem vivos.

Em Um cavalheiro em Moscou, Amor Towles imagina como seria a vida de um nobre russo preso em um hotel de luxo por 30 anos, enquanto o mundo se transforma ao seu redor. Leia um trecho.

– Meteoros. Muitos meteoros.

Pulando alguns anos no futuro, em 2013 um meteoro iluminou os até então desconhecidos céus da cidade de Cheliabinsk. O fenômeno foi amplamente divulgado por praticamente todos os moradores da cidade e as imagens dominaram a internet.

Bizarramente, não foi a única vez que algo do tipo aconteceu na Rússia. Em 1908, na desabitada região de Tunguska, uma explosão 1000 vezes maior do que a bomba nuclear de Hiroshima devastou uma área de 2150 quilômetros quadrados, sendo atribuída à queda de um meteoro na região.

– Um urso trabalhar em um estádio de futebol

Vamos ser sinceros: terceiras divisões de campeonatos de futebol não são interessantes nem no Brasil nem na Rússia. No entanto, meses antes do começo da Copa do Mundo, algo chamou a atenção para um jogo corriqueiro: um urso.

O animal foi levado por seu adestrador para entregar a bola da partida para o árbitro. É mais fácil mostrar do que explicar em texto:

Boatos dizem que o urso estará na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2018. Esperamos que não aconteçam imprevistos com um urso solto em um estádio de futebol.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *